se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui - if you can't see this newsletter click here

 
EMMANUEL NUNES "EM FOCO" NO MIC.PT DURANTE O MÊS DE OUTUBRO
Em 2011 Emmanuel Nunes, um dos compositores portugueses com maior reconhecimento internacional, celebra o seu 70º aniversário e portanto este mês a secção “Em Foco” do mic.pt é dedicada exclusivamente à sua obra. Há 47 anos que o compositor desenvolve a sua actividade no estrangeiro, sendo por uns glorificado “como um génio”, “um músico visionário” e por outros reduzido a “um árido edificador de estruturas musicais”. Emmanuel Nunes criou o seu exclusivo mundo dos sons em que permanecem audíveis os ecos do passado próximo e distante. Entre os compositores que o influenciaram mais destaca-se sobretudo Karlheinz Stockhausen, todavia, as suas raízes musicais vão ainda mais longe descobrindo um balanço entre a tradição polifónica, que encontra a sua culminação na obra de Bach, e o romantismo de Schubert ou Mahler. Na sua música a tradição encontra-se com as novas tecnologias desenvolvidas no IRCAM em Paris. Além da sua actividade enquanto compositor Emmanuel Nunes tem-se destacado como pedagogo, tendo ensinado muitos criadores portugueses das gerações mais novas como João Rafael, Pedro M. Rocha, Pedro Amaral, Ricardo Ribeiro ou João Madureira, entre muitos outros. Em Outubro visitem o site do Centro da Investigação & Informação na Música Portuguesa e redescubram a obra de Emmanuel Nunes.

 

José Luís Ferreira, Avant
Nova obra para ensemble e electrónica em tempo real de José Luís Ferreira, foi estreada no dia 9 de Setembro, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, no concerto de abertura do Festival Música Viva 2011. O maestro Laurent Cuniot dirigiu o Sond'Ar-Te Electric Ensemble.
>> ver obra

Joana Sá, Elogio da Desordem
Esta nova obra de Joana Sá, para Piano Preparado, Toy Piano, Electrónica e Objectos, foi estreada pela própria compositora no dia 14 de Setembro no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, durante o Festival Música Viva 2011.
>> ver obra

Virgílio Melo, Mán
Nova obra de Virgílio Melo para Steel Drums e Electrónica em Tempo Real, foi estreada no Teatro da Vilarinha, Porto, por Nuno Aroso (percussão) e Gilberto Bernardes (electrónica).
>> ver obra

Daniel Schvetz, Parábola del círculo y la piedra
Nova obra de Daniel Schvetz, foi estreada no dia 25 de Setembro no Cinema São Jorge em Lisboa, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, Claudio Constantini (bandoneon) e Jesús Medina na direcção.
>> ver obra

Álvaro Salazar, 15ª Anotação
Novo quarteto de cordas de Álvaro Salazar, foi estreado no dia 29 de Setembro no Cine-Teatro Constantino Nery, Matosinhos, pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos. Esta obra é uma encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos.
>> ver obra

C. Bochmann, Divertimento
>> ver partitura

C. Bochmann, Essay I
>> ver partitura

António de Sousa Dias, Cinco Circunstâncias
>> ver partitura

António de Sousa Dias, ...para Dois Pianos [/n. 1]
>> ver partitura

SITE DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO & INFORMAÇÃO DA MÚSICA PORTUGUESA
O novo site do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa teve durante o mês de Setembro um novo recorde, ultrapassando as 100.000 visitas e chegando aos 6000 utilizadores registados. Os índices estatísticos dos últimos meses de actividade mostram claramente que o site do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa é cada vez mais um ponto de confluência. Até Setembro de 2011 o número de visitas ao site foi superior a 500.000 (quinhentos mil), o que significa um aumento superior a 76% relativamente à média de visitas mensais de 2010. Este facto é um incentivo importante para o desenvolvimento da acção do mic.pt e um sinal importante da vitalidade da música portuguesa e da sua crescente presença no mundo.

ISCM WORLD NEW MUSIC DAYS 2013 - CALL FOR SCORES
Na qualidade de Secção Portuguesa da Sociedade Internacional de Música Contemporânea que é desde 1999, a Miso Music Portugal tem representado regularmente Portugal nas assembleias gerais da ISCM contribuindo activamente para a promoção dos compositores portugueses e das suas obras a nível internacional. Tem ainda apresentado desde 2000 uma candidatura oficial com 6 obras de compositores portugueses, anualmente escolhidos pela Miso Music Portugal, para integrarem o World Music Days do ano seguinte. A selecção final das obras é da responsabilidade de um júri internacional escolhido pela organização do World Music Days do ano em questão. 
Sempre que possível a Miso Music Portugal tem apoiado a deslocação e participação dos compositores portugueses com obras seleccionadas ao festival World Music Days.
Desde de 2000, que todos os anos Portugal há pelo menos 1 obra de 1 compositor português tocada no World Music Days.
O Call for Scores é também aberto a candidaturas individuais mediante condições específicas pelo que é aqui divulgado a potenciais interessados.
A Sociedade Internacional de Música Contemporânea fundada em 1922, conta com a participação de cerca de 60 países. Tem como objectivos principais a promoção à escala internacional de todos os aspectos ligados à criação musical contemporânea, favorecendo a produção, a criação, a investigação, a difusão de obras, a pedagogia, etc... Entre as várias iniciativas que promove figura em destaque o festival World Music Days, que desde há décadas se afirma como um momento de eleição no calendário internacional dos festivais, e que visa promover a criação musical de todos os países membros, programando anualmente cerca de 150 obras de autores de todo o mundo!


FONOTECA MUNICIPAL MUDA DE INSTALAÇÕES
Desde 1 de Setembro o Serviço de Fonoteca encontra-se na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, onde continuará a procurar satisfazer as necessidades de informação na área da música em geral e da portuguesa em particular, e a desenvolver acções de animação cultural e pedagógica. Nesta nova localização os
utilizadores podem aceder a uma montra criteriosa de livros, partituras, DVD (em breve) e CD de todas as áreas musicais (Clássica, Pop/Rock, Jazz/Blues, Tradições Nacionais, Músicas Funcionais e Novas Linguagens Musicais), para audição local através de leitores portáteis, permitindo a circulação por todo o espaço da biblioteca.

MOSTRA EVOCATIVA DE RUY COELHO NA BIBLIOTECA NACIONAL
Mostra evocativa do compositor e da sua obra através de alguns dos manuscritos autógrafos, impressos musicais e textos literários que integram o seu espólio, doado à BNP em Maio de 2011.
Ruy Coelho deixou uma obra vasta e diversificada tendo composto numerosas obras de música orquestral, óperas, bailados, música coral, música para cinema e ainda peças para piano, canções e música de câmara.
O Espólio doado à BNP inclui maioritariamente manuscritos (autógrafos e cópias), materiais de orquestra e impressos da sua obra musical, vindo enriquecer a colecção de Música da BNP que integra já os espólios de grandes compositores do século XX, designadamente Augusto Machado, Vianna da Motta, Armando José Fernandes, Luís de Freitas Branco ou Joly Braga Santos.