|
EMMANUEL NUNES "EM FOCO" NO MIC.PT DURANTE O MÊS DE OUTUBRO
Em 2011 Emmanuel Nunes, um dos compositores portugueses com maior reconhecimento internacional, celebra o seu 70º aniversário e portanto este mês a secção “Em Foco” do mic.pt é dedicada exclusivamente à sua obra. Há 47 anos que o compositor desenvolve a sua actividade no estrangeiro, sendo por uns glorificado “como um génio”, “um músico visionário” e por outros reduzido a “um árido edificador de estruturas musicais”. Emmanuel Nunes criou o seu exclusivo mundo dos sons em que permanecem audíveis os ecos do passado próximo e distante. Entre os compositores que o influenciaram mais destaca-se sobretudo Karlheinz Stockhausen, todavia, as suas raízes musicais vão ainda mais longe descobrindo um balanço entre a tradição polifónica, que encontra a sua culminação na obra de Bach, e o romantismo de Schubert ou Mahler. Na sua música a tradição encontra-se com as novas tecnologias desenvolvidas no IRCAM em Paris. Além da sua actividade enquanto compositor Emmanuel Nunes tem-se destacado como pedagogo, tendo ensinado muitos criadores portugueses das gerações mais novas como João Rafael, Pedro M. Rocha, Pedro Amaral, Ricardo Ribeiro ou João Madureira, entre muitos outros. Em Outubro visitem o site do Centro da Investigação & Informação na Música Portuguesa e redescubram a obra de Emmanuel Nunes.
|
|
José Luís Ferreira, Avant
Nova obra para ensemble e electrónica em tempo real de José Luís Ferreira, foi estreada no dia 9 de Setembro, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, no concerto de abertura do Festival Música Viva 2011. O maestro Laurent Cuniot dirigiu o Sond'Ar-Te Electric Ensemble.
>> ver obra
Joana Sá, Elogio da Desordem
Esta nova obra de Joana Sá, para Piano Preparado, Toy Piano, Electrónica e Objectos, foi estreada pela própria compositora no dia 14 de Setembro no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, durante o Festival Música Viva 2011.
>> ver obra
Virgílio Melo, Mán
Nova obra de Virgílio Melo para Steel Drums e Electrónica em Tempo Real, foi estreada no Teatro da Vilarinha, Porto, por Nuno Aroso (percussão) e Gilberto Bernardes (electrónica).
>> ver obra
Daniel Schvetz, Parábola del círculo y la piedra
Nova obra de Daniel Schvetz, foi estreada no dia 25 de Setembro no Cinema São Jorge em Lisboa, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, Claudio Constantini (bandoneon) e Jesús Medina na direcção.
>> ver obra
Álvaro Salazar, 15ª Anotação
Novo quarteto de cordas de Álvaro Salazar, foi estreado no dia 29 de Setembro no Cine-Teatro Constantino Nery, Matosinhos, pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos. Esta obra é uma encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos.
>> ver obra
C. Bochmann, Divertimento
>> ver partitura
C. Bochmann, Essay I
>> ver partitura
António de Sousa Dias, Cinco Circunstâncias
>> ver partitura
António de Sousa Dias, ...para Dois Pianos [/n. 1]
>> ver partitura |
FONOTECA MUNICIPAL MUDA DE INSTALAÇÕES
Desde 1 de Setembro o Serviço de Fonoteca
encontra-se na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, onde
continuará a procurar satisfazer as necessidades de informação na área
da música em geral e da portuguesa em particular, e a desenvolver
acções de animação cultural e pedagógica. Nesta nova localização os
utilizadores podem aceder a uma montra criteriosa de livros, partituras,
DVD (em breve) e CD de todas as áreas musicais (Clássica, Pop/Rock,
Jazz/Blues, Tradições Nacionais, Músicas Funcionais e
Novas Linguagens Musicais), para audição local através de leitores
portáteis, permitindo a circulação por todo o espaço da biblioteca.
|