se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui - if you can't see this newsletter click here

 
RICARDO RIBEIRO "EM FOCO" NO MIC.PT DURANTE O MÊS DE SETEMBRO
Em Setembro, a secção “Em Foco” do mic.pt é dedicada a Ricardo Ribeiro, compositor português que este ano celebra o seu 40º aniversário. Nascido em Aveiro, Ricardo Ribeiro frequentou o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, o Curso de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa e também vários cursos conduzidos pelos compositores Franco Donatoni, Magnus Lindberg, Philippe Manoury, Tristan Murail, Salvatore Sciarrino, Jonathan Harvey e Brian Ferneyhough. Prosseguiu o seu trabalho de composição e investigação, em Paris, com Emmanuel Nunes, que surge, desde então, como influência determinante no seu percurso criativo.  Durante sete anos Ricardo Ribeiro praticamente deixou de compor, procurando novas maneiras de escrever e abordar a música, o que o levou também à decisão de retirar muitas obras do seu catálogo. Este período foi um tempo de transição da complexidade e densidade à simplicidade e mais espaço que hoje em dia definem a sua criação, de acordo com o lema: “dizer o máximo com o mínimo”. Na composição, o compositor emprega técnicas espectrais e dá muita atenção à procura de novas qualidades na música. Em Setembro visitem o site do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa para descobrir a obra de Ricardo Ribeiro.

 
Fernando Lopes-Graça
No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Fernando Lopes-Graça, o Atelier de Composição organizou um Memorando em sua homenagem, levado a cabo em terras de Trás-os-Montes. Como parte do projecto, e a complementar a sucessão de eventos que ali foram realizados, ficou material para uma edição sobre vários aspectos da sua música e do seu pensamento musical e artístico que agora vê a luz do dia.

Jorge Medauar - O Homem que sabia demais, Emanuel Dimas de Melo Pimenta
Emanuel Dimas de Melo Pimenta escreveu este livro em 2003, aquando da morte de Jorge Medauar, seu grande amigo. Esta edição de memórias e cartas são, para além de uma homenagem, o retrato de uma época.





Smith Quartet, Music for String Quartet & Electronics
Novo CD da Miso Records irá ser lançado no próximo dia 11 de Setembro no Pequeno Auditório do CCB, durante o Festival Música Viva 2011. O CD é composto por obras de Pedro Rebelo, Carlos Caires, Miguel Azguime e Pedro Amaral.

Mars, Emanuel Dimas de Melo Pimenta
Mars é um concerto de piano solo criado pelo compositor Emanuel Dimas de Melo Pimenta. A peça foi feita em memória da grande professora e musicóloga Maria de Lourdes Sekeff e dedicado a seu filho, o músico Edson Zampronha - amigos do compositor. MARS é inteiramente composta através de imagens da superfície do planeta Marte. É estruturada em sessenta movimentos curtos, como hai kais musical. Esses movimentos podem ser livremente determinada e montada pelo artista.


João Godinho, Fogo Posto

Nova obra para piano de João Godinho, foi estreada no passado dia 26 de Julho pela pianista Joana Gama no Centro Cultural de Cascais, durante o 37º Festival do Estoril
>> ver obra

Eurico Carrapatoso, Cinco Reflexões sobre Peer Gynt
Nova obra Eurico Carrapatoso, foi estreada no passado dia 27 de Julho pelo Sonor Ensemble dirigido por Luis Aguirre, no Centro Cultural de Cascais, durante o 37º Festival do Estoril
>> ver obra

Ricardo Ribeiro, Intensités
>> ver partitura

Ricardo Ribeiro, Intensités
(c. electrónica)
>> ver partitura

Ricardo Ribeiro, Composition pour Orchestre de Chambre nº2
>> ver partitura

Ricardo Ribeiro, Birthday Fragment
>> ver partitura

Carlos Caires, Al niente...
>> ver partitura

Carlos Caires, Clepsidra
>> ver partitura

Carlos Caires, Horizon
>> ver partitura

Carlos Caires, Limiar
>> ver partitura

Carlos Caires, Quattro
>> ver partitura

Christopher Bochmann, Boreas
>> ver partitura

FESTIVAL MÚSICA VIVA 2011 - MIND OVER MATTER
A Música Pensa, A Música Está Viva!
O Festival Música Viva é, desde sempre, um desafio aos criadores e aos intérpretes, um veículo privilegiado de comunicação da música que se faz aqui e agora, da música que se reinventa dia a dia, à procura de si própria, à procura de ser o que a faz ser, certa de que o seu ser afinal está... na sua transmissão.
Na 17ª edição, o Festival Música Viva enfrenta porém a contradição entre uma projecção ímpar a nível internacional e um forte abalo ao seu desenvolvimento devido às adversidades e instabilidades que se instalaram no sector artístico e cultural em Portugal em 2011. Fazendo parte do circuito dos importantes festivais da nova música na Europa, cobiçado por muitos que dele querem fazer parte, janela imprescindível sobre a criação musical nacional, visão alargada sobre a diversidade de propostas, estéticas e linguagens nas artes musicais, tão performativas quanto outras; não deixamos que o abalo que sofremos se manifeste nem nos desafios que lançamos, nem na qualidade e na diversidade dos programas que propomos, concentrados num conjunto de concertos e de actividades que apelam à curiosidade de todos, entre 9 e 14 de Setembro de 2011 no Centro Cultural de Belém.


FESTIVAL MÚSICA VIVA 2011 - CURSOS
Sala Amália Rodrigues - das 14h30 às 17h30
>>12 de Setembro - Workshop com Pierre Couprie
>>13 de Setembro - Workshop com Bertrand Dubedout
>>14 de Setembro - Workshop com António de Sousa Dias

2º PRÉMIO INTERNACIONAL DE COMPOSIÇÃO FERNANDO LOPES-GRAÇA
A Câmara Municipal de Cascais e o Museu da Música Portuguesa, com o apoio financeiro do Ministério da Cultura, promovem em 2011 o “2º Prémio Internacional Fernando Lopes-Graça de Composição”, prémio instituído em homenagem ao grande compositor português, que viveu entre 1906 e 1994.
Em 2011 o Prémio destina-se aos compositores de qualquer nacionalidade, sem limite de idade, que desejem apresentar uma ou mais peças inéditas (i.e. nunca antes tocadas em público, gravadas, publicadas em partitura, ou que tenham ganho qualquer outro prémio até à data de fecho oficial do concurso, 17 de Dezembro de 2011). As obras a apresentar, sejam elas estruturadas num único andamento ou em vários andamentos, deverão ter uma duração total entre 8' e 10', e ser escritas para cravo de dois teclados, com registos de 8'+4' (teclado de baixo) e 8''+ timbre de alaúde (teclado de cima), com a possibilidade de acoplar os dois teclados, e extensão de 5 oitavas.