se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting

agenda critica catalogo eng catalogo
BRUNO GABIRRO "EM FOCO" NO MIC.PT DURANTE O MÊS DE SETEMBRO
Este mês o Em Foco apresenta o Questionário / Entrevista a Bruno Gabirro, compositor editado pelo mic.pt que em Dezembro deste ano celebra o seu 40º aniversário. Bruno Gabirro estudou Violino na Acadmia de Amadores de Música de Lisboa e depois Composição na Escola Superior de Música de Lisboa. Desde 2003 participou nos Seminários de Composição na Fundação Gulbenkian, sob a orientação de Emmanuel Nunes. Em 2008 concluiu o Mestrado em Composição na Royal Academy of Music em Londres onde trabalhou com Peter Maxwell Davies. No mesmo ano foi o vencedor do Concurso de Composição Eric Coates Prize for Composition. Em 2006 e 2011 foi Compositor-Residente no Laboratório Electroacústico de Criação da Miso Music Portugal. Na sua música Bruno Gabirro valoriza sobretudo a ideia de discurso, enquanto "a razão activa e a energia vital que tudo anima." Silêncio e electrónica em tempo real são outros recursos que este compositor tem incorporado na sua linguagem musical. "Os meus silêncios são (…) objectos complexos na sua simplicidade e nas relações que estabelecem, são silêncios que soam (…) [enquanto que] (…) a electrónica-em-tempo real (…) põe a realidade dentro da música, materializando-a nos instrumentos…", diz-nos Bruno Gabirro na secção Em Foco de Setembro do mic.pt.


Arte Eletroacústica é um programa realizado e produzido pela Miso Music Portugal e pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa para a Antena 2, em articulação com o grupo Ars Acustica da União Europeia de Radiodifusão, que todos os meses aos sábados de 15 em 15 dias à 1 da noite, apresenta aos ouvintes uma arte que constitui a pulsação do futuro, que faz uso das novas tecnologias, interactividade e multimédia, para redescobrir a rádio como uma plataforma de novas experiências estéticas.

Os últimos programas já estão disponíveis online:
>> 3 de Agosto - Sound Walk / Jardim dos Sons 2012 - 3ª parte
>> 17 de Agosto - Arquivos do Estúdio Experimental da Radiodifusão Polaca (Bôłt Records) - 2ª parte
>> 31 de Agosto - Concurso Internacional de Composição Electroacústica - Música Viva - 1ª parte

A programação do mês de Setembro será a seguinte:
>> 14 de Setembro - Concurso Internacional de Composição Electroacústica - Música Viva - 2ª parte
>> 28 de Setembro - Concurso Internacional de Composição Electroacústica - Música Viva - 3ª parte


 

Bruno Gabirro
mar
>> ver partitura

Bruno Gabirro
Keep Going
>> ver partitura

Bruno Gabirro
Julia Conesa Conesa
>> ver partitura

Christopher Bochmann
A Lua Brilha
>> ver partitura

Christopher Bochmann
Ama, bebe e cala
>> ver partitura

Christopher Bochmann
A Magia do Tempo
>> ver partitura


Revista Seara Nova






artigo de Miguel Azguime, Da urgência da arte

Edição: Associação Intervenção Democrática - ID

Luís Tinoco
Horn Concerto
trompa e ensemble

August 3, Rose Theatre, Memphis, Estados Unidos da América

Abel Pereira, trompa
Eroica Ensemble
Michael Gilbert, direcção

>> ver obra

Vasco Mendonça
The House Taken Over
solistas e ensemble

6 de Julho, Grand Saint-Jean, Aix-en-Provence, França

Etienne Siebens, direcção musical
Oliver Dunn, irmão
Kitty Whately, irmã
Orchestre Asko | Schönberg

>> ver obra



A equipa do mic.pt agradece o envio de novidades (estreias, apresentações, concursos, prémios, calls, outros) relativas à música erudita portuguesa dos séculos XX e XXI para divulgação no mic.pt e nas próximas edições desta newsletter.
Pedimos que enviem as informações para: mic@mic.pt.

 
Orquestra XXI - 1ª Digressão
Estabelecida em 2013, a Orquestra XXI é um novo projecto que reúne cerca de 50 jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro com o duplo objectivo de manter uma forte ligação entre estes jovens e o seu país de origem e de levar a música a um público o mais diversificado possível. Reunindo-se em Portugal para trabalhar e apresentar uma média de três programas por ano a Orquestra XXI irá também acolher em estágio um grupo de jovens estudantes dos conservatórios e escolas de música nacionais, oferecendo-lhes a oportunidade de trabalhar no contexto de uma orquestra profissional. Entre 4 e 7 de Setembro realizar-se-á a 1ª Digressão da Orquestra XXI dirigida por Dinis Sousa e com a participação de Susana Gaspar, no Mosteiro de Tibães, na Casa da Música onde se realiza a residência da Orquestra, no Mosteiro da Batalha e no Centro Cultural de Belém. O programa desta digressão inclui obras de Manuel Durão e Fernando Lopes-Graça, entre outros.