Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
Ler mais
Entidade/Evento 5o. Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses
Local Fundação Calouste Gulbenkian
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
A 12 de Junho de 2006 recebi a notícia de um colega: “Ligeti is dead”. Na altura tinha começado a fazer alguns rascunhos para uma peça orquestral onde tentava (como tem sido recorrente no meu trabalho) reaproveitar algum material musical de outras peças minhas.
Depois desta triste notícia, resolvi encaminhar este momento orquestral para uma pequena homenagem ao compositor que, de forma indirecta, mais me tem influenciado ao longo do meu percurso de aprendizagem.
Esta peça é dividida em 4 secções (A B B’ C). A secção A recupera a ideia embrionária da minha peça ...quasi un lamento..., aqui estendida e com um campo harmónico distinto. As secções B e B’ afloram campos harmónicos simétricos, apresentados de uma forma estática, onde a importância do timbre é primordial. A secção C revisita o terceiro andamento das minhas 5 Bagatelas, usando uma orquestração mais complexa.
A influência de György Ligeti é intermitentemente clara nesta peça. Acima de tudo, e como referi anteriormente, o meu objectivo foi, através daquilo que considero humildemente como minha linguagem musical, prestar homenagem a esta enorme figura da música do século XX.
Hugo Ribeiro dezembro ‘06
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
In Memoriam
Estreia
2007/Jan/25
5o. Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses