se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui - if you can't see this newsletter click here

 
EURICO CARRAPATOSO "EM FOCO" NO MIC.PT DURANTE O MÊS DE ABRIL
Eurico Carrapatoso, que este ano celebra o seu 50º aniversário é este mês o compositor “Em Foco” no mic.pt. A sua carreira começou relativamente tarde, contudo rapidamente ganhou o seu respectivo lugar no campo da composição em Portugal, afirmando-se como um caso raro de popularidade junto do público, pretendendo combater o divórcio entre o público e a música contemporânea e invertendo à sua maneira as famosas palavras de Arnold Schönberg: “Se é arte, é para todos, se não é para todos, não é arte.” A sua música caracteriza-se por um estilo que confronta modalismos arcaicos, tonalidade, harmonizações “pop” e algumas técnicas de vanguarda. Mantendo-se directamente ligado às tradições do passado musical, ex-aluno de Constança Capdeville e Jorge Peixinho e autor de mais que 150 obras de vários géneros, Eurico Carrapatoso foi directamente influenciado por Fernando Lopes-Graça, especialmente no que diz respeito à manutenção da memória da música tradicional, proveniente da sua terra natal que se situa no concelho da Mirandela. Em Abril visitem o mic.pt para melhor conhecer a obra e a personalidade de Eurico Carrapatoso.

 
Clotilde Rosa, Paisagem Interior
>> ver partitura

Clotilde Rosa, O Fabricar da Música e do Silêncio
>> ver partitura

Ângela Lopes, Caster Music
>> ver partitura

Ângela Lopes, 7 Peças Fáceis
>> ver partitura

Cândido Lima, Coro para L.G.
>> ver partitura

Cândido Lima, Lumina
>> ver partitura

Cândido Lima, Oscillations
>> ver partitura

Daniel Martinho, Cosmos
>> ver partitura

Daniel Martinho, Despertar
>> ver partitura

Daniel Martinho, Dissimulação
>> ver partitura

Daniel Martinho, Renascer. Vida, Morte e Sonho
>> ver partitura


António Fragoso, Complete Chamber Music for Violin
CD editado pela Brilliant Classics, conta com as interpretações de Carlos Damas (violino), Jian Hong (violoncello) e Jill Lawson (piano). As obras gravadas são: Allegro da Sonata Inacabada (violino e piano), Suite Romântica (violino e piano) e Trio para violino, violoncelo e piano.

John Cage, Emanuel Dimas de Melo Pimenta
John Cage: O Silêncio da Música é viagem mágica ao universo de Cage, revelando não apenas a sua música e as suas ideias, mas também quem ele foi como ser humano, as suas relações com o mundo, os seus sonhos. O livro conta, ainda, com textos de Lucrezia De Domizio, a legendária Baronesa Durini, uma das mais importantes personalidades da arte contemporânea do século XX.


Jorge Salgueiro, A coragem e o pessimismo - Uma grande aventura que Camões relatou
Nova ópera infantil de Jorge Salgueiro, foi estreada a 8 de Março no Teatro Aveirense com a direcção do compositor, a Orquestra Filarmonia das Beiras e o Estúdio de Ópera do Centro.
>> ver obra

Daniel Martinho, Antologia do Tempo 1
Nova obra de Daniel Martinho para quarteto de cordas, foi estreada no dia 20 de Março na Casa da Música pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos.
>> ver obra

Emanuel Pimenta, Beethoven's Cage
Obra multimédia (música e filme) de Emanuel Pimenta elaborada a partir de sons e imagens da 9ª Sinfonia de Beethoven. A estreia decorreu no dia 29 de Março na Experimental Intermedia Foundation, em Nova Iorque.
>> ver obra

Emanuel Pimenta, M
Nova obra de Emanuel Pimenta construida a partir de sons de um poema, com o mesmo nome, de John Cage. A estreia decorreu no dia 29 de Março na Experimental Intermedia Foundation, em Nova Iorque.
>> ver obra

Emanuel Pimenta, Ocean2
Nova obra multimédia (música e filme) de Emanuel Pimenta construida a partir de sons e imagens do Oceano Atlântico. A estreia decorreu no dia 29 de Março na Experimental Intermedia Foundation, em Nova Iorque.
>> ver obra

Miguel Azguime, Mes Ententes pour 4 personnages
Nova obra de Miguel Azguime para quarteto saxofone e electrónica foi estreada no dia 30 de Março pelo quarteto canadiano Quasar no Studio Hydro-Québec (Monument-Nacional) em Montréal, Canadá.
>> ver obra

 

PARCERIA COM O PROJECTO MINSTREL
O Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa e a Miso Music Portugal são parceiros no projecto MINSTREL, desenvolvido com o apoio do programa da Comissão Europeia Culture 2007-2013, em que participam 12 entidades de 11 países europeus: Grécia (líder), Eslováquia, Polónia, Áustria, Chipre, Bélgica, Eslovénia, República Checa, Portugal, Croácia e Letónia.


Arte Eletroacústica, é um programa realizado e produzido pela Miso Music Portugal e pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa para a Antena 2, em articulação com o grupo Ars Acustica da União Europeia de Radiodifusão. Realizado e apresentado por Miguel Azguime, Arte Eletroacústica, contará também com a colaboração regular de outros autores e é coordenado por Jakub Szczypa.
Os três últimos programas já estão disponíveis online:
>> 3 de Março de 2012 - Obras para Ensemble e Electrónica (Cândido Lima, José Luís Ferreira e Enrique X. Macías)
>> 17 de Março de 2012 - Música de João Pedro Oliveira
>> 31 de Março de 2012 - Música de António Ferreira

A programação do mês de Abril será a seguinte:
>> 14 de Abril 2012 - Obras de Miguel Azguime
>> 28 de Abril 2012 - Cadavre Exquis Electroacústico


PRÉMIO JOVENS MÚSICOS 2012
As inscrições para a 26ª edição do Prémio Jovens Músicos estão abertas até ao dia 22 de Abril. O Prémio Jovens Músicos é o concurso promovido anualmente pela RTP através da Antena 2, com o objetivo de descobrir novos talentos e promover os jovens intérpretes nacionais (ou residentes em Portugal) na área da música erudita.
Para a edição de 2012, foram encomendadas obras aos compositores: Igor Silva, Nunon da Rocha, Fernando Lobo, Daniel Bernardes, Edward Luiz Ayres d'Abreu e David Miguel.