se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui - if you can't see this newsletter click here

 
PEDRO AMARAL "EM FOCO" NO MIC.PT DURANTE O MÊS DE FEVEREIRO
Pedro Amaral – compositor, maestro, musicólogo e professor – celebra este ano o seu 40º aniversário. Iniciou os seus estudos em composição como aluno privado de Fernando Lopes-Graça e a seguir instalou-se em Paris onde estudou com Emmanuel Nunes. As suas competências enquanto maestro foram desenvolvidas com Peter Eötvös e com Emilio Pomarico. “Eu cultivo a reflexão teórica porque (...) para mim o acto de composição é sempre acompanhado pelo pensamento”, sublinha o compositor, musicólogo e investigador da obra de Karlheinz Stockhausen. A investigação da música do “visionário” alemão marcou-o enquanto músico e estudioso na sua meditação histórica, e no enquadramento da sua própria linguagem. No dia 25 de Abril de 2010, Pedro Amaral estreou em Londres a sua primeira ópera "O Sonho", a partir de um drama inacabado de Fernando Pessoa e com a encenação de Fernanda Lapa. A obra foi interpretada por um prestigioso elenco de cantores portugueses acompanhados pela London Sinfonietta sob a direcção do compositor. Visitem o site do Centro de Informação & Investigação da Música Portuguesa (mic.pt) e descubram a obra de Pedro Amaral, o compositor “Em Foco” no mês de Fevereiro.

 
Kairos, Emanuel Dimas de Melo Pimenta
Kairos é a história do primeiro projeto de arquitetura - no seu sentido mais elevado - para um projeto espacial. Entre 2008 e 2011, o compositor, arquiteto e urbanista Emanuel Dimas de Melo Pimenta projetou um edifício para estar permanentemente em órbita da Terra. Para além de um projeto de arquitetura, é ainda uma reflexão sobre a condição humana, sobre a possibilidade do fim das guerras, do salto da Humanidade para o Universo e sobre uma metamorfose civilizacional.

Arte e Zen, Emanuel Dimas de Melo Pimenta
Arte e Zen é um livro do arquiteto, músico, filósofo e artista intermédia Emanuel Dimas de Melo Pimenta. Uma reflexão sobre o que é arte e as suas profundas implicações na vida, o livro foi escrito nas montanhas dos Abruzzo, na Itália. Desde muitos anos Emanuel Pimenta tem estado envolvido com o Zen. Ele estudou estética Zen com o compositor Hans Joachim Koellreutter, que viveu no Japão entre as décadas de 1960 e 1970. Ele também colaborou com John Cage ao longo dos seus sete últimos anos de vida.

Contextos da Modernidade, Ângelo Martingo
O Atelier de Composição apresenta o primeiro número de uma nova série de livros que se pretende divulgadora do trabalho musicológico realizado por autores portugueses que verse a composição em Portugal. “...vários compositores portugueses ou residentes em Portugal foram inquiridos sobre questões de identidade, procedimentos e materiais composicionais, bem como sobre a relevância e contextualização cultural da música erudita.” 

Emmanuel Nunes - Escritos e Entrevistas, Paulo Assis
O Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical e a Casa da Música lançaram um livro que recolhe escritos e entrevistas do compositor Emmanuel Nunes, de 1961 até 2011. Esta edição foi coordenada pelo investigador Paulo Assis.



Manuel Durão, Die Tür

Nova obra para violoncelo e piano de Manuel Durão, foi estreada no passado dia 13 de Janeiro por Lilia Seifert (piano) e Nathanael Vorwergk (violoncelo) na Hochschule für Musik und Theater Leipzig (Alemanha).
>> ver obra

Manuel Durão, Lisbon revisited
Obra de 2009 de Manuel Durão, para violeta e voz sobre um texto de Álvaro de Campos, foi estreada no passado dia 13 de Janeiro por Marion Gomar (voz) e Chloé Parisot (violeta) na Hochschule für Musik und Theater Leipzig (Alemanha).
>> ver obra

Eduardo Patriarca, Processione
Nova obra para quarteto de cordas de Eduardo Luis Patriarca, encomendada pela Câmara Municipal de Matosinhos, foi estreada no dia 19 de Janeiro no Cineteatro Constantino Nery (Matosinhos) pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos.
>> ver obra

Jorge Campos, Convergëre IV
Obra para clarinete e electrónica de Jorge Campos, foi estreada por Nuno Silva no dia 20 de Janeiro na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, tendo sido repetida no dia seguinte no Museu da Música.

Emanuel Pimenta, STliz
Nova obra de Emanuel Pimenta foi estreada por Maurizio Barbetti (viola), Francesco Cuoghi (guitarra e electrónica) e Gioliano Mammoli (video e instalação). A apresentação decorreu no Teatro della Fortuna em Puglia (Itália).
>> ver obra

Simão Costa, Pi_add(a) Forte
Nova obra de Simão Costa para dois pianos, electrónica, video e dança foi estreada por Simão Costa (piano), Joana Sá (piano), Yola Pinto (dança) e Rita Sá (video) na Sala de Ensaio do Centro Cultural de Belém no dia 29 de Janeiro.
>> ver obra

Clotilde Rosa, Tríptico
>> ver partitura

Clotilde Rosa, Impromptu para clarinete baixo
>> ver partitura

Clotilde Rosa, Divertimento
>> ver partitura

 


Arte Eletroacústica, é um programa realizado e produzido pela Miso Music Portugal e pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa para a Antena 2, em articulação com o grupo Ars Acustica da União Europeia de Radiodifusão. Realizado e apresentado por Miguel Azguime, Arte Eletroacústica, contará também com a colaboração regular de outros autores e é coordenado por Jakub Szczypa.
Os dois últimos programas já estão disponíveis online:
>> 7 de Janeiro - Obras Portuguesas para Clarinete e Electrónica
>> 21 de Janeiro - Obras Portuguesas para Piano e Electrónica

A programação do mês de Fevereiro será a seguinte:
>> 4 de Fevereiro - Obras Portuguesas para Quarteto de Cordas e Electrónica (Pedro Amaral e Miguel Azguime)
>> 18 de Fevereiro - Obras Portuguesas para Quarteto de Cordas e Electrónica (Pedro Rebelo) e Obras para ensemble e electrónica (Pedro Rocha e Luís Tinoco)


WORLD NEW MUSIC DAYS 2014
O Call for Scores/Projects para o World New Music Days 2014, que irá decorrer em Wroclaw, Polónia, já está aberto e decorrerá até ao dia 30 de Junho de 2012.