A soprano Camila Mandillo é atualmente artista em residência na Queen Elisabeth Music Chapel (Bélgica), sob a orientação de Sophie Koch e Stéphane Degout.
Formada pela Hochschule für Musik Hanns Eisler Berlin, Camila completou a licenciatura e o mestrado com distinção, sob a orientação de Martin Bruns e Uta Priew, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Recebeu também bolsas de mérito, como: Deutshland Stipendium, Yehudi Menuhin Live Music Now Berlin e.V, Vladimir Piontkovsky Memorial Scholarship, Bernbeck Stiftung, Freunde Junger Musiker e.V Berlin, e o prémio DMR Stipendienprogramms 2022 im Rahmen von Neustart Kultur.
Participou em masterclasses com artistas como Sabine Devieilhe, José van Dam, Deborah York, Jill Feldman, Janet Williams, Scott Weir, Robert Dean Smith e Sarah Maria Sun, entre outros.
Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, onde se formou em canto e guitarra clássica. Foi também membro fundador, solista e assistente de direção artística do Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa.
Apresenta-se regularmente em recitais de música de câmara, Lied, óperas e música contemporânea, área que tem vindo a explorar com crescente reconhecimento.
No ramo da ópera, interpretou papéis como
Susanna em Le Nozze di Figaro (Mozart),
Donna Anna e
Zerlina em Don Giovanni (Mozart),
Pamina em Die Zauberflöte (Mozart),
Giulia em La Scala di Seta (Rossini),
Morgana em Alcina (Handel),
Belinda em Dido e Eneias (Purcell),
Ser I em A Laugh to Cry (Miguel Azguime) – ópera premiada, em digressão nacional e internacional desde 2022;
Estreou ainda os papeis de
Hana em Blown off course (Pedro Rebelo),
Penélope em O Regresso (João Quinteiro), e
Eurydike IIb em Eurydike (Feliz Anne Reyes Macahis) – parte da produção Neuen Szenen IV na Deutsche Oper Berlin.
No campo da música contemporânea, destaca-se a atuação como solista nos workshops ENOA “Composing for Voices and Orchestra” com os compositores Kaija Saariaho (2023) e Luca Francesconi (2024), com a Orquestra Gulbenkian; a performance como representante Portuguesa no evento “Art’s Birthday - Euroradio Ars Acustica Special Evening 2023”, com transmissão ao vivo para rádio internacional; a abertura do Festival Música Viva 2024, com uma performance de ‘Mysteries of the Macabre’ de György Ligeti com a Orquestra Metropolitana de Lisboa; e a interpretação de ‘Reinaert Fantasie’ de Hans Vercauteren no Antwerp Spring Festival 2025, com a Orchestre National de Lille.
Camila tem colaborado com diversos ensembles, incluindo, Il Gardellino Orchestra, Orchestre de l’Opéra Royal de Wallonie-Liège, Philharmonische Orchester des Staatstheaters Cottbus, Preußisches Kammerorchester, IEMA Ensemble, Echo Ensemble e Concrète {LAB} Ensemble,
Orquestra Gulbenkian,
Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Barroca da Casa da música.
Desde 2020 participa ativamente em projetos com o
Sond’Ar-te Electric Ensemble.
Figura como uma das intérpretes principais nos World New Music Days 2025 em Lisboa, com destaque para o concerto de abertura com a
Orquestra Metropolitana de Lisboa no Centro Cultural de Belém.
Após nomeação conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian, Casa da Música e BOZAR, foi selecionada pela rede ECHO como uma das seis Rising Stars para a temporada 2026–2027, com uma digressão por prestigiadas salas europeias.
Última atualização: 22 de maio de 2025