Nascido em Buenos Aires, compositor, pianista e professor, que vive em Portugal há 35 anos, curioso por tudo o que constitui o «hoje» - Daniel Schvetz está Em Foco no MIC.PT em Julho.
Ler mais
Entidade/Evento III Festival Internacional do Tejo
Local Casa da Música Jorge Peixinho
Localidade Montijo
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Esta peça tem algo a ver com o ambiente visual e sonoro que está por detrás dos estudos sobre a luz (quatro peças para piano, que compus entre 2008 e 2010). Não há aqui qualquer referência ou citação, mas a música pretende assumir no seu próprio campo algo do que nos povoa o olhar, as sensações, a memória. Apesar da brevidade destas claridades, articulam-se aqui diversas sequências de carácter contrastado, que nos vão surgindo de forma relativamente inesperada. Mas uma vez expressas, parecem-nos familiares desde o início.
Não há obviamente qualquer tipo de correspondência literal entre plástico e musical, muito menos qualquer técnica de tradução ou recriação. Trata-se apenas de um jogo sonoro que organiza espaços, movimentos, direcções, cores, formas. Na escrita para o duo procuro explorar algumas das cores sugestivas da guitarra. Polifonias singelas no registo mais grave, recorrentes ao longo da peça, ajudam a criar um ambiente sonoro nebuloso e escuro. A elas se sucedem espaços de maior luminosidade e movimento. Como clarões breves que brotam do silêncio.
Esta peça foi composta por encomenda do Euterpe Guitar Duo e é-lhe naturalmente dedicada.