Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
Ler mais
Categoria Musical Música Electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética eletroacústica sobre suporte
Estreia
Data 2023/Sep/30
Local Auditório do Conservatório de Música de Viseu
Localidade Viseu
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Esta obra é uma homenagem que faço ao Conservatório de Música da minha cidade que, como a mim, tem ajudado a formar tantos músicos da região de Viseu.
A música e o Conservatório de Viseu, fazem parte da minha vida há cerca de 40 anos. Primeiro como aluno, mais tarde como professor e depois como diretor desta grande instituição cultural e de Ensino Artístico Especializado de música – o Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão.
O ponto de partida da obra Oirótavresnoc foi a vontade de fazer uma composição musical construída a partir dos sons do próprio edifício. Assim, pondo de parte os “sons musicais” de tantos instrumentos que se podem nele ouvir diariamente, captei os sons, naturais ou transformados em computador, do próprio edifício em si – sons de portas ou janelas, alarmes, máquinas, escadas, estantes, quadros, torneiras, interruptores, gavetas, cadeiras, portões, dando desta forma um carácter vivo e quase humano ao edifício que nos acolhe.
Oirótavresnoc é dedicada a todos os professores, funcionários e alunos que já passaram pelo nosso Conservatório.