Intérpretes

Entrevista
Bibliografia
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de compositor
Rita Castro Blanco é uma promissora maestrina portuguesa, tendo se estreado já com a Staatstheater Darmstadt, Real Filarmonia de Galícia, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre outras. De setembro de 2019 a janeiro de 2022 deteve o posto de Maestrina Titular da Huddersfield Philharmonic Orchestra.
Rita Castro Blanco tem vindo a desenvolver a sua experiência e interesse em variados campos musicais, incluindo a música contemporânea e ópera, tendo sido Conducting Fellow do Verbier Festival (2024), Tanglewood Festival (2022), Lucerne Festival e do programa Mentorship for Woman Conductors do Festival d’Aix-en-Provence (ambos em 2021). Na primeira edição do Operafest Lisboa 2020 estreou sete óperas portuguesas durante a Maratona Ópera XXI, nos Jardins do Museu Nacional de Arte Antiga, encenadas por António Pires.
É atualmente Maestrina Assistente da City of Birmingham Symphony Orchestra pela segunda temporada consecutiva, e colabora profissionalmente como assistente de maestros de renome, tais como Nuno Coelho (Orquestra Gulbenkian, JONDE), Joana Carneiro (Orquestra Sinfónica Portuguesa) e Clark Rundell (Orquestra Gulbenkian).
Rita iniciou os estudos em Direção de orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra, tendo posteriormente ingressado no Royal Northern College of Music. Tem vindo a participar em numerosas masterclasses com as orquestras da Royal Opera House, London Sinfonietta, Stavanger Symphony Orchestra e Balthasar Neumann Essemble.

LINKS EXTERNOS
Rita Castro Blanco

Última atualização: 13 de março de 2025