Data 2022/Apr/22
Intérpretes
Orquestra Filarmónica Portuguesa, Osvaldo Ferreira (maestro)
Entidade/Evento 15.º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu
Local Escola Secundária Emídio Navarro
Localidade Viseu
País Portugal
As 7 Trombetas e a Nova Jerusalém resulta de uma encomenda conjunta do
Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu e da
Miso Music Portugal e foi escrita entre Dezembro de 2021 e Março de 2022.
Esta obra é inspirada nos capítulos 8, 9 e 21 do livro de Apocalipse. Sete anjos tocam sete trombetas anunciando sofrimento e dor através de sete pragas castigadoras da humanidade; no entanto Deus espera a conversão do homem e por essa razão a humanidade não é destruída.
Musicalmente as Trombetas são representadas pelos metais da orquestra com pequenos solos que nos transportam para esse ambiente de dor relatado no texto. As texturas desenvolvidas são de grande complexidade harmónica e rítmica e de grande massa sonora.
A parte final da obra deixa-nos esperança, a Nova Jerusalém, descrita no capítulo 21, como uma cidade santa, grandiosa, bela e riquíssima, apresenta o Céu e a glória de Deus.
As texturas densas da secção anterior, dão lugar a texturas mais simples, calmas e de harmonias perfeitas, transportando-nos para uma dimensão celestial.
No momento presente de dor e sofrimento humano provocados pela guerra, dedico esta obra a todas as pessoas que perderam as suas famílias, nesta e em todas as guerras que o homem teimosamente continua a travar.
Que a paz chegue urgentemente.
José Carlos Sousa · Viseu, 12 de Março de 2022