I. O Fulminante
II. O Apático
III. O Histérico
IV. Epílogo
A obra
Três Reciclagens foi escrita para o projeto “Despojos”, desenvolvido pelo Borealis Ensemble.
Sendo este projeto sobre a crescente urgência da consciencialização ambiental, propus-me a usar a reciclagem como ponto de partida na composição, recolhendo melodias icónicas de cada instrumento do trio (Flautas de Bisel, Piano e Violoncelo). Assim, cada melodia é reaproveitada para se transformar em algo novo, mantendo as características que as tornam reconhecíveis.
O primeiro andamento, “O Fulminante”, baseia-se no
Allegro do Concerto em Dó para Flauta de Bisel de Antonio Vivaldi (RV 443). O caráter jocoso da melodia original é mantido e realçado, contraposto com harmonias suspensas e ritmos sincopados que a ajudam a saltar alegremente.
O segundo andamento, “O Apático”, baseia-se no
Le Cygne de Camille Saint-Saëns. Desta vez, a natureza da melodia original é completamente virada do avesso, sendo transformada em algo melancólico e eventualmente tenebroso, como se o cisne tivesse um desfecho trágico.
O terceiro andamento, “O Histérico”, baseia-se no
Für Elise de Ludwig Van Beethoven. Esta última reciclagem pega na melodia mais icónica deste trio e aproveita sobretudo a sua primeira parte, exagerando a sua energia rítmica loucamente, como se não se conseguisse conter.
Por fim, ouve-se um Epílogo breve onde as três melodias são tocadas em simultâneo, como se pertencessem a uma realidade paralela onde foram escritas com o propósito de se juntarem.
Francisco Ribeiro