Nascido em Buenos Aires, compositor, pianista e professor, que vive em Portugal há 35 anos, curioso por tudo o que constitui o «hoje» - Daniel Schvetz está Em Foco no MIC.PT em Julho.
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Categoria Musical Música por Computador em tempo real
Instrumentação Sintética eletrónica
Estreia
Data 2025/Jun/04
Intérpretes
António Ferreira (difusão sonora)
Entidade/Evento WNMD 2025
Local O’culto da Ajuda
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Trata-se de uma composição acusmática com todos os traços estéticos esperados: sons abstractos contrastados/misturados com sons gravados tratados, num movimento contínuo que aponta para uma possível fuga de um mundo conturbado... O movimento contínuo é realizado através da utilização de pequenos sons, partículas, que são por vezes reconhecíveis na fonte e cujo movimento é conseguido através de uma combinação de panning de energia (nível) e conteúdo de frequência (timbre) (com uma pitada de Doppler shift). Isto significa que as caraterísticas sónicas intrínsecas do material guiam o movimento. O material com energia variável e conteúdo de frequência foi adicionado ou subtraído conforme desejado para controlar o grau de atividade espacial. O controlo direto do panning, por exemplo, através de envelopes, foi evitado. A obra foi originalmente concebida e misturada em Ambisonics 3o. Existe alguma dominância frontal na perceção global do espaço da peça. Este facto foi intencional.