Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética ensemble instrumental
Estreia
Data 2025/May/15
Intérpretes
Helena Marinho (piano) António Carrilho (flauta)
Catherine Strynckx (violoncelo)
Local Lisboa Incomum
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
O título da minha obra, remains, foi inspirado no projeto "Despojos". A título de exemplo o projeto sugeriu a exploração do tema através da reutilização de materiais musicais inacabados, descartados ou esquecidos.
A palavra inglesa do meu título tem múltiplos significados que influenciaram a composição da obra. Como substantivo, “remains” pode significar 1) o que fica para trás, 2) vestígios do passado, e/ou 3) pode referir-se a restos humanos. Como verbo, “to remain” significa 1) permanecer no mesmo lugar ou condição, ou 2) continuar a existir.
Ao refletir sobre estes significados decidi reutilizar o gesto inicial do piano que fora abandonado no processo composicional de outra obra minha. A este gesto foi associada a ideia de permanência, de “ficar no mesmo lugar”, que é simbolizada pelo próprio gesto que se ouve de forma persistente ao longo de vários minutos da peça, criando um ambiente emocional pesado, quase de lamento, in memoriam a tantos restos mortais que as guerras continuam a gerar.