Compositor, investigador e Professor Associado na Universidade de Ciências Aplicadas de Mainz – Paulo Ferreira-Lopes está Em Foco no MIC.PT em maio, para assinalar seu 60.º aniversário.
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Entidade/Evento 8ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Local Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Entre 1973 e 1977, eu compus as oito primeiras peças dum ciclo que viria a comportar dez. Stretti é a nona, e todo o seu material de base é deduzido da partitura de Ruf, como tinha já previsto aquando da composição deste último. Os métodos de dedução, e a sua organização (uns em relação aos outros), constituem eles mesmos, por outro lado, um desenvolvimento dos princípios fundamentais de Ruf e dos seus diferentes modos de criação. Todavia, eu não procurei apenas "prolongar" ou "parasitar" o alcance material de Ruf e a sua atmosfera global. Trata-se de retomar um material de base pré-existente, de o usar de outra maneira que anteriormente e de lhe revelar os potenciais que tinha conscientemente renunciado em Ruf. O método geral apenas pode ser aqui esquematizado: individualizei 14 segmentos (virtuais) e recompus uma ou várias versões para cada um deles, cada versão sendo, sucessivamente, causa e consequência do seu lugar de aparição no desenvolvimento global. Nos casos em que, ao longo da peça, uma mesma versão reaparece diversas vezes, cada aparição comportará certas transformações paramétricas, até mesmo fragmentações e/ou a eliminação de certas "vozes". Nunca se trata de puras repetições.
O conjunto dos 14 fragmentos levou, portanto, à criação de 23 versões, as quais são a origem dum total de 87 aparições, 45 na orquestra I e 42 na orquestra II. A obra está organizada em 15 secções.
No que respeita aos métodos paramétricos de dedução e transformação, eles agem, bem entendido, sucessivamente sobre diversas dimensões sonoras: mudanças de tempos; modificação uniforme ou variável das proporções de duração; projecção duma estrutura rítmica sobre várias "constelações" harmónicas e/ou diferentes grupos de timbre; filtragens de grupos de timbre e/ou de registos; transposições a três intervalos - 2.ª menor, 3.ª maior, ou 4.ª; "transfiguração" do perfil orquestral, dos contornos melódicos e de intensidades; etc. Fica por dizer que esta curta enumeração apenas pode aclarar minimamente o caminho duma eventual análise desta obra.
Stretti é uma encomenda da Radio France.
Emmanuel Nunes