Intérpretes

Entrevista
Bibliografia
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de compositor
Natural da Polónia e educado no Porto, Jan Wierzba tem se destacado como um dos mais promissores directores de orquestra da actualidade musical portuguesa.

Projectos recentes e futuros incluem programas com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Netherlands Philharmonic Orchestra, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Netherlands Kammer Orkest, Ensemble MPMP, entre outros.

É Maestro Assistente da Netherlands Philharmonic Orchestra, trabalhando directamente com o seu Director Musical Marc Albrecht, Director Artístico da Orquestra Clássica de Coimbra, Orquestra de Câmara de Almada, e do EnsembleMPMP, agrupamento com o qual tem trabalhado para promover o património musical português de todas as épocas.

Foi Maestro Residente no Operosa Festival e participou numa série de três masterclasses com foco em Ópera sob a tutoria de Carlo Rizzi. Trabalhou com Bernard Haitink e Lucerne Festival Strings e foi Assistente de Maestro de Coro na Ópera Nacional Holandesa.

Foi assistente de Joana Carneiro, Jac van Steen, Vassily Petrenko, Pedro Carneiro, Marc Tardue, Sir Andrew Davis e Juanjo Mena. Enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou a Hochschule für Musik Franz Liszt em Weimar no grau de Konzertexamen, terminou o Mestrado em Direcção na Royal Northern College of Music (RNCM) tendo-lhe sido atribuído o Mortimer Furber Prize for Conducting. Licenciou-se em direcçao de orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra sob a tutoria do Maestro Jean-Marc Burfin.

LINKS EXTERNOS
Página oficial de Jan Wierzba