|
Manuel Pedro Ferreira realizou o curso de flauta transversal no Conservatório Nacional de Lisboa com Carlos Franco. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa, dedicou-se ao estudo da música medieval, tendo apresentado à Universidade de Princeton (E. U. A.) uma tese de doutoramento em Musicologia sobre o canto gregoriano na Abadia de Cluny. Foi professor na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Actualmente, Manuel Pedro Ferreira lecciona História e Análise do Renascimento e do Período Medieval no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, onde é também membro do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musicais). Dedicado aos estudos musicológicos, com um vasto número de artigos publicados sobre música medieval e ainda sobre a música de compositores contemporâneos, foi contemplado com o Prémio de Ensaísmo Musical do Conselho Português da Música pela obra O Som de Martin Codax (1986). Dirigiu a publicação facsimilada do Cancioneiro da Biblioteca Publia Hortensia de Elvas (1989). Investigador bolsista através da J.N.I.C.T., da Comissão Fulbright e da Fundação Calouste Gulbenkian, continuou a aprofundar os estudos de música medieval em Portugal e no estrangeiro. Tem participado também em equipas interdisciplinares de investigação, ligado à Fondation Royaumont (sobre a Catedral de Braga), e ao Centre Européen de Recherche pour l’Interprétation des Musiques Médiévales (sobre canto gregoriano). Manuel Pedro Ferreira foi presidente da Juventude Musical Portuguesa e co-director do Conselho Português da Música. Fez parte da equipa assessora da "Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura" e entre 1995 e 1998 foi comentador crítico na Antena 2 da RDP. Escreveu inúmeros artigos na imprensa musical para as publicações Música & Som (1978-83), Expresso (1982-83), Grande Reportagem (1985) e Jornal de Letras (1983-89). Dirigiu as publicações Informação Musical (1981-83) e Arte Musical (1986). As suas composições musicais, estreadas em Portugal, reúnem música de câmara (pequenos conjuntos instrumentais e música para piano) e música coral. Foi incentivado na escrita composicional por Emmanuel Nunes, Constança Capdeville e Luigi Nono. Em 1995, fundou o grupo Vozes Alfonsinas, que também dirige, e com quem gravou já seis CD’s dedicados à interpretação de música medieval e renascentista. Última actualização: 30 de Janeiro de 2020 |
Última actualização: 30 de Janeiro de 2020
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
Delirium | 2001 | Casa da Música / Porto 2001 | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.com/ | |
Dois Hinos a Madre Teresa de Saldanha | 1998 | Comunidade Dominicana do Convento dos Cardaes | Lisboa | Portugal | Observações | |||
De Profundis | 1994 | EC-Japan Fest | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.eu-japanfest.org/ | |
Canto da Sereia | 2006 | Grupo de Música Contemporânea de Lisboa | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.gmcl.pt/ | |
String Song | 2008 | Ministério da Cultura | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.portaldacultura.gov.pt/ | |
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
Palestina | Execução | 2025/Jun/21 | Igreja Evangélica Alemã | Lisboa | Portugal | Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa | Observações | ||
Palestina | Estreia | 2025/Jan/04 | Lisboa | Portugal | família e amigos | Observações | |||
Líricas | Estreia | 2024/May/16 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Luísa Tender (piano) | Observações | ||
Seis irmãos | Estreia | 2024/May/16 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Luísa Tender (piano) | Observações | ||
Vera | Estreia | 2023/Dec/17 | Capela de Santo Amaro | Lisboa | Portugal | Coro Alto | Observações | ||
Embalo | Estreia | 2021/Nov/06 | Afife | Portugal | grupo vocal ad-hoc | Observações | |||
Sanctus | Estreia | 2020/Jan/04 | Lisboa | Portugal | família e amigos | Observações | |||
Quadra de Aleixo | Estreia | 2019 | Portugal | Observações | |||||
Ai tiranos! | Estreia | 2018 | Portugal | família e amigos | Observações | ||||
Zebaoth | Estreia | 2018/Apr/01 | Bouças | Portugal | autor e sua mulher | Observações | |||
Prólogo-Interlúdio-Epílogo | Estreia | 2017/Dec | Lisboa | Portugal | família e amigos | Observações | |||
Prólogo-Interlúdio-Epílogo | Ante-Estreia | 2017/Dec/15 | 20 anos do CESEM | FCSH | Lisboa | Portugal | funcionários do CESEM | Observações | |
Saudade. In memoriam Duarte Lino Pimentel | Execução | 2017/May/16 | Iowa | Estados Unidos da América | Courtney Miller (oboé) | Observações | |||
Festa se faça | Estreia | 2016/Dec/21 | Lisboa | Portugal | família e amigos | Observações | |||
Festa se faça | Ante-Estreia | 2016/Dec/20 | FCSH | Lisboa | Portugal | funcionários do CESEM | Observações | ||
Ladainha de Dezembro | Estreia | 2015/Dec/22 | família e amigos | Observações | |||||
Cosmogonia de Natal | Estreia | 2013/Dec | Lisboa | Portugal | esposa e três filhos | Observações | |||
Mini-Aleluia | Estreia | 2013/Apr/20 | Bouças | Portugal | esposa e três filhos | Observações | |||
Canção simples de Reis | Estreia | 2013/Jan | Lisboa | Portugal | família e amigos | Observações | |||
String Song | Execução | 2008/Oct/03 | Centro Cultural da Malaposta | Centro Cultural da Malaposta | Odivelas | Portugal | Grupo de Música Contemporânea de Lisboa: José Machado (violino), Ricardo Mateus (viola), Jorge Sá Machado (violoncelo), | Observações | |
Canto da Sereia | Estreia | 2007/May/23 | Em Busca de um Salão Perdido 2007 | Conservatório Nacional | Lisboa | Portugal | Grupo de Música Contemporânea de Lisboa: Susana Teixeira (meio-soprano), João Pereira Coutinho (flauta), Luís Gomes (clarinete), José Machado (violino), Ricardo Mateus (viola), José Sá Machado (violoncelo), Andreia Marques (harpa), João Paulo Santos (direcção) | Observações | |
Mini-Magnificat | Estreia | 2007/Jan | Lisboa | Portugal | Lourenço Ferreira e Joana Gomes-Ferreira | Observações | |||
Saudade. In memoriam Duarte Lino Pimentel | Estreia | 2004/Mar/25 | Évora | Portugal | Pedro Couto Soares (flauta de bisel) | Observações | |||
Saudade | Estreia | 2004 | Évora | Portugal | Pedro Couto Soares (flauta de bisel) | Observações | |||
Delirium | Estreia | 2001/Oct/14 | Porto | Portugal | Grupo Vocal Olisipo | Observações | |||
Le Gymnaste | Estreia | 2000 | Fundação Musical dos Amigos das Crianças | Lisboa | Portugal | Miguel Ferreira (piano) | Observações | ||
Dois Hinos a Madre Teresa de Saldanha | Estreia | 1999 | Lisboa | Portugal | Freiras dominicanas do Convento dos Cardaes | Observações | |||
The Mother of God | Estreia | 1998 | Sé Velha de Coimbra | Coimbra | Portugal | Vozes Alfonsinas | Observações | ||
Canção Profana de Natal | Estreia | 1998 | Alentejo | Portugal | Vozes Alfonsinas | Observações | |||
Três Cânticos Baptismais | Estreia | 1997 | Igreja do Palácio das Necessidades | Lisboa | Portugal | David Cranmer (órgão) | Observações | ||
Três Cânticos Baptismais | Estreia Parcial | 1994 | Igreja de S. Lourenço de Azeitão | Azeitão | Portugal | Observações | |||
Trois Chansons de Rilke | Execução | 1992 | Lisboa | Portugal | Observações | ||||
Três Cânticos Baptismais | Estreia Parcial | 1991 | Igreja de S. Miguel de Alcainça | Portugal | Observações | ||||
Trois Chansons de Rilke | Estreia | 1990 | Taplin Auditorium (Princeton University) | Princeton | Estados Unidos da América | Karen Holvik (soprano) e Brian Suits (piano) | Observações | ||
Duettino | Estreia | 1989/Sep/28 | Graduate College, Princeton University | Princeton | Estados Unidos da América | Su Lian Tan (flauta) e Phanos Dymiotis (violino) | Observações | ||