Compositor, investigador e Professor Associado na Universidade de Ciências Aplicadas de Mainz – Paulo Ferreira-Lopes está Em Foco no MIC.PT em maio, para assinalar seu 60.º aniversário.
Ler mais
Usa como material dois motivos retirados do 7º andamento das "7 Lembranças para Vieira da Silva", de Fernando Lopes-Graça
Seleccionado para a final (com concerto público dos 4 finalistas) do Prémio de Composição das Journées Internationales de la Jeune Musique, Ensemble Télémaque, Marselha (França, 1998)
Seleccionado para ser tocado na 3ª edição do London New Wind Festival – New Wind Chamber Ensemble, Londres (Reino Unido, 2000)
Nível de dificuldade: muito difícil
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Quinteto de Sopros
Estreia
Data 1998/Dec/17
Intérpretes
Quinteto Flamen
Entidade/Evento 4ª Edição do Prémio Lopes-Graça
Local Casa-Museu Verdades de Faria (Museu da Música Portuguesa)
Localidade Estoril
País Portugal
Observações
Concerto de Apresentação
Notas Sobre a Obra
Aspetto foi composta entre Abril e Setembro de 1998 e é dedicada ao Quintetto Flamen. O material inicial foi retirado do início (é o próprio início) da última peça das sete que integram as 7 Lembranças para Vieira da Silva, também para quinteto de sopros, de Fernando Lopes-Graça. Aspetto parte de uma premissa fundamental: o que resultará se um dado material for usado de uma maneira completamente diferente? Que promessas futuras pode encerrar uma ideia inicial? Estas interrogações colocaram-se-me ao escutar este início, tão diferente do estilo habitual de Lopes-Graça. Dir-se-ia Berio, ou Donatoni. Mas, logo a seguir, a música regressa à maneira inconfundível de Lopes-Graça. Aparentemente o compositor não prestou atenção às potencialidades da sua ideia primeira. A modernidade do gesto é mais evidente para nós, hoje, depois de percebermos a música das vanguardas dos anos 60 e 70 à distância. Mas não o podia ser para Lopes-Graça nessa altura. Aspetto tenta assim resolver (?) uma questão em aberto, um aspecto novo e surpreendente do estilo de Lopes-Graça que subitamente, como uma aparição, fez uma rápida entrada em cena, e se retirou logo em seguida para a penumbra dos bastidores, após alguns breves segundos de estranhas promessas.
Sérgio Azevedo
Prémios
Designação do Prémio 4º Concurso de Composição Lopes-Graça