Intérpretes

Entrevista
Bibliografia
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de compositor
Pianista, concertista e improvisador, foi distinguido pela Fundação Laurent-Vibert e recebeu o Prémio da Fondation de France em 1988. Obteve o Diplôme Supérieur d’Exécution em Piano na École Normale de Musique de Paris em 1989 e foi “Révélation Classique ADAMI” em 1997. Aperfeiçoou a sua formação em França junto de mestres como Françoise Buffet-Arsenijevic, Bruno Rigutto, François-René Duchâble, Madeleine Giraudeau-Basset e Helena Moreira de Sá e Costa.

Solista e membro do Trio Pangea, estreou várias obras de compositores como Emmanuel Hieaux, Alexandre Delgado, Bernard de Vienne, Sébastien Béranger, Jean-Pierre Deleuze, Fernando C. Lapa ou Sérgio Azevedo. Convidado regularmente por festivais em França e no estrangeiro, Bruno Belthoise interpreta repertório que vai de Johann Sebastian Bach até aos compositores contemporâneos.

A sua discografia inclui mais de vinte e cinco CDs que acompanham a sua carreira de intérprete criativo. Desde 1986, tem sido também convidado para numerosos recitais e juntar-se a vários grupos de música de câmara, como Le Concert impromptu, o famoso quinteto de sopros francês. Na radiodifusão, participa regularmente em programações da France-Musique (Paris), da Saarländischer Rundfunk (Sarebrücken) e da Antena 2 (Lisboa).

Este artista de talentos múltiplos, que gosta da representação nas suas diversas formas, é também fascinado pela arte de contar histórias associadas com o seu piano. Produziu para o público jovem diversos concertos narrados e gravou vários álbuns para a etiqueta Frémeaux & Associés.

Descobridor de partituras, tem dado a conhecer a música de compositores portugueses através de recitais e conferências em todo o mundo. Desde 2013, criou e dirigiu a maior coleção de partituras pedagógicas para a AvA Musical Editions dedicadas ao repertório para piano dos compositores de Portugal.

Na sua carreira tem sido apoiado por instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Camões, o Ministério da Cultura e a RDP-Antena 2. Em 2022 é convidado pela Philharmonie de Paris para estrear o Concerto para Piano op. 78 de Anne Victorino d´Almeida no âmbito da Temporada Cruzada França-Portugal.

LIGAÇÕES EXTERNAS
www.brunobelthoise.com
Bruno Belthoise na Wikipedia

Última actualização: 1 de Abril de 2021