Música sem fronteiras · Portugal nos festivais World New Music Days
O ano de 2025 será marcado pela organização, pela primeira vez em Portugal, do festival ISCM World New Music Days, que decorrerá entre os dias 30 de maio e 7 de junho em Lisboa e no Porto. Neste contexto, dedicamos a secção Em Foco de março à história e à presença da música portuguesa nas Jornadas Mundiais de Nova Música, uma iniciativa da Sociedade Internacional para a Música Contemporânea (ISCM) e, sem dúvida, um dos maiores e mais vibrantes festivais anuais dedicado à música erudita contemporânea.
A história das relações entre Portugal e a Sociedade Internacional para a Música Contemporânea tem quase 80 anos, nos quais se destaca, por um lado, a atividade do compositor Jorge Peixinho, entre 1976 até à sua morte em 1995 e, por outro, a atividade, desde 1999 até hoje, da Miso Music Portugal enquanto a Secção Portuguesa da ISCM. Graças à dinâmica criada tanto por Jorge Peixinho como pela Miso Music, desde 1975 e até agora, nas Jornadas Mundiais de Nova Música da ISCM foram apresentadas mais que 50 obras de compositores portugueses.
Em março visitem a secção Em Foco e familiarizem-se não só com este capítulo significante no que à história da internacionalização da música portuguesa diz respeito, mas também com a história da própria ISCM, criada em 1922 em Salzburgo na Áustria.
Atividade · Compositoras e Compositores Editados pelo MIC​.​PT
Ângela da Ponte · © Rui Neto
Ângela da Ponte · © Rui Neto

A obra para adufe e eletrónica Ensaios Sobre Cantos IV (2019) de Ângela da Ponte (compositora editada pelo MIC.PT), será apresentada no próximo dia 22 de março no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves (Santo Tirso). A ocasião será a estreia do projeto Nativo de Tiago Manuel Soares, que, como revela a sua sinopse, conta com uma experiência de 20 anos «de um profundo estudo, formação e carreira ligados à música de raíz». Aqui, este músico «apresentar-se-á a solo, com a percussão tradicional portuguesa como ponto central da narrativa, num espetáculo pioneiro. Nativo vai à descoberta de novas estéticas, numa visão contemporânea da diversidade deste património imaterial português, vista aos olhos de artistas atuais que nunca se desconectaram das suas raízes.» Neste sentido, além da obra de Ângela da Ponte, no âmbito deste espetáculo Tiago Manuel Soares interpretará ainda peças de Fernando C. Lapa (compositor editado pelo MIC.PT) e Filipe Fernandes.

A 21 de março, no O’culto da Ajuda em Lisboa, será interpretada a obra Do lume que pesa (2019) de Carlos Brito Dias (compositor editado pelo MIC.PT). Encomendada pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble, a peça será executada por este grupo, sob a direção de Pedro Neves. O Sond’Ar-te contará com Sílvia Cancela (flauta), Nuno Pinto (clarinete), Vítor Vieira (violino), Filipe Quaresma (violoncelo), João Casimiro Almeida (piano) e João Dias (percussão). O concerto abrirá com a estreia da compositora polaca Monika Szpyrka Regrowing (2023), obra vencedora da Tribuna Internacional de Compositores e composta por encomenda da Eurorádio. O evento será assim transmitido na sua totalidade em direto pela Antena 2. Explorando a fusão entre instrumentos acústicos e eletrónica, o programa inclui ainda Reticulatum (2022) de Valerio Sannicandro, Gravitas (2023) de David Miguel e D’un horizon tendu (2019) de Miguel Azguime (estes dois últimos compositores também editados pelo MIC.PT).

No mais fundo de ti... (2014) de Clotilde Rosa e Llanto por Mariana (1986) de Jorge Peixinho, são as duas obras destes compositores editados pelo MIC.PT incluídas no programa do concerto comentado que o GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, sob a direção de Vasco Pearce de Azevedo, irá apresentar no próximo dia 21 de março, no Auditório da Escola de Música São Teotónio em Coimbra. Os comentários realizados neste contexto focar-se-ão na ligação entre a poesia e a música na obra de Clotilde Rosa, por um lado e, por outro, na temática da liberdade, criando um paralelismo histórico entre a Guerra Civil Espanhola e Revolução dos Cravos em Portugal. No contexto deste concerto será ainda apresentado o resultado do processo criativo desenvolvido nos workshops orientados pelos músicos do GMCL com os alunos da Escola de Música São Teotónio. Neste sentido, o GMCL e os alunos participantes nos workshops interpretarão as peças Improviso I e Improviso II de Peixinho/ Machado.

Três obras de David Miguel (compositor editado pelo MIC.PT) serão interpretadas ao longo do mês de março. A primeira peça, Soneto do amor e da morte (2014) para coro misto, será apresentada na XXVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra. O concerto do Coro Misto da Universidade de Coimbra terá lugar no Salão de São Tomás de Aquino, no Seminário Maior de Coimbra, a 13 de março. Este espetáculo insere-se no ciclo O Canto dos Poetas. Na semana seguinte, no dia 21, no âmbito de mais um Concerto em Direto da Antena 2 no O’culto da Ajuda em Lisboa, o Sond’Ar-te Electric Ensemble sob a direção de Pedro Neves interpretará a obra Gravitas que David Miguel compôs em 2023, em reposta à encomenda da Miso Music Portugal. No final do mês, a 29 de março, ouvir-se-á em estreia absoluta a obra Miserere para coro e quinteto de cordas. O concerto do Ensemble Polaris sob a direção de Gonçalo Lourenço ocorrerá na Capela de São Francisco, no Fundão, e enquadra-se no ciclo Quadragésima, dedicado às tradições da Quaresma.

O projeto de Filipe Esteves (compositor editado pelo MIC.PT), Sons Interiores/ Interior dos Sons – uma alquimia doméstica, foi recentemente editado em CD pela Miso Records, sendo que o lançamento deste novo álbum decorrerá a 29 de março no O’culto da Ajuda em Lisboa. «O presente trabalho pode ser considerado a contraparte do meu primeiro CD monográfico, editado em 2021, intitulado Sul e Sueste», diz Filipe Esteves. E continua: «Se, naquele, o mote tinha sido a “paisagem sonora” citadina, neste, a ideia emergiu do ambiente doméstico, a partir da escuta intencional de fontes sonoras que, no dia a dia, quer por serem quase inaudíveis, quer pela sua permanência e vulgaridade, tendem a ser obliteradas ou ignoradas.» No contexto do lançamento, Filipe Esteves realizará a difusão sonora das composições do projeto Sons Interiores/ Interior dos Sons através da Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal. Na mesma noite, terá lugar ainda o lançamento de um outro CD editado pela Miso Records – Eight Dialogues de Armando Teixeira (sintetizadores Buchla) e Miguel Leiria Pereira (contrabaixo).
Jaime Reis · © Sofia Nunes
Jaime Reis · © Sofia Nunes

Nos dias 8 e 9 de março na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, decorrerão várias performances comunitárias no contexto do projeto Corpos Sonoros II (inseridas no programa pedagógico Rising Stars), que contarão com a participação da violinista Beatriz Costa e de Jaime Reis (compositor editado pelo MIC.PT). Corpos Sonoros II é uma iniciativa do Projecto DME que cruza a criação, a arte sonora, a escultura, a instalação e a performance comunitária, em que os participantes criam e exploram diversos sons através do «corpo sonoro» concebido a partir do esqueleto de um piano. Adicionalmente, a obra eletroacústica Fluxus, pas trop haut dans le ciel, composta por Jaime Reis em 2017, será apresentada no festival SO.UND.ING Acousmonium Octa-Fusion, a 17 de março no Kino Šiška em Liubliana. O programa do segundo dia desta iniciativa do Instituto de Processamento de Arte Contemporânea (Eslovénia), a 18 de março, incluirá ainda as apresentações da música eletroacústica de Mariana Vieira (compositora editada pelo MIC.PT), Cristóvão Almeida e Marta Domingues.
João Castro Pinto · © Michael Wieser
João Castro Pinto · © Michael Wieser

João Castro Pinto (compositor editado pelo MIC.PT), foi convidado a apresentar a sua mais recente peça acusmática – Circumsphere: to Bounce & Rebounce (2024) – na 4.ª edição do Festival Imersivo (organizado pelo Projecto DME), um evento anual dedicado à música eletroacústica e à exploração do espaço sonoro, que este ano decorrerá entre 20 e 23 de março, no Lisboa Incomum. O festival coloca em destaque os sistemas de som em forma de cúpula, proporcionando uma experiência auditiva imersiva, onde o espaço se torna um elemento fundamental na composição e perceção musical. Neste sentido, João Castro Pinto irá espacializar a sua obra através do sistema de som multicanais do Lisboa Incomum, espaço sede do Projecto DME.
Miguel Azguime · © Adam Walanus
Miguel Azguime · © Adam Walanus

A obra de Miguel Azguime, D’un horizon tendu (2019), será apresentada a 21 de março no O’culto da Ajuda em Lisboa, pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble e Pedro Neves (maestro). Composta para quarteto amplificado, a obra foi encomendada a este compositor editado pelo MIC.PT pela Fundação Kwartludium na Polónia. O concerto, no âmbito da qual terá lugar também a estreia de Regrowing (2023) da compositora polaca Monika Szpyrka, distinguida na Tribuna Internacional de Compositores, será transmitido em direto na Antena 2. Criada em 1949 como órgão da UNESCO e organizada pelo Conselho Internacional de Música, a Tribuna é um fórum de representantes de organizações de radiodifusão que se reúnem com o propósito de trocar e transmitir música contemporânea.

No dia 14 de março, o Duo Interdito, formado por Sofia Marafona (soprano) e Duarte Pereira Martins (piano), apresentará a obra Rente ao chão do compositor Miguel Resende Bastos (editado pelo MIC.PT), inspirada no poema de Eugénio de Andrade que pertence ao volume Rente ao Dizer. O concerto acontecerá no O’culto da Ajuda em Lisboa e integra o projeto Caderno de Eugénio, uma iniciativa do duo para celebrar o centenário do poeta. Celebrando a própria «ligação entre literatura e música, tão cara a Eugénio», citando o duo, este programa incluirá também obras de Erwin Schulhoff e Wolfgang Rihm. Além disso, no concerto serão também apresentadas peças de vários compositores portugueses inspiradas na poesia de Eugénio de Andrade. Entre elas, além da obra de Miguel Resende Bastos, encontra-se Nocturno de Camila S. Menino, Toda a poesia é luminosa de Sara Ross, Oiço correr a noite pelos sulcos de Carlos Lopes, Contigo de Pedro F. Finisterra e Lume breve de Fábio Cachão.

No dia 2 de março, a compositora Sara Carvalho (editada pelo MIC.PT) terá uma obra interpretada nos Dias da Percussão de Portimão, no concerto para famílias Música a Sério para Instrumentos de Brincar. Como se pode ler na descrição do espetáculo, o foco deste projeto é «a utilização de objetos, instrumentos e dispositivos normalmente associados ao jogo e à brincadeira, num contexto de produção artística, como uma alternativa à criação baseada em sonoridades e instrumentos convencionais». A obra de Sara Carvalho incluída neste concerto é where the wild things are (2022) para flauta de bisel, piano de brincar e percussão amplificada. A interpretação estará a cargo do Borealis Ensemble, composto por António Carrilho (flautas), Helena Marinho (teclados) e Nuno Aroso (percussão). O programa inclui ainda obras de Francisco Ribeiro, Carlos Caires, Hugo Ribeiro e Nuno Peixoto de Pinho, sendo estes três últimos também compositores editados pelo MIC.PT.
 
RIZOMA
logo · riZoma
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riZoma · Plataforma de Intervenção e Investigação para a Criação Musical

riZoma é uma rede formada por um conjunto alargado de entidades portuguesas ativas ligadas à criação, à educação, à interpretação e à investigação, com larga experiência no contexto da música erudita contemporânea. A Plataforma riZoma foi criada para estabelecer o diálogo e a articulação entre as entidades que a constituem e para falar a uma só voz junto do público e das tutelas, dando protagonismo ao esforço perpetrado por muitos e criando uma força nova que assenta no valor inestimável que a música erudita contemporânea criada em Portugal tem para a identidade cultural do nosso país.
MÚSICA DE INVENÇÃO E PESQUISA
· 14 / 03 · 1h00 · Antena 2 ·
40 Anos da Miso Music Portugal

Uma entrevista com Paula Azguime, Miguel Azguime e Jakub Szczypa sobre os 40 anos da Miso Music Portugal, desde a fundação do Miso Ensemble até aos dias de hoje. Para além de ouvirmos alguns excertos de composições do Miso Ensemble, falamos com os seus dois fundadores, Paula e Miguel Azguime, e com o musicólogo Jakub Szczypa, que tem acompanhado de perto o trabalho da Miso Music Portugal nos últimos 15 anos. Em 2025 o 40.º aniversário da Miso Music coincide com a realização, pela primeira vez em Portugal, do festival World New Music Days, encontro internacional acolhido e organizado este ano pela Miso Music Portugal.
· 28 / 03 · 1h00 · Antena 2 ·
ISCM World New Music Days 2025

Uma conversa com Margarida Donas Botto, directora do Mosteiro dos Jerónimos, e Miguel Loureiro, director artístico do São LuizTeatro Municipal, duas das organizações parceiras do World New Music Days 2025 que acolhem diversos concertos deste festival internacional. Esta conversa moderada por Pedro Boléo contará também com a presença de Miguel Azguime, da Miso Music e da direção artística do festival. O World New Music Days, que se realizará entre 30 de maio e 7 de junho de 2025 em Lisboa e no Porto, é uma iniciativa da International Society for Contemporary Music, uma instituição centenária fundada em 1922 em Salzburgo. Pela primeira vez, o festival será realizado em Portugal, marcando um momento importante para a música portuguesa da atualidade. Durante estes dias, várias instituições e artistas – incluindo músicos e compositores portugueses e internacionais – juntar-se-ão para promover a criação musical e o intercâmbio artístico.
Novas Partituras no MIC​.​PT
andorinhas
imagem ilustrativa
A edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a divulgação de partituras de obras de compositores residentes e ativos em Portugal, fomentando a sua escolha por parte de músicos e programadores, e ainda o seu estudo no meio académico.
Hugo Vasco Reis (HVR0013)
Dimensions II (2021) · saxofone e eletrónica
Hugo Vasco Reis (HVR0014)
Dimensions III (2021) · flauta de bisel baixo e eletrónica
novos CD no MIC​.​PT

· Obras de Marta Domingues (Instantes), Jaime Reis (Phonopolis), Mariana Vieira (O Encontro Inesperado do Diverso ), Cristóvão Almeida (Estudo Acusmático).

· Obra de Christopher Bochmann: Golfadas de Silêncio (2023) para coro e orquestra · na inetrpretação da Orquestra Sinfónica Juvenil, do Coro de Câmara Cetóbriga e sob a direção de Christopher Bochmann.
estreias recentes
String Theory>> ver obra
9/ 02, Teatro Ribeiro Conceição, Lamego
Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
Fernando Marinho (maestro)
Miguel Carvalho
Vibrações>> ver obra
16/ 02, Casa Branca de Gramido
Diogo Ferreira (flauta)
Joana Resende (piano)
Carlos Filipe Cruz
Aurora de Abril>> ver obra
Esta Cantiga>> ver obra
Acerca da Liberdade>> ver obra
Poderias afogar-te, mas não queres>> ver obra
Libera Me>> ver obra
23/ 02, III Festival Leiria Cidade Criativa da Música, Teatro José Lúcio da Silva, Leiria
Ensemble de Sopros da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria
Alberto Roque (maestro)
La Fontana Mirabilis>> ver obra
28/ 02, espetáculo multidisciplinar Uma Gota de Água no Mundo, Teatro Municipal de Portimão
Grupo de Percussão da Universidade de Évora
Starry Night>> ver obra
28/ 02, Lisboa Incomum
NOVIDADES MIC​.​PT
Ângela da Ponte · © Rui Gonçalves
Carlos Lopes · © Rui Gonçalves
Nova Página no MIC.PT de Carlos Lopes

A Nova Página de Compositor de Carlos Lopes foi ativada em fevereiro no MIC.PT. O jovem compositor tem uma obra variada, com especial destaque para a música de câmara e peças para instrumento solo. No seu percurso, sobressai a participação no workshop ENOA – Composing for Voices, na Fundação Calouste Gulbenkian, onde trabalhou sob orientação do compositor Luís Tinoco. No concerto final deste workshop, em julho de 2019, a sua obra 5 Variações do Desassossego foi estreada pela Orquestra Gulbenkian e pelo barítono Tiago Matos, sob a direção de Pedro Neves. Além da Orquestra Gulbenkian, Carlos Lopes tem colaborado com ensembles portugueses como a Orquestra Sinfónica do Porto e o Remix Ensemble Casa da Música. Estudou Piano e Composição na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e participou em workshops com figuras de renome como Peter Rundel, Helmut Lachenmann, Harrison Birtwistle, Philippe Manoury e o Ensemble Mosaik, em colaboração com Luís Antunes Pena, João Pedro Oliveira, entre outros. Atualmente, frequenta o Mestrado em Direção de Música Contemporânea na Hochschule für Musik und Tanz de Colónia, onde estuda com a professora Susanne Blumenthal.
ATUALIDADE

O Festival Imersivo 2025, uma iniciativa do Projecto DME, decorrerá entre os dias 20 a 23 de março no Lisboa Incomum. Este evento anual é dedicado à música eletroacústica, destaca os sistemas de som em forma de cúpula do espaço Lisboa Incomum, proporcionando uma experiência auditiva imersiva única. A edição deste ano do Festival Imersivo tem uma forte componente de música portuguesa, uma vez que vários compositores portugueses foram convidados a apresentar peças acusmáticas, ao longo do festival. O programa do festival, em atualização, englobará concertos, mesas redondas, seminários com Annette Vande Gorne, Elizabeth Anderson, João Pedro Oliveira e Mario Mary e uma instalação com peças selecionadas no âmbito da Call for Music lançada pelo Projecto DME.
Manuel Emílio Porto
Manuel Emílio Porto

A Câmara Municipal das Lajes do Pico e o Grupo Coral das Lajes do Pico, em parceria com o Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa – MIC.PT, promovem o V Prémio Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto. O Município das Lajes do Pico, considerando a extraordinária dimensão artístico-musical do maestro Manuel Emílio Porto que foi uma figura fundamental do universo musical e coral açoriano, tomou a iniciativa de organizar este concurso com o objetivo de estimular a criação de novas obras para coro, valorizando, simultaneamente, a língua portuguesa. O concurso, dirigido a compositores de nacionalidade portuguesa a residir ou não em Portugal, ou de nacionalidade estrangeira a residir em Portugal há mais de dois anos, compreende as categorias de Coro Misto e Vozes Brancas. O júri do concurso é constituído por Christopher Bochmann, Jorge Matta e Hildeberto Peixoto, sendo que o prazo de entrega de trabalhos é 6 de abril de 2025.

Estão abertas, até ao próximo dia 18 de julho, as candidaturas para a 8.ª edição do Prémio de Composição Acordeão, uma iniciativa da Associação Folefest com o objetivo de promover e incentivar a criação musical contemporânea para acordeão na sua vertente erudita, contribuindo desta forma para o desenvolvimento, em quantidade e qualidade, deste repertório. O prémio destina-se a compositores de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal, de qualquer idade. As obras a apresentar (para acordeão solo ou acordeão com eletrónica) têm de ser inéditas, reservando-se à organização do prémio o direito à estreia absoluta das obras premiadas. O júri do prémio é formado por: Amílcar Vasques-Dias (compositor), Ângela da Ponte (compositora) e Paulo Jorge Ferreira (acordeonista/ compositor e presidente do júri).

O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL) anuncia o VII Concurso Internacional de Composição GMCL/ Jorge Peixinho, cujo júri conta com Ivan Fedele (presidente), Gerhard Stabler, João Madureira, Carlos Caires, Jaime Reis, Jorge Sá Machado e Nuria Nuñez Hierro (convidado especial). Este concurso é organizado bienalmente, tem como objetivos centrais o incentivo e a divulgação da criação musical, contribuindo para o incremento do repertório contemporâneo de música de câmara, e compreende duas categorias. As obras inscritas para categoria A devem contemplar todos os instrumentos presentes no GMCL: mezzo-soprano, flauta transversal, clarinete, violino, viola, violoncelo, harpa, percussão e piano. As obras da categoria B, referente à música de câmara, devem usar, no mínimo, quatro dos nove elementos acima. Ambas as categorias aceitam obras com eletrónica. Quanto aos concorrentes, não há restrições de idade nem limite para o número de obras enviadas. Os trabalhos premiados serão apresentados num concerto gravado e transmitido pela Antena 2. A chamada para o concurso está aberta até 25 de julho.

A fim de incentivar a criação e a difusão de novas obras acusmáticas/ eletroacústicas, a Miso Music Portugal promove e organiza a 26.ª edição do Concurso Internacional de Composição Eletroacústica Música Viva 2025. A data limite para apresentação das obras a concurso é 31 de julho de 2025 (23h59, tempo de Lisboa) e os resultados serão anunciados a 31 de outubro de 2025. A obra premiada será difundida através da Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal durante o festival Curto-Circuito que terá lugar em dezembro de 2025 em Lisboa. O júri do 26.º Concurso Internacional de Composição Eletroacústica – Música Viva 2025 será anunciado brevemente.

A Fundação da Casa de Mateus, em colaboração com o Sond’Ar-te Electric Ensemble, e a blablaLab Associação Cultural, anuncia a segunda edição do Concurso Internacional de Composição de Lied Álvaro García de Zúñiga – Casa de Mateus – Sond’Ar-te. Promovendo a escrita de Lied, este concurso visa incentivar a criação, interpretação e divulgação de novas obras musicais que combinam a voz com instrumentos e com a possibilidade de inclusão de meios eletroacústicos. As candidaturas estão abertas a compositores de todas as nacionalidades, que podem submeter até duas composições inéditas, não estreadas, não publicadas comercialmente, nem premiadas em outros concursos. As obras devem ter uma duração entre 7 e 15 minutos e ser escritas para duo. A escolha dos textos para as composições deverá incidir na obra de Álvaro García de Zúñiga, cujos textos propostos podem ser consultados nos sítios das entidades parceiras. O prazo para submissão das candidaturas é 31 de dezembro de 2025.
Entrevistas MIC​.​PT
vídeo · entrevistas
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No passado mês de novembro o MIC.PT publicou no Canal YouTube mais duas Entrevistas do ciclo Na 1.ª Pessoa com os compositores Diogo da Costa Ferreira e Luís Neto da Costa, conduzidas pelo musicólogo e jornalista Pedro Boléo e gravadas em 2023 no O’culto da Ajuda em Lisboa.
Presentemente o Canal YouTube do MIC.PT contém vídeos com 35 Novas Entrevistas a compositoras e compositores residentes em Portugal realizadas desde 2019, assim como oito Entrevistas do Arquivo do MIC.PT realizadas entre 2003 e 2005.
Conduzidas por Pedro Boléo, filmadas no O'culto da Ajuda em Lisboa e realizadas no contexto do ciclo Na 1.ª Pessoa das emissões radiofónicas Música Hoje e Música de Invenção e Pesquisa (produzidas pelo MIC.PT e pela Miso Music Portugal para a Antena 2), estas Novas Entrevistas constituem uma (re)visita ao universo criativo dos vários compositores e compositoras editados pelo MIC.PT, dando seguimento às Entrevistas Históricas realizadas pelo MIC.PT há quase 20 anos e que agora constituem registos únicos da evolução da linguagem de cada um dos artistas entrevistados.
Para aceder às Entrevistas sigam as ligações em baixo e/ ou visitem o Canal YouTube do MIC.PT.
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