Agenda do MIC.PT . Cursos . Arquivo (2017-2011)

Stefan Prins and Jaime Reis: masterclasses for composers . December 2017

December 16-22, 2017, Kyiv Contemporary Music Days

The masterclasses will be held by:

Stefan Prins (Belgium), the owner of Kunstpreis Berlin für Musik, the Belgian Musician of the Year, and a dozen of other awards, a Harvard graduate who also graduated in Antwerp, The Hague, as well as Brussels and the Polytechnic University of Barcelona, where they studied photonics.

Jaime Reis (Portugal), composer, professor in Superior School of Applied Arts (Esart), organizer of the festival Dias de Musica Electroacustica who has studied by Emmanuel Nunes and Karlheinz Stockhausen, a great friend of KCMD, who twice already conducted composition master classes in Kyiv.

Workshops at the EAW2017 - Synchresis Conference

November 13-17, 2017
DeCA - Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Portugal

The International Conference Electroacoustic Winds 2017: SYNCHRESIS – Audio Vision Tales is organized by the Center of Electroacoustic Research (CIME), the Institute for Ethnomusicology - Research Center for Music and Dance (INET-MD), Research Institute in Design, Media and Culture (ID+) and DigiMedia - Digital Media and Interaction (CIC.Digital).

This conference seeks to establish bridges between Music Creation, Design & Soundscapes and New Media.

Workshops:
Sound Particles . Nuno Fonseca, Polytechnic Institute of Leiria
Sing and Speak 4 Kids . David Sonnenschein, University of Southern California, San Diego
Musidesign: patterns in live performance . Lori Freedman, University of Concordia and Pierre Hebert, filmmaker, performer and visual artist
Audio Post-Production for Cinema . Nikola Medic, MA in Sound Design at National Film and Television School
Observation of the Environment and Construction of the Landscape (theoretical session and debate) . Carles Ameller and Dolors Tapias, University of Barcelona
The Bucket System - a computer mediated improvisation system by Palle Dahlstedt, Per Anders Nilsson, and Gino Robair . Per Anders Nilsson, University of Gothenburg

>>More Information

Electroacoustic Masterclasses // Kiev Contemporary Music Days

4 a 10 de Setembro, International Scientific Creative MANLAB.CAMP, Kiev, Ucrância
Prazo de inscrição até ao dia 7 de Agosto de 2017

 

Professores: Åke Parmerud (Suécia), Alla Zagaykevych (Ucrânia), Mehmet Can Özer (Turquía) e Jaime Reis (Portugal)


CHAMADA DE MÚSICOS
para encontro de IMPROVISADORES com
- EVAN PARKER e PEDRO REBELO -

7 a 16 de Julho, Jardins Efémeros, Viseu
Prazo de inscrição até ao dia 15 de Junho

Fotografia de Paula Magalhães

Prazo de inscrição até ao dia 15 de Junho.
Convidamos músicos improvisadores a integrarem um encontro de criação liderado por Evan Parker sob um conceito de Pedro Rebelo, que tem como objectivo explorar a relação entre o espaço e a improvisação.
Durante dois dias de performance, improvisação e gravação em espaços espalhados pela cidade de Viseu, Evan Parker conduzirá um grupo de improvisadores através de estratégias de grupo que estruturam o tempo e o espaço. A ocupação de espaços menos comuns à performance musical influenciará a experiência na criação musical. No final deste processo haverá um debate público com todos os participantes, moderado por Franziska Schroeder, assente na improvisação como prática criativa.
Aos músicos improvisadores interessados em descobrir connosco novos espaços através da música improvisada, pedimos que nos enviem a vossa manifestação de interesse, acompanhada por projectos prévios com gravações áudio e/ou vídeo.
O texto deve ter no máximo 300 palavras e a data limite de candidaturas é no dia 15 de Junho para ritaalmeida.jardinsefemeros@gmail.com.

"Workshop Impro'Voices Orchestra" por Luís Bragança Gil no "MÚSICA NA FÁBRICA"

1 de Julho 10h00-13h00, 2017, Fábrica L, LX Factory, Lisboa
2 de Julho 12h00-16h00, 2017, Fábrica L, LX Factory, Lisboa

Luís Bragança Gil, orientação

Público alvo e Critérios:
Cantores e coralistas com alguma experiência na área do Jazz Vocal e/ou Improvisação, assim como outros cantores com um percurso dentro da tradição do (bel) canto que queiram ousar novas dimensões da sua voz e linguagem musical.

O QUE É?
O conceito Orquestra de Vozes difere em muito do que caracteriza um coro. Enquanto neste as vozes devem fundir-se num todo homogéneo, apenas dividido em quatro naipes, onde cada coralista deve equalizar a sua voz o melhor possível com os pares do seu naipe, perdendo em certa medida a sua individualidade, numa Orquestra de Vozes cada cantor deve reflectir a sua própria personalidade criativa e musical na sua performance. A personalidade criativa de cada participante vai ser apresentada através das suas capacidades de Improvisação, que a Direcção Criativa de Luis Bragança Gil estrutura e conduz esta Voice Orchestra, para se concretizar em cada take uma Criação em Tempo Real.

Número de participantes limitado: Mínimo 12 - Máximo 30

"Master class de composition 2" por João Pedro Oliveira nos "Monaco Electroacoustique 2017"

6 de Maio 11h00, 2017, Salle 39, Académie Rainier III, Mónaco

Materclass de composição por João Pedro Oliveira

"EDIÇÃO MUSICAL EM SIBELIUS: DA PREPARAÇÃO À FINALIZAÇÃO DE PROJECTOS" por João Pais nos "Reencontros de Música Contemporânea"

6 de Maio 9h00, 2017, Sala Estúdio do Teatro Aveirense, Aveiro

[≥ 16 anos]
João Pais, formador

O software Sibelius é um dos programas de notação mais utilizados hoje em dia - tanto para a preparação de edições, como para a composição ou para fins didácticos. Embora o programa permita atingir resultados rapidamente, muitos utilizadores não aprendem a utilizar o programa do modo mais adequado para tomar o melhor partido das suas ferramentas.
Esta oficina focar-se-á em como fazer uma aproximação geral ao programa, de modo a que cada utilizador possa preparar os seus próprios documentos e templates de modo eficiente. Adicionalmente serão abordados alguns temas gerais de forma a conseguir uma notação clara.
Havendo ainda tempo, serão abordados casos concretos propostos pelas participantes.

Cada participante deverá trazer um computador portátil com o software Sibelius.

"INTRODUÇÃO AO PHYSICAL COMPUTING MODELLING EM PMPD PARA PURE DATA E MAX" por João Pais nos "Reencontros de Música Contemporânea"

4 de Maio 15h00, 2017, Sala Estúdio do Teatro Aveirense, Aveiro
5 de Maio 9h30, 2017, Sala Estúdio do Teatro Aveirense, Aveiro

[≥ 16 anos]
João Pais, formador

Physical modelling é uma técnica de síntese em que o som é gerado através da emulação de modelos físicos- ao contrário de usar formas de onda como sinusóides, ou samples gravados. Dados baseados em modelos físicos têm uma expressividade mais “natural”, pois estes são baseados em regras semelhantes às do mundo real.
Nesta oficina será feita uma introdução a pmpd, uma biblioteca que implementa o sistema de massa e mola (mass-spring-system), permitindo a emulação básica de modelos usando estes elementos. Os dados resultantes podem ser usados para controlar o processamento audio ou video, ou para sintetizar som directamente.
A oficina será realizada através do software livre Pure Data e os participantes receberão materiais didácticos comentados, que poderão posteriormente adaptar. A biblioteca pmpd é compatível com Max/MSP e os participantes poderão adaptar os exemplos a este software.
Não é necessário ter experiência em Pure Data.
Os participantes deverão trazer os seus próprios computadores portáteis e auscultadores.

"ENSINAR O COMPUTADOR A OUVIR" por Gilberto Bernardes nos "Reencontros de Música Contemporânea"

3 de Maio 14h30, 2017, Sala Estúdio do Teatro Aveirense, Aveiro

[≥ 15 anos]
Gilberto Bernardes, formador

Matemática e música têm encontrado desde tempos imemoráveis, que remontam pelo menos à civilização grega clássica, um espaço profícuo de interação. Nesta estreita relação insere-se um importante capítulo que até hoje tem ocupado amplamente os investigadores de ambas as áreas: a representação matemática da percepção e cognição musicais. Neste workshop, serão desvendadas algumas das mais ricas representações matemáticas de espaços tonais desde o Tonnetz de Leonhard Euler até ao recentemente proposto Tonal Interval Space — espaço tonal apresentado pelo formador em 2015 — no qual a percepção e cognição das estruturas musicais tonais dentro da tradição Ocidental são expressas como distâncias. Aplicações algorítmicas deste espaço para auxiliar o computador numa escuta mais informada serão abordadas no final do workshop de um ponto de vista prático. Serão dados a conhecer mecanismos computacionais usados hoje em dia para resolver problemas de variada ordem, tais como: a identificação automática da tonalidade, geração de progressões harmónicas, harmonização de melodias e controlo automático do pedal na interpretação pianística.

"NARRATIVAS SONORAS" por Gilberto Bernardes nos "Reencontros de Música Contemporânea"

3 de Maio 10h30, 2017, Sala Estúdio do Teatro Aveirense, Aveiro

[≥ 12 anos]
Gilberto Bernardes, formador

A escuta como guia do pensamento musical será a máxima desta oficina. Pretende-se que os participantes, possuindo ou não conhecimentos musicais prévios, tracem narrativas através de sons ‘encontrados’. Uma história colectiva feita do imaginário sonoro partilhado será a base para trabalhar uma escuta cuidada e atenta, assim como a porta de entrada para o universo da música electroacústica.

"MÚSICA NO ESPAÇO" por Jaime Reis nos "Reencontros de Música Contemporânea"

30 de Abril 14h00, 2017, Sala Estúdio do Teatro Aveirense, Aveiro

[6 a 12 anos]
Jaime Reis, formador

A prática musical que é geralmente denominada Computer Music é conotada com outras práticas como a Música Acusmática, Concreta, Electroacústica ou Electrónica. Um dos parâmetros que as relaciona é o espaço, passível de ser realizado de múltiplas formas.
Destinada a um público geral, esta actividade pressupõe uma introdução à história da Música Eletroacústica e sua espacialização com uma forte componente prática onde serão experienciados diferentes interfaces de composição e espacialização controlados por computador e discutidas técnicas criativas que todos os participantes terão oportunidade de experimentar.

"SOU EU QUE FAÇO..." [oficina de programação] por João Martins nos "Reencontros de Música Contemporânea"

29 de Abril 14h00, 2017, Sala Estúdio do Teatro Aveirense, Aveiro

...o meu primeiro instrumento electrónico
[10 a 14 anos]
João Martins, formador

Recorrendo ao kit MakeyMakey e à plataforma de programação Scratch, nesta oficina, os participantes são convidados a construir o seu primeiro instrumento electrónico.
Com o kit MakeyMakey podemos transformar praticamente qualquer objecto ou material numa peça dum interface de controlo: peças de fruta para simular um teclado dum piano, bocados de plasticina para fazer os botões duma consola de jogos... e, com a plataforma de programação Scratch, podemos programar os nossos próprios jogos e instrumentos.
A imaginação é o limite.
De forma lúdica, e sempre com as mãos na massa, os participantes vão experimentar e aprender conceitos básicos de programação e pensar sobre modos alternativos de controlo.

Na oficina para os mais velhinhos (programadores: 10 a 14 anos), centramos a exploração na programação de novos instrumentos.

"SOU EU QUE FAÇO..." [oficina de construção] por João Martins nos "Reencontros de Música Contemporânea"

29 de Abril 9h30, 2017, Sala Estúdio do Teatro Aveirense, Aveiro

...o meu primeiro instrumento electrónico
[6 a 10 anos]
João Martins, formador

Recorrendo ao kit MakeyMakey e à plataforma de programação Scratch, nesta oficina, os participantes são convidados a construir o seu primeiro instrumento electrónico.
Com o kit MakeyMakey podemos transformar praticamente qualquer objecto ou material numa peça dum interface de controlo: peças de fruta para simular um teclado dum piano, bocados de plasticina para fazer os botões duma consola de jogos... e, com a plataforma de programação Scratch, podemos programar os nossos próprios jogos e instrumentos.
A imaginação é o limite.
De forma lúdica, e sempre com as mãos na massa, os participantes vão experimentar e aprender conceitos básicos de programação e pensar sobre modos alternativos de controlo.

Na oficina para os mais novos (construtores: 6 a 10 anos), centramos a exploração na construção de interfaces, objectos para manipular e controlar os instrumentos electrónicos.

Seminário por Sara Carvalho

7 de Abril 16h00, 2017, DIT (Dublin Institute of Technology), Dublin, Irlanda


Seminário por Sara Carvalho, no Dublin Institute of Technology.

"História e Técnica da Música Espectral" por Eduardo Luís Patriarca

7 de Abril, 2017, Conservatório “Calouste Gulbenkian” de Braga, Portugal


Workshop leccionado por Eduardo Luís Patriarca sobre a história e técnica da música espectral.

"Masterclass de Guitarra" por José Mesquita Lopes

5 e 6 de Abril de 2017,
Escola de Música "Luís António Maldonado Rodrigues", Torres Vedras, Portugal

Curso para todos os níveis que irá ser leccionado por José Mesquita Lopes nos dias 5 e 6 de Abril, em Torres Vedras, na Escola de Música "Luís António Maldonado Rodrigues".
Na parte da manhã haverá Técnica em grupo com o Professor José Mesquita e alguns professores assistentes da escola. Na parte da tarde haverá aulas individuais. No último dia haverá um concerto/audição com os alunos do Curso.
Também existe a hipótese de haver Ouvintes (se o número de alunos for elevado, mas que mesmo assim poderão participar das aulas da Técnica da manhã).

"Masterclass de Guitarra" por José Mesquita Lopes

19 e 20 de Novembro de 2016, Porto, Portugal

Nos dias 19 e 20 de Novembro o compositor José Mesquita Lopes irá leccionar uma Masterclass de Guitarra, no Curso de Música Silva Monteiro, no Porto.


"Organização do material: forma e estruturas" por Eduardo Luís Patriarca

September 17, 2016, Vila do Conde, Portugal

Este workshop será centrado na questão da forma e dos elementos que a constituem. Como usar as estruturas composicionais num esquema formal? Qual a importância de retornos e memórias?

"Composição e novas abordagens instrumentais" por Miguel Azguime

September 17, 2016, Vila do Conde, Portugal

Este workshop tratará das novas técnicas instrumentais, abordando também as relações dos instrumentos com a electroacústica e analisará algumas formas de notação das mesmas.

"Som como base estrutural" por Eduardo Luís Patriarca

September 16, 2016, Vila do Conde, Portugal

Assumindo uma relação directa com a escola espectral francesa, o workshop apresentará várias propostas de criação de estruturas com base na análise espectral. Não se limitando aos pressupostos espectrais mas antes adaptando-os a diferentes interesses e materiais.

"Compor a electrónica: Técnica e Estética" por Miguel Azguime

September 16, 2016, Vila do Conde, Portugal

O processamento electrónico do som constitui um instrumentarium com propriedades específicas susceptíveis de serem compostas tal como as alturas, ritmos e dinâmicas. E da mesma forma têm consequentes implicações estéticas. Essas relações da técnica e da estética serão aqui abordadas.

Kyiv Contemporary Music Days 2016 - Composition Masterclasses with Jaime Reis

September 5-9, 2016, Kiev, Ukraine

Kyiv Contemporary Music Days festival is launching its first masterclasses for young composers with guest composer Jaime Reis (Portugal) to be held from September 5 to September 10 2016 in Kyiv, Ukraine.

SYNTHETIS 2016 - International Summer Course for Composers

July 18-30, 2016, Radziejowice, Poland

International Summer Course for composition students and young composers, which offers lectures and individual meetings with outstanding artists. This year: Zygmunt Krauze, Johannes Kreidler, Martin Bresnick, Mark Andre, Wojciech Blazejczyk and the E-MEX Ensemble.

FEM'14 - Festival de Música de Castelo Branco

8 a 13 de Setembro de 2014

O FEM'14 - Festival de Música de Castelo Branco é um festival ligado maioritariamente à música erudita e tem na sua programação palestras, workshops, masterclasses exposições e concertos.
Inserido também no festival são 3 concursos: Concurso "Pequenos Grandes Músicos", Concurso Jovens Intérpretes e Música de Câmara e o Concurso Jovens Compositores Portugueses. 
A criação e organização do Festival é da responsabilidade da Associação SinfoniAutêntica.

EMCW - 2014 Summer Camp

from June 28 to July 7

The Centro Imaginario de Estudios Artíticos proudly announce the activities that will form the fifth edition of the European Musical Creation Workshop.
We aim to recognize here the support from our donors, partners and the overall support from the community of musicians, students and entrepreneurs that make this project happen since 2009.
It stands out a new structured summer course and an increased participation of Espai Sonor Ensemble.

3rd International Forum for Young Composers

Deadline: 31 January 2014

The 3rd International Forum for Young Composers is organized by the Sond’Ar-te Electric Ensemble and aims at stimulating the creation and circulation of new music works. It is intended for young composers of all nationalities, not surpassing the age of 40.
The 3rd International Forum for Young Composers is a privileged pedagogical space for exchanging aesthetics, ideas and knowledge within the various aspects of musical creation, namely: composition, intepretation, new instrumental techniques and new technologies connected with music. During the Forum young composers will have the opportunity to work individually and collectively with recognized composers: Ângela Lopes, António de Sousa Dias, Laurent Cuniot, Miguel Azguime, Simon Emmerson; as well as with the musicians of the Sond’Ar-te Electric Ensemble: Elsa Silva (pno), Filipe Quaresma (vlc), Nuno Pinto (cl), Sílvia Cancela (fl) e Vítor Vieira (vl); not to mention the Miso Studio. They will also have the possibility to attend the rehearsals and concerts of the Sond’Ar-te Electric Ensemble.
The Forum’s intensive programme will be taking place during 6 days at the Centro Cultural de Cascais. The courses will be held in English.

Orquestra de Altifalantes - Curso de Espacialização Sonora

18 December - 15:00 to 18:00
Auditório do Colégio Mateus d'Aranda, Universidade de Évora

A difusão e interpretação de uma peça electroacústica exige tanto cuidado e preparação quanto a interpretação de uma peça instrumental acústica.
A “Orquestra de Altifalantes” da Miso Music Portugal é um sistema multicanais de difusão e interpretação da música electroacústica, em constante desenvolvimento, com o objectivo de possibilitar uma verdadeira dimensão interpretativa, na qual a análise, intenção e sensibilidade do intérprete, possam manifestar-se pelas configurações de difusão sonora que a “Orquestra de Altifalantes” coloca à disposição, na medida em que permite a construção sonora de espaços, timbres e tempos que clarificam a “leitura” auditiva da obra e a sua comunicação com o público.
Não se trata de criar ou adicionar efeitos à obra electroacústica sobre suporte, ou de a colocar em movimento, mas tão somente interpretá-la, mostrá-la na sua profunda riqueza... revelá-la.
A “Orquestra de Altifalantes” torna-se assim num instrumento de difusão e de interpretação que o intérprete toca em concerto, instrumento de expressão da obra musical e de valorização dos sons.

Interacções Sónicas em openFrameworks

10, 11, 13 December - 10:00 to 13:00
Sala de ensaios, São Luiz Teatro Municipal, Lisboa

Interacções Sónicas em openFrameworks:
Criar sons a partir de processos físicos/generativos, criar gráficos interactivos a sons em tempo-real, explorar o mundo da computação criativa c++ em openFrameworks.
Workshop introdutório de c++ na plataforma openFrameworks dirigido a artistas e músicos focando noções elementares de programação criativa vocacionadas para a criação de programas que combinam partículas e processos físicos com síntese de som e processos de geração gráfica a partir de som.
O openFrameworks (OF) é uma ferramenta aberta, criativa, poderosa e multi-plataformas para criar programas em c++, desenvolvido por uma comunidade de artistas-programadores que procura tornar a escrita de código robusto mais acessível a não programadores.
Neste workshop, os alunos vão adquirir competências para criar animações, sistemas de partículas, programas interactivos a som e geradores de sons.

Composer’s Desktop Project – Composição Sonora

10 to 13 December - 15:00 to 17:00
Sala de ensaios, São Luiz Teatro Municipal, Lisboa

The Sound Loom is an integrated graphic interface to the CDP (Composer’s Desktop Project) sound-processing software, a comprehensive collection of over 500 instruments for sound transformation developed as practical working tools by composers over many years, available from the Composers' Desktop Project. There is also a CDP Users' Discussion Group.
The Sound Loom + CDP software is a powerful toolbox for composers, not a performance instrument. Using it, you can specify the parameters of any process to any degree of time-varying detail, detail you may have composed or have extracted from some other complex sound-event. You cannot, however, alter these parameters while the process is running.
In compensation, the system offers almost any conceivable process for transforming sounds and sound-data (the data might be loudness envelopes, pitch-tracking information, spectral analysis data, filter specifications etc.) all running in a unified, intelligent environment.

Orquestra de Altifalantes - Espacialização Sonora

9 and 10December - 20:00 to 23:00
Jardim de Inverso, São Luiz Teatro Municipal, Lisboa

Este curso propõe sessões de trabalho prático com a Orquestra de Altifalantes, que permitirá conhecer em detalhe e ouvir este “instrumento de difusão”, e utilizá-lo para a espacialização e interpretação das obras que os participantes quiserem trazer. Será também analisada. experimentada e discutida a espacialização e interpretação de algumas obras de referência do repertório electroacústico.

A Orquestra de Altifalantes:
A difusão e interpretação de uma peça electroacústica exige tanto cuidado e preparação quanto a interpretação de uma peça instrumental acústica.
A “Orquestra de Altifalantes” da Miso Music Portugal é um sistema multicanais de difusão e interpretação da música electroacústica, em constante desenvolvimento, com o objectivo de possibilitar uma verdadeira dimensão interpretativa, na qual a análise, intenção e sensibilidade do intérprete, possam manifestar-se pelas configurações de difusão sonora que a “Orquestra de Altifalantes” coloca à disposição, na medida em que permite a construção sonora de espaços, timbres e tempos que clarificam a “leitura” auditiva da obra e a sua comunicação com o público.
Não se trata de criar ou adicionar efeitos à obra electroacústica sobre suporte, ou de a colocar em movimento, mas tão somente interpretá-la, mostrá-la na sua profunda riqueza... revelá-la.
A “Orquestra de Altifalantes” torna-se assim num instrumento de difusão e de interpretação que o intérprete toca em concerto, instrumento de expressão da obra musical e de valorização dos sons.

46th Darmstadt International Summer Course for New Music

Deadline: 30 April 2012

A meeting point for composers, interpreters, performers, sound artists, and scholars. For discovery, learning, networking, exchange and debate, collaboration, and – last but not least – invention. This is what the Darmstadt International Summer Courses for New Music have in store. Every two years in the summer, around the clock, for two weeks. Whether attending seminars, workshops, concerts, or lectures, participating in discussions, rehearsals, spontaneously organized events or chance encounters, one is immersed in the music of our time. In a grand discourse that spans borders, generations, and aesthetic differences. With contributions from as many as 300 participants from around the world with completely different cultural backgrounds. Each of them plays a part in determining the character of the courses, brings „his or her“ music, opinions, ideas, and topics along. Together with the most prominent lecturers contemporary music is continually rethought from the ground up,  heard anew – and called into question. Composition, interpretation, and research/scholarship form the three main pillars of the summer courses. To this are added a variety of themes, focused projects, and a variety of concert formats. An additional space for open dialogue is provided by the newly-introduced portion with the working title „Open Space“, which should be dominated by the course participants and their own ideas. On the whole, also the 46th International Summer Course for New Music 2012 strive for an even stronger integration of lecturers, participants, and the individual areas of activity. The free exchange will therefore be expanded and supported (by the organizer of the courses, the International Music Institute Darmstadt (IMD) with a variety of communication opportunities and platforms, such as the community area of the website, which will for the first time be available during the entire two-week course.

International Academy of Moscow Contemporary Music Ensemble in Tchaikovsky city

Deadline: 15 April 2012

Annual International Academy of Moscow Contemporary Music Ensemble in Tchaikovsky city invites young composers (under 30 y. o.). 15 young composers (12 students, 3 auditors), selected by the professional jury according to the applications, will have a possibility to work during two weeks on a new composition under the patronage of well known composers.
Each student will have individual lessons, lections and rehearsals with the musicians of the Moscow Ensemble (under the professors' patronage), as well as presentation of his/her own works.
The compositions will be premiered by Moscow Contemporary Music Ensemble in the frames of the Academy in the Tchaikovsky city and at international festivals in Perm and in Moscow.

Composer’s Kitchen - Undergraduate Workshop 2012

Deadline: 12 March 2012

Acclaimed Montreal string quartet Quatuor Bozzini will give an intensive workshop on composing for strings from August 5-10, 2012, in Vancouver BC. Hosted by the School for the Contemporary Arts at SFU, the workshop is intended for students from all countries who are in undergraduate composition programs, or who have recently graduated. Besides the quartet, composers Owen Underhill (SFU) and Christopher Butterfield (UVIC) will act as mentors.
The goals of the workshop are to improve technical skills for contemporary writing for strings and string quartet, and to provide a supportive environment for visionary compositional ideas. Those accepted to the workshop will be given composition exercises as a starting point for the week’s work, which they will be expected to prepare in advance. Finished works for string quartet are not required by the start of the course.

2012 New Music Session in Charlevoix

Deadline: 15 February 2012

This year just began and it is already time to apply for the 2012 New Music Session in Charlevoix that will take place fromAugust 12 to 25, 2012 at the Domaine Forget.
The New Music Session, one of a kind in Canada, gives young composers and musicians from all over the world the occasion to improve their skills for two weeks by working with the musicians of the NEM and well-known composers. For the 2012 New Music Session, Lasse Thoresen (Norway) and John Rea (Canada) will be the guest composers.
For two weeks, artistic coordinators, guest composers, young composers and musicians, staff and musicians of the NEM will work intensely on composition and analysis classes, seminars, worshops, rehearsals and concerts.

6th International Workshop for Young Composers Mazsalaca

Deadline: 1 February 2012

The international meeting of young composers is a tradition, which goes back to 2002 and was started by the composer Andris Dzenītis and his companions. For the first three times the workshop took place in the legendary Castle of Dundaga, which is connected to many legends, but now, for the third time already, it is being organized in Mazsalaca – a small town in the north of Latvia, next to the snaky river Salaca.
The workshop is deliberately not being organized in cities – this is a possibility for technologically oversaturated and instantaneous demand-oriented people to feel themselves and to reconsider their spiritual values by being in simple or one could even say primitive conditions, by experiencing a modest and slow way of living. At the same time this one week is being dedicated to
intense discussions, training, composing, presentations, individual training with lecturers, making new acquaintances, and enjoying the serene life.
Previous international workshops have gained a certain reputation both locally and internationally and have gathered more than 70 participants from different corners of the world, 16 lecturers – internationally known composers from 9 countries.

Seminários Digitópia

14 a 21 de Janeiro, 2012
Casa da Música, Porto

14 e 15 de Janeiro
11h00/17h00
Sala de Ensaio 8 e Digitópia

Bending and Performing
Em torno do Circuit Bending, arte eletrónica que se expressa pela manipulação de equipamento áudio de baixa voltagem com o intuito de criar novas configurações musicais, desenvolve-se um seminário orientado por um criador de instrumentos eletrónicos e um compositor e pianista. O trabalho passa por pegar em pequenos circuitos elétricos e destruí-los numa atitude positiva, surgindo daqui múltiplos padrões sonoros a aplicar na composição musical e usar num contexto performativo.

14 de Janeiro
21h30
Digitópia

Handmade Music
A segunda edição da Handmade Music, do ano lectivo 2011/2012, terá lugar no Sábado, dia 14 de Janeiro, na Digitópia: um evento que junta um mostra&conta com instrumentos únicos a uma jam session final. De hardware a software DIY, até circuit bending, kits personalizados ou instrumentos acústicos originais, todos estão convidados a aparecer na Casa da Música pelas 21h30 para montagem de instrumentos. Estarão disponíveis algumas mesas e tomadas, contudo os canais de amplificação serão muito limitados, pelo que será melhor vir prevenido. Pelas 22h abrimos o evento ao público geral - a entrada é livre e recomenda-se -, ocupando a Digitópia e a zona do bar do Foyer Sul. Contamos convosco!

21 de Janeiro
11h00/17h00
Digitópia

Crash Course, Processing
Criado em 2001 como ferramenta gráfica para estudantes de Arte e Design, o Processing é um software livre que rapidamente se expandiu por outros segmentos criativos. Estaprogramação de imagem é hoje aplicada em design gráfico, música e som ou vídeo, bem como em instalações, sítios Web, visualizações de dados e tudo o mais que a imaginação dos seus utilizadores permitir.

>>Mais informações

2012 Bang on a Can Summer Music Festival

Deadline: 13 January 2012

The 2012 Bang on a Can Summer Music Festival at MASS MoCA (Massachusetts, USA, July 9-29, 2012) is a residency for composers and performers of contemporary music at one of the foremost US contemporary art museums. The Bang on a Can Summer Festival is dedicated entirely to adventurous contemporary music. We will write it. We will perform it. We will think about it and we will talk about it. Faculty includes Bang on a Can founders Michael Gordon, David Lang, and Julia Wolfe, members of the Bang on a Can All-Stars, California EARUnit, eighth blackbird, and more.
There are daily performances in the museum galleries, free with museum admission. And the residency concludes with a six-hour blow-out Marathon Concert featuring performances by the student/faculty ensembles. The program also includes an Orchestra of Original Instruments, Balinese, Latin, and African music workshops, improvisation, music business seminars and more.

Workshop sobre práticas de composição electroacústica em tempo real

22 a 24 de Novembro, 2011, 18h-20h
Goethe Institut, Lisboa

A utilização do computador em contexto de improvisação sonora e digital. Introdução ao som digital, síntese e “sampling” como paradigmas processuais. Métodos de captura, armazenamento e manipulação digital do som. O estúdio portátil. O espaço acústico, os transdutores. Introdução à linguagem informática Max/MSP, sistemas modulares, objectos, ”patching”, "delay", “pitch-shifting”, filtragem. Sistemas de gravação multipista. A mesa de mistura. Playback multicanal, difusão e espaço sonoro.
Conteúdos programáticos: Introdução à síntese e amostragem digital de som enquanto paradigmas processuais. Max/MSP. O espaço acústico e o espaço sonoro. Os transdutores de captação de som. Difusão electroacústica em multicanal.

>>Mais informações

Masterclass Internacional de Direcção de Orquestra

22 a 25 de Novembro, 2011
Faro

A quinta edição da Masterclass Internacional de Direção de Orquestra, aberta a maestros de todas as nacionalidades que pretendam aprofundar o reportório apresentado neste evento, sob a orientação do Maestro Roberto Montenegro, decorre entre os dias 22 e 25 de Novembro de 2011, em Faro, com a participação da Orquestra do Algarve. O reportório estará centrado em obras de Mozart, Mendelssohn e Schubert. Como resultado da participação nesta Masterclass, e mediante o desempenho apresentado, um ou mais maestros poderão ser convidados a dirigir um concerto da Orquestra do Algarve, integrado na Temporada 2011/2012.
As inscrições estão abertas até ao dia 4 de novembro.

>>Mais informações

Seminários Digitópia

8 e 9 de Outubro, 2011
Casa da Música, Porto

Sintetizadores e Interacção
Andreas Paleologos e Rui Penha, formadores

Handmade Music
Andreas Paleologos e Rui Penha,convidados especiais

>>Mais informações

Festival Música Viva - Cursos

de 12 a 14 de Setembro, 2011
Sala Amália Rodrigues, Centro Cultural de Belém, Lisboa

12 de Setembro - 14h30 às 17h30
Workshop com Pierre Couprie
iAnalyse

iAnalyse é um programa para a análise musical desenvolvido por Pierre Couprie e que oferece um conjunto de ferramentas para o trabalho de pesquisa, permitindo também que professores e produtores culturais produzam guias de escuta sob a forma de vídeos. Pierre Couprie irá apresentar as principais características do iAnalyse e demonstrar as suas amplas possibilidades a partir de excertos de música e vídeo abarcando um repertório amplo que vai da música barroca à contemporânea, passando pelo jazz e pelas tradições não ocidentais.

13 de Setembro - 14h30 às 17h30
Workshop com Bertrand Dubedout
Daqui e de outros lugares, territórios da invenção musical

Tendo como contexto as obras apresentadas nesta edição do Festival Música Viva, o compositor Bertrand Dubedout convida-nos para uma viagem às origens da sua invenção musical. Fontes poéticas como a de André du Bouchet e fontes do Extremo Oriente como a música tradicional do Japão, os rituais do budismo japonês, ou ainda os mantras e o panteão da Índia védica e hinduísta.

14 de Setembro - 14h30 às 17h30
Workshop com António de Sousa Dias
Som em ambientes virtuais

Neste workshop serão abordados os princípios básicos da inclusão de som e música em ambientes virtuais. Serão apresentados os modelos habituais para a concepção deste tipo de ambientes, introduzidos os conceitos, métodos e técnicas subjacentes recorrendo sobretudo a exemplos práticos nomeadamente com o software Unity3d.

inscrição prévia por telefone: 21 457 50 68
ou email: violeta@misomusic.com
Entrada livre sujeita a inscrição prévia

>>Mais informações

MAX/MSP - Advanced Users - Musiques & Recherches

from 30 August to 4 September, 2011
Ohain, Belgium

Courses take place from 10 a.m. to 1 p.m. and from 2 p.m. to 5 p.m. Reception of the participants on the session's first day from 9:30 a.m. Participants will have access to the classroom after class hours. >> Price and registration: € 300. The payment should be received two weeks before the beginning of the session. If you pay from Belgium, please make a money transfer to account Nr 599-1580201-05. Outside Belgium, please use the following codes. IBAN: BE-096 599158020105 - BIC: CTBKBEBX. Please mention the participant's name in the communication field. >> Hardware and software: If possible, participants should bring a laptop computer with Max/MSP/Jitter installed. Ideally, they should also bring a midi controller (keyboard, drum pad, faders...). Upon request, a fully functional, 30-day demo version of the software will be installed on the participant's computer. For those without a laptop, a limited number of computers will be available.

The instructor:
Benjamin Thigpen is an active composer and performer of electroacoustic and computer music. After nearly six years as a computer music instructor at Ircam (Paris), he currently teaches at both the Conservatoire Royal de Mons (Belgium) and the Conservatorio Statale di Cuneo (Italy). He also works intermittently as a consultant and developer for CIRM (Nice, France), for the State University of New York at Buffalo (United States), and for New Adventures in Sound Art (Toronto, Canada).

Stage de spatialisation - Musiques & Recherches

from 30 August to 3 September, 2011
Etterbeek, Belgium

La projection des sons dans l’espace, liée à la production des musiques acousmatiques sur support et à leurs conditions d’écoute (pas d’instrumentiste, fermer les yeux et tout imaginer…) fait naître une nouvelle conception de l’interprétation et rend indispensable la notion même du concert.
Le «spatialisateur» est aux commandes d’une console de mélange et d’un ensemble de haut-parleurs disposé en fonction de l’acoustique et de la géographie du lieu (celui-ci n’est plus nécessairement une salle de concert à l’italienne). A partir d’un support stéréo ou multiphonique, il met en évidence les structures musicales, en relief les espaces déjà créés par le compositeur ou recrée lui-même des mouvements dynamiques et spatiaux.
Comme toute interprétation, cela nécessite une solide connaissance analytique et mémorisée de l’œuvre, aidée par un relevé graphique. Ce nouvel art est né avec les premières projections publiques sur grand ensemble de haut-parleurs (F. Bayle, acousmonium, Paris 1974 - Ch. Clozier, gmebaphone, Bourges 1973 - K. Stockhausen, sphère acoustique, Osaka 1970).
Depuis 20 ans, un vocabulaire spécifique de figures spatiales s’est peu à peu constitué. On retrouve quelques archétypes comme : rotation, oscillation, élargissement/rétrécissement, ouverture/fermeture, stabilité/mobilité, soliste/tutti…
Pendant le stage, nous explorerons différents styles de musiques, des classiques (Henry, Schaeffer, Bayle) aux pièces actuelles dans lesquelles l’espace structure la musique, y compris les formats multiphoniques.
Après leur analyse et leur transcription sur partition d’écoute, seront abordés les différents aspects techniques : positionnement des sources, répétition des gestes sur la console, automatisation informatisée. Les participants pourront également interpréter leurs compositions s’ils le souhaitent. Le stage s’adresse à toute personne curieuse de s’initier aux possibilités extraordinaires du son dans l’espace, par exemple, aux nouvelles relations possibles entre l’image et le son dans l’espace, dans le cadre des salles de cinéma ou celui des clubs techno.
Bien entendu, ce stage s’adresse aussi aux personnes ayant déjà une pratique de la musique acousmatique.
préparation demandée niveau initiation : Connaissance d‘une pièce au choix de 5-10‘. Connaissance de «Espace-Escape» de Francis Dhomont.
niveau perfectionnement : sur dossier de candidature (expérience, motivation).
Connaissance mémorisée d‘une pièce au choix de 10-15‘ et de 3 œuvres choisies dans une liste communiquée après acceptation de l‘inscription.

MAX/MSP - Beginners - Musiques & Recherches

from 23 to 28 August, 2011
Ohain, Belgium

Courses take place from 10 a.m. to 1 p.m. and from 2 p.m. to 5 p.m. Reception of the participants on the session's first day from 9:30 a.m. Participants will have access to the classroom after class hours. >> Price and registration: € 300. The payment should be received two weeks before the beginning of the session. If you pay from Belgium, please make a money transfer to account Nr 599-1580201-05. Outside Belgium, please use the following codes. IBAN: BE-096 599158020105 - BIC: CTBKBEBX. Please mention the participant's name in the communication field. >> Hardware and software: If possible, participants should bring a laptop computer with Max/MSP/Jitter installed. Ideally, they should also bring a midi controller (keyboard, drum pad, faders...). Upon request, a fully functional, 30-day demo version of the software will be installed on the participant's computer. For those without a laptop, a limited number of computers will be available.

The instructor:
Benjamin Thigpen is an active composer and performer of electroacoustic and computer music. After nearly six years as a computer music instructor at Ircam (Paris), he currently teaches at both the Conservatoire Royal de Mons (Belgium) and the Conservatorio Statale di Cuneo (Italy). He also works intermittently as a consultant and developer for CIRM (Nice, France), for the State University of New York at Buffalo (United States), and for New Adventures in Sound Art (Toronto, Canada).

Composition électroacoustique - Musiques & Recherches

from 16 to 21 August, 2011
Ohain, Belgium

Le stage de composition électroacoustique s'organise en cours théoriques, donnés le matin, et exercices pratiques l'après-midi. Il se clôture par un concert de fin de stage. Le stage est destiné tant aux amateurs qu'aux professionnels, et est donné par Annettte Vande Gorne, compositrice et professeur au Conservatoire Royal de Mons (section électroacoustique).

Accent11 - Chamber Music and New Music program

from 29 May to 6 June, 2011
Freiburgh, Germany

We have a few openings at Accent11, the Chamber Music and New Music program at the University of Cincinnati College-Conservatory of Music from June 12-18, 2011:
• for instrumentalists, for performing in ensembles side by side with the Grammy Award winning Parker Quartet;
• for composers, for working daily with Guest Composer Christopher Theofanides.

Composition participants will receive:
1. Daily three-hour master classes with Christopher Theofanidis
2. A private composition lesson with Christopher Theofanidis
3. Performance of a short piece or movement (5 minutes or less) on the Accent11 Young Composers Concert on Thursday June 16 at 5:20 PM
4. Performance classes with Mark Gibson, Timothy Lees, Parker Quartet
5. Plenty of opportunity for one-on-one dialogue with performers and composers

Performing participants will receive:
1. Daily coaching with members of the Parker Quartet, who will coach chamber music masterworks from within the student ensembles
2. Opportunity to work with young upcoming composers and perform their pieces
3. A private composition lesson with our artist faculty
4. Performance classes with Mark Gibson, Timothy Lees, Parker Quartet
5. Performance opportunities: 5 students concerts, 5 master classes
6. Solo performances with orchestra--by audition

Application:
Applications will be accepted until spots are filled. As spots get filled, we will announce it on the website.  Application fees will be returned for applications received after spots are filled.
Each application package must include:
1. Completed application form
* Instrumentalists: http://ccm.uc.edu/musicx/accent/Accent11ciApply.pdf
* Composers: http://ccm.uc.edu/musicx/accent/Accent11ccApply.pdf
2-a. (PERFORMERS) CD or DVD or link to an audio or video performance posted on line, or scheduled live audition.
2-b. (COMPOSERS) Scores of two recent compositions for small ensemble. Include recordings of these pieces, if available. If accepted into the program, composers will be asked to submit a short piece (5 minutes or less) by May 17 for inclusion in the New Music Student Recital.
3. Non-refundable $80 application fee.

matrix 11 - Perspectives of Live Electronics

from 29 May to 6 June, 2011
Freiburgh, Germany

The EXPERIMENTALSTUDIO-Academy Freiburg is oriented towards composers, performers, music theorists and journalists.
Workshops for composers and interpreters, master classes with composers and possibilities of individual lessons will be offered as well as lectures on the topics »the laptop as an instrument?«, »spatialization« and also introductions into the concert programs.
The academy defines itself as an international forum for an exchange of knowledge between professional groups that concern themselves with electronics – composers, interpreters, music theorists, sound de signers and music programmers. In the academy which occurs annually with a varying thematic focus, the staff of the EXPERIMENTALSTUDIO , alongside experienced composers and musicians, acts as instructors. Selected participants receive instruction from the academy and access to the instruments in the EXPERIMENTALSTUDIO .
Composers and performers will be granted the opportunity to participate in specialised workshops featuring competently supervised rehearsals, in which they can learn to adequately implement live electronics and discover particular playing techniques required for music with live electronics in discourse with the instructors.
The concept includes a three step program, which, beginning with the academy, presents advanced training as well as a research platform to the participants. Based upon their achievements and participation in the Academy, selected composers will be offered a longer financed residency in order to create a new piece in Freiburg with the personnel of the EXPERIMENTALSTUDIO . The last step will bring these pieces to audiences – particularly in eastern Europe - where the integration of as many musicians involved in the Academy as possible is desired.
For this purpose the ENSEMBLE EXPERIMENTAL has been formed, which consists of both instructors and scholarship holders, and will prepare the selected pieces in public rehearsals with Detlef Heusinger and different guest conductors.
The language of instruction is English.

Ruído Táctil - Workshop de construção de sintetizadores low-tech reactivos ao toque

23 e 24 de Abril
xDA, Coimbra

Formador: André Castro
Coordenador: Tiago Serra
Datas: 23 e 24 de Abril de 2011
Horário: 10h30-13h00 // 14h30-18h00
Local: xDA – Rua Aires de Campos, 6 (Coimbra)
Preço: 30 euros

Durante 2 dias, iremos construir pequenas máquinas de ruído sensíveis ao toque, capazes de produzir uma variedade de sons em função da posição, humidade e pressão dos dedos ao tocarem nos pontos-de-contacto destes instrumentos.
Os participante  para além de terminarem o workshop com um sintetizador por si construído, que lhes permitirá acabar com o sossego de co-habitantes, humanos, caninos ou felinos, tomarão conhecimentos com princípios básicos de electrónica e experimentarão prototipar e soldar o circuito gerador de som dos seus sintetizador.
Destinado a pessoas curiosas com mais de 15 anos.
Não se exige experiência prévia.

>>Mais Informações

Granular - Workshop de música improvisada e composição em tempo real

23 a 25 de Março
Goethe Institut, Lisboa

O workshop pretende transmitir as metodologias necessárias para que a prática da improvisação permita não só a descoberta da expressão pessoal, como o estabelecimento de formas de interacção que reúnam diferentes personalidades musicais em prol de um objectivo comum: a criação de música em tempo real, sem hierarquias ou predefinição de papéis.

Goethe Institut, em Lisboa
Preço: 35€, Preço Sócios Granular: 25€ 
Limite máximo de inscrições: 12
Inscrições até 18 de Março de 2011 para info@granular.pt

>>Mais Informações

>>Topo