Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
Ler mais
Categoria Musical Música de câmara (+ de 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética 13 Instrumentos
Estreia
Data 2006/Mar/24
Intérpretes
Membros da Orquestra Gulbenkian
Guillaume Bourgogne (direcção)
Entidade/Evento 4º Workshop Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses
Local Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Impromptu – que significa, em linhas gerais, “improviso” – é uma tentativa composicional de conciliar, de uma forma aparentemente improvisada, alguns elementos musicais (gestos) e uma harmonia construída simetricamente. Seguindo a forma Impromptu do período romântico, esta peça é seccionada de uma forma ternária quasi-simétrica (A B A’), com duas secções similares e uma secção central contrastante.
Na secção A são usados campos harmónicos baseados no intervalo de 5ª perfeita que, através dos seus encadeamentos e reaproveitamento das suas notas comuns, se declinam no registo.
A secção central (B) é constituída por um coral paralelo nas madeiras, que reaparece variado quatro vezes. Este material é intercalado por um outro coral de estrutura diferente, apresentado no restante ensemble.
O regresso da secção inicial (A’) é uma recomposição do primeiro andamento das minhas 5 Bagatelas, aqui com uma orquestração estendida e com campos harmónicos baseados no intervalo de 7ª maior.
Hugo Ribeiro
janeiro 2006
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Impromptu
Estreia
2006/Mar/24
4º Workshop Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses
Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório
Lisboa
Portugal
Membros da Orquestra Gulbenkian
Guillaume Bourgogne (direcção)