se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
Miso Music Portugal em foco no mic.pt durante o mês de Outubro
Em 2015 a Associação Miso Music Portugal celebra o seu 30.º aniversário, sendo este um dos pretextos para dedicar a secção Em Foco do MIC.PT de Outubro à sua actividade. Outra razão para destacar este mês o trabalho da Miso Music Portugal é a abertura do seu novo espaço de apresentação pública, O'culto da Ajuda, onde a partir do final de Outubro passarão a ser acolhidos numerosos projectos dedicados à arte musical.

A Associação nasceu como uma extensão do Miso Ensemble, criado em 1985 por Paula e Miguel Azguime, para desenvolver numerosas iniciativas em prol da criação e da difusão da arte musical contemporânea, com destaque para a música portuguesa dos séculos XX e XXI. Entre estas várias iniciativas é preciso destacar o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa (MIC.PT) com vocação de serviço público, e muitas outras actividades como a editora independente Miso Records, o Miso Studio, o programa regular de encomendas, acções pedagógicas, residências de criação, o festival Música Viva, os concursos de composição, uma acção prolífica dedicada à internacionalização da música portuguesa contemporânea, …

Com a inauguração do O'culto da Ajuda, que antecipa também a celebração de 30 anos de contínua actividade, a Miso Music Portugal dá início a uma nova etapa na sua existência. Os projectos que decorrerão neste novo local serão não apenas uma continuação, mas sobretudo um reforço dos ideais que marcam o seu trabalho, consonantes com uma defesa inabalável da urgência da Arte, da liberdade de criação e do papel solidário e sustentável que a define. Em Outubro visitem a secção Em Foco do MIC.PT dedicada à Miso Music Portugal.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
ALL-In-one de Carlos Caires no World Music Days 2014
A obra para ensemble e electrónica All-in-one (2010) de Carlos Caires, integra a programação do Festival World Music Days 2014, que decorrerá em Wroclaw na Polónia entre os dias 3 e 12 de Outubro. A peça deste compositor editado pelo MIC.PT, uma encomenda do Remix Ensemble Casa da Música para um concerto em homenagem a John Cage (daí a sua duração de 4'33''), será apresentada a 5 de Outubro, na interpretação da Orkiestra Muzyki Nowej (Orquestra de Nova Música) dirigida por Szymon Bywalec. World Music Days é um festival anual da International Society for Contemporary Music, que visa promover a criação musical contemporânea, programando obras de compositores de todo o mundo. Neste sentido todos os anos desde 2000, a Miso Music Portugal enquanto Secção Portuguesa da ISCM apresenta aos júris internacionais dos festivais WMD uma candidatura com seis obras de compositores portugueses, para integrarem a programação deste evento anual de eleição no que diz respeito à nova música.
Momentos-Memórias II de Cândido Lima no Encontro IAMIC 2014
Momentos-Memórias II de Cândido Lima, obra para duas guitarras, portuguesa e clássica, e ensemble de cordas, será apresentada no âmbito do Encontro da International Association of Music Information Centres, que decorrerá em Wroclaw na Polónia entre os dias 3 e 8 de Outubro. O programa do concerto que terá lugar a 7 de Outubro no Castelo Ksiaz, e que se inscreve no tema da conferência IAMIC 2014, Tradition and New Music, incluirá obras de compositores de cinco países, fazendo uma ligação entre a tradição e a nova música através de uso de instrumentos tradicionais. Neste sentido Momentos-Memórias II de Cândido Lima, compositor editado pelo MIC.PT, reinventa a guitarra portuguesa, apresentando-a em novos contextos e usando as idiossincrasias deste instrumento, tradicionalmente relacionado com o universo do fado. A obra será interpretada por Miguel Raposo (guitarra portuguesa) e Philippe Raposo (guitarra clássica), com a Orkiestra Muzyki Nowej (Orquestra de Nova Música) na direcção de Szymon Bywalec.
COMPOSITORES PORTUGUESES No CIME / ICEM 2014
Cadavre Exquis, uma obra colectiva composta por várias miniaturas electroacústicas de compositores portugueses, será apresentada no Festival e Conferência CIME / ICEM 2014, a 2 de Outubro na Voertman Hall em Denton (Estados Unidos). Concebido como o famoso jogo surrealista, este Cadavre Exquis, submetido ao Festival pela Miso Music Portugal enquanto membro da Confédération Internationale de Musique Electroacoustique, é composto por peças de Filipe Lopes, Rui Penha, Duarte Dinis Silva e Carlos Marecos, compositores editados pelo MIC.PT, e ainda de André Castro, Carlos Alberto Augusto, Pedro Patrício, Simão Costa e Carlos Guedes. O Festival e Conferência CIME / ICEM 2014 estão a decorrer entre os dias 1 e 4 de Outubro no Center for Experimental Music and Intermedia (University of North Texas), tendo na sua programação concertos, painéis de discussão, seminários ou workshops, etc., que abordam a temática, A música acusmática na era da internet, e ainda reuniões da Assembleia Geral da CIME / ICEM.
estreia de miguel azguime na inauguração do o'culto da ajuda em lisboa
No dia 30 de Outubro, no âmbito da inauguração do O'culto da Ajuda em Lisboa, será estreada a nova obra para clarinete e piano de Miguel Azguime, Son a ta demeure, escrita para Nuno Pinto e Elsa Silva. O programa deste concerto, com a transmissão directa pela Antena 2, será completado com mais quatro obras deste compositor editado pelo MIC.PT, pelos Solistas do Sond'Ar-te Electric Ensemble (Suzanna Lidegran, violino; Filipe Quaresma, violoncelo; Nuno Pinto, clarinete; Elsa Silva, piano; e João Dias, percussão), que interpretarão, Conver(say)tions (2010/11), Soit Seul Sûr de Son (2004/05), Moment à l'extrêmement... (2006)  e No Oculto Profuso (2009). Este concerto é também um pretexto para o lançamento do novo CD da Miso Records. Esta nova edição intitulada, Miguel Azguime - chamber music, inclui quatro obras de câmara escritas entre 2001 e 2011: Derrière Son Double (2001), Águas Marinhas (2004/05), Conver(say)tions (2010/11) e De Part et d'Autre (2011); e conta com as interpretações do Sond'Ar-te Electric Ensemble e da Camerata Aberta, sob a a direcção dos maestros Pedro Amaral, Guillaume Bourgonge e Laurent Cuniot. O O'culto da Ajuda é um novo espaço lisboeta da Miso Music Portugal dedicado à Arte Livre, experimentação, e partilha entre criadores e público; e fica situadno na Travessa das Zebras n.º 25 à Calçada da Ajuda.
Novas partituras NO mic.pt
O MIC.PT disponibiliza, a partir do mês de Outubro, oito novas partituras de cinco compositores portugueses, nomeadamente, Inês (2007) e terra (2009) de Carlos Marecos, Fractal Points (2008) e Baktum (2006/07) de Eduardo Luís Patriarca, Rumbinação, definitivamente! (1994) e Le blanc souci de notre toile (1998) de António de Sousa Dias, ETRAS - cantos de sonhi ma - A Viagem (2008) de Cândido Lima, e ainda Elle est blitz tampax (2014) de Vítor Rua.
Obra de Pedro Amaral na Alemanha
Nos dias 15 e 16 de Outubro Pedro Amaral, compositor editado pelo MIC.PT, irá dirigir a Robert-Schumann-Philharmonie em concertos cujo programa incluirá a sua obra Transmutations pour orchestre - la bibliothèque en feu (2012), assim como a música de Benjamin Britten e Ludwig van Beethoven. Transmutations pour orchestre foi estreada em Abril de 2012 na Fundação Calouste Gulbenkian e terá por ocasião destes dois concertos as suas primeiras apresentações na Alemanha, na Stadthalle da cidade de Chemnitz. Esta obra é inspirada na pintura de Maria Helena Vieira da Silva, La bibliothèque en feu, que pertence à colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
Obras portuguesas para saxofone e violoncelo
Dois concertos com obras dos compositores editados pelo MIC.PT, Ricardo Ribeiro e Isabel Soveral, decorrerão a 21 e 23 de Outubro, respectivamente, às 21h30 no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco e às 22h30 no Museu Arte Nova em Aveiro. Os intérpretes nestes eventos serão o violoncelista Filipe Quaresma e o saxofonista Gilberto Bernardes que apresentarão as obras, Ostinati (2010) para violoncelo e electrónica em tempo real e In Nuce (2011) para saxofone e electrónica, ambas de Ricardo Ribeiro; Anamorphoses VI (2001) para saxofone e electrónica e Anamorphoses IV (1997) para violoncelo de Isabel Soveral; e a Sonata para saxofone alto e violoncelo de Edison Denisov.
FILIPE LOPES É SONOPLASTA NO ESPECTÁCULO ABUTRE
Filipe Lopes, compositor editado pelo MIC.PT, é responsável pela realização da sonoplastia no espectáculo de novo circo, Abutre, criado e interpretado por Filipe Caldeira. Esta peça é uma co-produção do Projecto Alcateia e da Fundação Lapa do Lobo, destinada aos alunos de ensino secundário, sendo um espectáculo sobre a condição do adolescente nos dias de hoje, e uma metáfora da construção da sua identidade, entre a procura do eu e o confronto consigo e com os outros. Abutre será apresentado a 15 de Outubro em formato "work-in-progress" no Festival Internacional de Marionetas do Porto, assim como entre os dias 29 e 31 de Outubro no âmbito do Projecto Alcateia no Centro Cultural de Carregal do Sal.
JOÃO PEDRO OLIVEIRA no L'ESPACE DU SON
Este mês João Pedro Oliveira é compositor convidado do L'Espace du Son, XXI Festival international de musique acousmatique, que irá decorrer entre os dias 15 e 19 de Outubro no Théâtre Marni em Bruxelas, sendo organizado por Musiques & Recherches, associação belga dedicada à música acusmática. Por esta ocasião, no dia 18, terá lugar um concerto-retrato com quatro obras electroacústicas deste compositor editado pelo MIC.PT, nomeadamente, Aphâr (2007), A Cidade Eterna (1988), Mahakala Sadhana (1999) e Et Ignis Involvens (2005/14). Adicionalmente, a 19 de Outubro, João Pedro Oliveira irá realizar uma masterclass sob a temática, Modelos de interacção entre sons instrumentais e electrónica, assim como integrará o júri do Concurso de Composição Metamorphoses, e do Concurso de Espacialização L'Espace du Son.
João Pedro Oliveira no Bimesp
Entre os dias 20 e 31 de Outubro decorrerá mais uma Bienal Internacional de Música Electroacústica de São Paulo, durante a qual João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, é artista convidado. Neste sentido no dia 23 terão lugar dois concertos - Carte Blanche a João Pedro Oliveira, cujo programa inclui a obra Urban (2012) de António Ferreira, laureada no 14.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica Música Viva 2013; e um Concerto Monográfico com quatro obras electroacústicas de João Pedro Oliveira: Aphâr (2007), Hydatos (2008/13), A cidade eterna (1988) e Et ignis involvens (2005/14). No âmbito da Bienal o compositor realizará ainda uma conferência sob a temática, Composição, identidade e contemporaneidade, sendo também participante nas outras actividades do evento, entre as quais uma mesa redonda.
REQUIEM E JUDAS DE ANTÓNIO PINHO VARGAS EM CD
Duas obras para coro e orquestra de António Pinho Vargas, compositor editado pelo MIC.PT, nomeadamente, Requiem (2012) e Judas (2002), na interpretação pelo Coro e Orquestra Gulbenkian sob a direcção de Joana Carneiro e Fernando Eldoro, são editadas no novo CD da Naxos, disponível a partir do inicio de Outubro. Neste âmbito no dia 15 às 18h00 na loja FNAC do Chiado em Lisboa, o compositor fará uma apresentação desta nova edição. Outras actividades de Outubro de António Pinho Vargas incluem duas interpretações da sua nova obra Les Octaves, sonata para 2 pianos e percussão (estreada no dia 19 de Setembro no Auditório Municipal de Resende), pelo Drumming - Grupo de Percussão, sob a direcção artística de Miquel Bernat, no âmbito dos espectáculos Os Ecos dos Muros, a 10 de Outubro na Casa das Artes de Felgueiras e no dia 11 no Centro Social e Paroquial de Ferreira. Adicionalmente, a 2 de Outubro no ciclo Conversas à 5ª no Cine-Teatro Louletano, António Pinho Vargas irá falar sobre a Situação da Música Portuguesa Hoje.
PatrÍcia Sucena d'Almeida NO TAGV EM COIMBRA
Ao longo da Temporada de 2013-14 o Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) em colaboração com o Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra tem desenvolvido o projecto Fotografia & Som, sob a coordenação de Patrícia Sucena Almeida, fotógrafa e compositora editada pelo MIC.PT. No âmbito deste projecto tem decorrido a iniciativa de formação continuada Workshop#1 Instalação, Fotografia & Som, com perfil transdisciplinar, destinada a músicos, compositores, fotógrafos profissionais e amadores. A apresentação pública dos frutos artísticos deste trabalho ocorre inicialmente em forma de seminário (9 de Outubro, às 21h30, na Casa das Caldeiras em Coimbra), com a posterior inauguração, no dia 10 de Outubro, das criações desenvolvidas para os espaços de intervenção previamente seleccionados na cidade de Coimbra - o TAGV (de | cisão), Casa das Caldeiras (dimensões (in)temporais), Jardim Botânico (herbarium#01), Faculdade de Letras/FLUC (O Legado) e Colégio das Artes ((Des)Analgesias).
Itinerário do Sal de Miguel Azguime em Guimarães e Libsoa
A ópera multimedia Itinerário do Sal com composição de música e texto de Miguel Azguime, e composição vídeo de Paula Azguime, terá duas apresentações em Portugal no mês de Outubro. O primeiro espectáculo irá decorrer no dia 25 de Outubro às 18h30, no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA) em Guimarães, com a participação de Miguel Azguime enquanto intérprete, Paula Azguime a realizar a difusão sonora e André Bartetzki responsável pela programação vídeo. A segunda récita terá lugar em Lisboa no âmbito da inauguração do O'culto da Ajuda, no dia 31 de Outubro às 21h30. Criado entre 2003 e 2006 por Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, o Itinerrario do Sal é um one man show que combina de forma singular tradição e contemporaneidade, poesia, teatro, música e imagem. Esta ópera é uma reflexão sobre a criação e a loucura, que gira em torno da linguagem, da palavra-sentido e da palavra-som; ambas tratadas como dimensões da voz enquanto extensão do corpo, e integradas na construção cénica como projecção tangível da ressonância das palavras, através do som e da imagem.
 
música hoje na antena 2
11 de Outubro
Música de Paulo Ferreira-Lopes
Em Outubro Paulo Ferreira-Lopes, compositor editado pelo MIC.PT, professor e promotor da nova música, e que partilha a sua residência entre Portugal e a Alemanha, celebra o seu 50.º aniversário. Por esta ocasião a secção Em Foco de Setembro do MIC.PT assim como a primeira emissão de Outubro de Música Hoje são dedicadas à sua música, apresentando o seu percurso e pensamento musical, assim como várias obras de câmara sugeridas para este programa pelo próprio compositor.

25 de Outubro
Quarteto de Cordas de Matosinhos
Criado em 2007 o Quarteto de Cordas de Matosinhos é constituído por Vítor Vieira, Juan Maggiorani, Jorge Alves e Marco Pereira, sendo neste momento um dos embaixadores incontornáveis da música portuguesa dos séculos XX e XXI. Na temporada 2014/15 o Quarteto vai realizar o programa europeu Rising Stars, uma iniciativa da European Concert Hall Organization que visa dar a conhecer novos talentos na área da música erudita, através da possibilidade de atuarem em diversas salas de concerto europeias. Nesta emissão de Música Hoje visitaremos a música portuguesa interpretada pelo Quarteto, através de recentes edições em CD.

Antena 2, à 1h00 da madrugada
novas partituras mic.pt
A edição online de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, tornando acessível a sua consulta online e download gratuito, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, programadores e o seu estudo no meio académico. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online para consulta, inclui presentemente 853 obras de 50 compositores portugueses.
quintas abertas
2 de Outubro - 21h30
Miso Music Portugal
Em conversa com Simão Costa: música de Simão Costa e György Ligeti
Ciclo de tertúlias musicais mensais para dar a conhecer as principais correntes da música de hoje; espaço de encontro e diálogo entre criadores e público.
novos CD NO mic.pt
António chagas rosa
Les Sorcières Feiticeiras
As Feiticeiras (2006) de António Chagas Rosa com poemas de Maria Teresa Horta
na interpretação do Ensemble Musicatreize, sob a direcção de Roland Hayrabedian

Edição: ACTES SUD | Musicatreize
Filipe Quaresma
Portuguese music for solo cello
Obras de Alexandre Delgado, Carlos Azevedo, Miguel Azguime, Nuno Côrte-Real e Ricardo Ribeiro

na interpretação de Filipe Quaresma (violoncelo)

Edição: Edição de Autor / Artway
novos livros NO mic.pt
Maria Teresa Horta
Les Sorcières Feiticeiras
Poesia de Maria Teresa Horta

Livro com CD com música de António Chagas Rosa



Edição: ACTES SUD
estreias recentes
Pedro Faria Gomes
How Beastly the Bourgeois Is
12 de Setembro, Grande Auditório, Fundção Gulbenkian
Inês Simões, soprano
Orquestra Gulbenkian
Magnus Lindberg, maestro
Nuno da rocha
I could not think of thee as piecèd rot
12 de Setembro, Grande Auditório, Fundção Gulbenkian
Inês Simões, soprano
Orquestra Gulbenkian
Magnus Lindberg, maestro
Daniel Moreira
Singra o navio
12 de Setembro, Grande Auditório, Fundção Gulbenkian
Inês Simões, soprano
Orquestra Gulbenkian
Magnus Lindberg, maestro
Igor C. Silva
Massive #
12 de Setembro, Grande Auditório, Fundção Gulbenkian
Inês Simões, soprano
Orquestra Gulbenkian
Magnus Lindberg, maestro
António Pinho Vargas
Les Octaves, Sonata para 2 pianos e 2 percussionistas
19 de Setembro, Auditório Municipal de Resende
Drumming - Grupo de Percussão
Miquel Bernat, direcção
Nuno Guedes de Campos
19 Objectos, 3 Lâminas e 1 Violoncelo
24 de Setembro, Festival Jovens Músicos, Fundção Gulbenkian
Drumming - Grupo de Percussão
Filipe Quaresma, violoncelo
Daniel Davis
...from the last breath
26 de Setembro, Festival Jovens Músicos, Fundção Gulbenkian
Orquestra Gulbenkian
Pedro Carneiro, maestro
DO DESENHO E DO SOM #3 DE FILIPE LOPES EM LÜNEBURG
A obra para harpa e electrónica em tempo real, Do Desenho e do Som #3 (2013) de Filipe Lopes, compositor editado pelo MIC.PT, será apresentada no concerto do harpista Remy van Kesteren, a 26 de Outubro no âmbito do 40. Festival NEUE MUSIK LÜNEBURG. A peça, baseada na interpretação de uma partitura gráfica gerada em tempo real, recebeu o 1.º Prémio na 6.ª edição da European Competition for Live Electronic Music Projects, organizada pela ECPNM e co-produzida pela Gaudeamus Muziekweek, EULEC de Lüneburg e Miso Music Portugal.
ESTREIA DE POR UM DIA IGUAL DE SOFIA SOUSA ROCHA
A obra para piano a quatro mãos, Por um dia igual de Sofia Sousa Rocha, compositora editada pelo MIC.PT, será estreada no dia 18 de Outubro às 21h30 no Cine-Teatro Eduardo Brazão em Valadares. O programa deste concerto, que inclui também peças de Johann Sebastian Bach / György Kurtág, Arvo Pärt, Paulo Bastos e György Ligeti, será interpretado pelo Kla-Vier Duo, constituído pelas pianistas Patrícia Ventura e Sónia Amaral e dedicado a repertório contemporâneo para piano a quatro mãos.
World music days 2015
No âmbito do Call for Scores / Projects para o World Music Days 2015 a Miso Music Portugal convidou seis compositores portugueses editados pelo MIC.PT a incluírem as suas obras na candidatura oficial da Secção Portuguesa da ISCM para este Festival dedicado a nova música. Os compositores convidados são: Patrícia Sucena de Almeida, Bruno Gabirro, Carlos Marecos, Eduardo Luís Patriarca, Sofia Sousa Rocha e António Chagas Rosa.
Subsequentemente as obras submetidas pelas Secções e pelos Membros da ISCM do mundo inteiro serão seleccionadas pelo júri internacional para integrarem a programação do World Music Days 2015, que vai decorrer entre 26 de Setembro e 1 de Outubro de 2015 na Eslovenia.
O Call for Scores / Projects para o WMD 2015 continua aberto até ao dia 31 de Outubro, sendo que as aplicações podem ser realizadas individualmente.
novidades mic.pt
Encontro iamic 2014, tradição e nova música
Tradição e nova música é o tema do próximo encontro da IAMIC (International Association of Music Information Centres), no qual Portugal está representado pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa. Este encontro vai decorrer entre os dias 3 e 8 Outubro acompanhando o Festival ISCM World Music Days em Wroclaw na Polónia, e está ligado às celebrações do 200.º aniversário do etnógrafo, folclorista e compositor polaco, Oskar Kolberg (1814-90). Neste sentido, no dia 7 no Castelo Ksiaz, terá lugar uma Conferência com apresentações realizadas por vários especialistas internacionais em etnomusicologia, a seguir à qual decorrerá um concerto com obras de compositores de cinco países - Drepani de Savvas Savva do Chipre; Metamerie de Jana Kmitowa da Eslováquia; Momentos-Memórias II de Cândido Lima de Portugal; Arma Virumque Cano de Gunnar Andreas Kristinsson da Islândia; e Aus aller Welt stammendede Zygmunt Krauze da Polónia. No contexto do tema da Conferência IMAIC 2014 todas estas obras fazem uma ligação entre a tradição e a nova música, inclusive através de uso de instrumentos tradicionais. O programa do Encontro IAMIC 2014 inclui também sessões regulares com a participação dos membros da Associação, um Fórum para Futuros Projectos, assim como a Assembleia Geral.
actualidade
NÚCLEO DOCUMENTAL DE PARTITURAS
A 31 de Agosto o Secretário do Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, inaugurou o Núcleo Documental de Partituras, que funciona sob a tutela do Museu da Música no Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, instalações cedidas para o efeito pela autarquia local na sequência de protocolo estabelecido com a Direção-Geral do Património Cultural. Esta é uma das etapas da transferência do Museu da Música para o Palácio Nacional de Mafra, com a abertura planeada em 2017. O Núcleo Documental de Partituras tem como objectivo a salvaguarda, preservação e disponibilização ao público de várias peças fundamentais do repertório das Bandas Filarmónicas (partituras de música clássica, ligeira, e outros géneros), nomeadamente no que à produção artística nacional diz respeito. O Núcleo foi implementado de acordo com o protocolo assinado entre o Museu da Música, a Confederação Musical Portuguesa e a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.
Prémio jovens músicos 2014 - Jovem Músico do Ano
No âmbito do Festival Jovens Músicos que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian entre os dias 24 e 26 de Setembro, apresentaram-se os laureados, vencedores em cada categoria do Prémio Jovens Músicos (PJM), assim como os ex-laureados das edições passadas do PJM, com a transmissão directa de todos os concertos na Antena 2. Neste contexto foi eleito o Jovem Músico do Ano 2014, Horácio Almeida Gonçalves Ferreira, clarinetista galardoado por cinco jurados com o Prémio Maestro Silva Pereira, e que se apresentou no Concerto de Gala da 28.ª edição do PJM. O programa deste evento incluiu também a estreia absoluta da obra vencedora da 3.ª Edição do Prémio de Composição SPA / Antena 2, ...form the last breath de Daniel Davis (escolhida pelo júri constituído por Pedro Carneiro, António Pinho Vargas e Carlos Guedes), assim como a Sinfonia n.º 3 (1944) de Luís de Freitas Branco. A Menção Honrosa do Prémio SPA / Antena 2 foi atribuída à obra Rituais Interrompidos de Afonso Teles. O Concerto de Gala do PJM contou com a participação da Orquestra Gulbenkian dirigida por Pedro Carneiro (ex-laureado do PJM).
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição