Em foco

Na 1.ª Pessoa


Foto: imagem ilustrativa . Pixabay

Na 1.ª Pessoa é um novo ciclo de programas no contexto da emissão radiofónica Música Hoje – produzida pela Miso Music Portugal e pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa para a Antena 2 – lançado em Setembro com três programas de rádio dedicados aos dois compositores editados pelo MIC.PT: Constança Capdeville e Jorge Peixinho (no dia 5 de Outubro). Nestas duas emissões são reveladas em primeira mão as entrevistas históricas que Miguel Azguime, "anfitrião" do Música Hoje, fez a estes criadores em 1990 e 1992, respectivamente.

São precisamente conversas com compositores em Portugal que construirão ao longo de muitos meses o ciclo Na 1.ª Pessoa – uma plataforma de comunicação dos mesmos com o público, que estarão quinzenalmente à conversa com Pedro Boléo para nos revelarem vários aspectos do seu universo sonoro: desde as questões ligadas à estética e técnica composicional, passando por reflexões de cariz filosófico ou mesmo político, até aos assuntos mais práticos que dizem respeito ao seu dia-a-dia. Para cada um dos programas os convidados do Música Hoje escolherão também obras marcantes no seu percurso.

Mais uma oportunidade pois para conhecer melhor os compositores portugueses, os compositores activos em Portugal e a sua música através desta emissão radiofónica; sempre às sextas-feiras, de duas em duas semanas, à 1h00 da madrugada na Antena 2.

Na 1.ª Pessoa é apresentado por Pedro Boléo, com coordenação de Jakub Szczypa e assistência técnica de André Hencleeday.

Todas as emissões passadas do Música Hoje estão disponíveis para ouvir aravés da RTP – Play.