se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui - if you can't see this newsletter click here

 
CLOTILDE ROSA "EM FOCO" NO MIC.PT DURANTE O MÊS DE JUNHO
Em Junho a secção “Em Foco” do mic.pt, membro da Fundação Adkins Chiti “Mulheres na Música”, é dedicada a Clotilde Rosa, compositora, harpista e professora, uma das primeiras a trazer para o meio musical português, juntamente com Jorge Peixinho, a experiência dos famosos cursos de verão de Darmstadt. “A irrupção criativa de Clotilde Rosa na cena musical portuguesa é simultaneamente atípica e sintomática”, escreveu Manuel Pedro Ferreira nas páginas do livro “Dez Compositores Portugueses”. Despertou para a composição só por volta dos quarenta e cinco anos de idade através da participação, enquanto intérprete, no Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, dirigido por Jorge Peixinho, tornando-se numa das individualidades mais importantes no que diz respeito à criação e à divulgação da música contemporânea. O seu catálogo inclui mais de oitenta títulos: obras de música de câmara, música orquestral, uma ópera, um bailado e também várias peças didácticas. Actualmente, na sua linguagem musical não obedece a nenhum código estabelecido, utilizando de forma livre uma simbiose de todas as técnicas que desenvolveu anteriormente – do serialismo ao minimalismo repetitivo presente em obras com fragmentos aleatórios. Em Junho redescubram a obra de Clotilde Rosa, uma das compositoras do mic.pt.

 
Cândido Lima, Gestos-Circus-Círculos
>> ver partitura

Cândido Lima, HÉAMAÓAMAÉH
>> ver partitura

Fernando C. Lapa, Quatro Estações
>> ver partitura

Fernando C. Lapa, Caligrafias
>> ver partitura

Fernando C. Lapa, Há outras coisas lá fora
>> ver partitura

Fernando C. Lapa, Plural XI
>> ver partitura

Fernando C. Lapa, Quadros de Agosto
>> ver partitura

Fernando C. Lapa, Suite Doiro
>> ver partitura

Fernando C. Lapa, Trindades
>> ver partitura

Fernando C. Lapa, Variações sobre o nome da Paz
>> ver partitura

Nuno Peixoto de Pinho, Non Riesco a Cantare le sue Parole
>> ver partitura

Nuno Peixoto de Pinho,Ysin
>> ver partitura


Sara Carvalho, 7 Pomegranate Seeds
CD monográfico de Sara Carvalho, foi lançado no mês de Maio pela editora Numérica. Esta edição conta com a participação de diversos ensembles e solistas como Performa Ensemble, Mieko Kanno, Trio Neue Musik, Raquel Camarinha, Oficina Musica Viva, Helena Marinho, Sebastian Wiegers, Yan Pipal, Trevor McTait e Oliver Parr.

Revista Glosas nº5
O número 5 da revista Glosas, editada pelo Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, foi lançado no dia 19 de Maio na Biblioteca Nacional. Esta revista contém contribuições de António Pinho Vargas, Sérgio Azevedo, entre outros.

 


Clotilde Rosa, Espiral
Obra para voz e ensemble instrumental de Clotilde Rosa, foi estreada no dia 21 de Abril pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, com a direcção de Christopher Bochmann. A apresentação decorreu no Cine-Teatro Paraíso em Tomar.
>> ver obra

Andreia Pinto- Correia, Delilah's Last Love
Nova obra de Andreia Pinto-Correia para percussão e soprano, foi estreada no dia 8 de Maio no Jordan Hall, em Boston, por Haleh Abghari (soprano) e George Nickson (percussão).
>> ver obra

Paulo Ferreira-Lopes, seven short songs from the forgetness book
Nova obra para quarteto de cordas de Paulo Ferreira-Lopes, foi estreada no dia 9 de Maio no Teatro Constantino Nery (Matosinhos) pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos.
>> ver obra

José Luís Ferreira, S(t)(w)itched ON
Nova obra para percussão e electrónica em tempo real de José Luís Ferreira foi estreada no no dia 13 de Maio durante o Festival de Percussão da Escola Superior de Música de Lisboa por Abel Cardoso (percussão) e José Luís Ferreira (electrónica).
>> ver obra

Nuno da Rocha, Sophia
Nova obra para soprano e guitarra, foi estreada no dia 19 de Maio por Elsa Cortez (soprano) e Júlio Guerreiro (guitarra) no Solar dos Zagallos (Sobreda da Caparica).

Diogo Alvim, 27 Ossos
A nova coreografia de Tânia Carvalho, com música para toy piano de Diogo Alvim, foi apresentada nos dias 19 e 20 de Maio em Paris. Joana Gama foi a intérprete no toy piano.
>> ver obra

Edward Ayres Abreu, Parque de estrelas, vento e memórias
Nova obra para voz e ensemble de Edward Ayres Abreu, foi estreada no dia 26 de Maio pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa dirigido por Pedro Neves. O concerto decorreu no Conservatório Nacional de Lisboa.

João Ferreira, Unwanted
Nova obra para voz e ensemble de João Ferreira, foi estreada no dia 26 de Maio pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa dirigido por Pedro Neves. O concerto decorreu no Conservatório Nacional de Lisboa.

NOVO COMPOSITOR NO MIC.PT
>> Filipe Lopes

FERNANDO C. LAPA E NUNO PEIXOTO DE PINHO EDITADOS NO MIC.PT
O Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa edita a partir de agora os compositores Fernando C. Lapa e Nuno Peixoto de Pinho. Estão desde já disponiveis 8 partituras de Fernando C. Lapa e 2 partituras de Nuno Peixoto de Pinho.
>> Fernando C. Lapa

>> Nuno Peixoto de Pinho


ANTÓNIO PINHO VARGAS APRESENTOU "MÚSICA E PODER" EM OEIRAS
Na sessão de Conversas na Aldeia Global de 24 de Maio, o compositor, músico e ensaísta António Pinho Vargas, falou do seu estudo "Música e Poder: para uma sociologia da ausência da música portuguesa no contexto europeu".