se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui - if you can't see this newsletter click here

 
PEDRO M. ROCHA É O COMPOSITOR EM FOCO NO MÊS DE ABRIL
A obra de Pedro M. Rocha, que este ano celebra o seu 50º aniversário, transmite a filosofia e o pensamento do compositor relativamente à contemporaneidade e às qualidades transcendentes da música. A sua abordagem artística mais recente é marcada pela relação do emotivo com o racional – no início da sua carreira o compositor estudou Geologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Pedro M. Rocha interessa-se pelos processos improvisatórios que permitem a liberdade da invenção. O compositor explora a linguagem ultra-cromática de microtons e microritmos que integra os sons acústicos com os electrónicos num contínuo sonoro. A improvisação é um meio importante na sua actividade de ensino e no trabalho com os alunos da Academia de Amadores de Música de Lisboa e do Conservatório de Artes de Leiria. Descubram a obra e a filosofia de Pedro M. Rocha, o compositor “Em Foco” do mic.pt no mês de Abril.

 

Hugo Ribeiro, Página Esquecida
Obra de Hugo Ribeiro para Guitarra solo, foi estreada no dia 11 de Abril no Museu da Guarda por José Mesquita Lopes num concerto intitulado "A Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra"
>> ver obra


M. Azguime, Conver(say)tions
Nova obra de Miguel Azguime encomendada pelo California EAR Unit para violino, piano e percussão (controlador digital), foi estreada no dia 10 de Abril no REDCAT (Roy & Edna Walt Dysney Theatre, CalArts), Los Angeles , EUA, pelo California EAR Unit.
>> ver obra


Nuno Côrte-Real, Banksters
Nova Ópera de Nuno Côrte Real foi estreada no passado dia 18 de Março no Teatro Nacional de São Carlos com a Orquestra Sinfónica Portuguesa dirigida por Lawrence Renes.
>> ver obra


João Madureira, Movimento
Nova obra para recitante e piano de João Madureira, foi estreada no passado dia 27 de Março por Diogo Dória e pela pianista Ana Telles na Sala Almada Negreiros do CCB.
>> ver obra

Eduardo Luís Patriarca, Enso
Obra para orquestra encomendada pelo Harmos Festival, foi estreada pela Harmos Festival Orchestra, sob a direcção do maestro António Saiote, no Teatro Municipal de Vila do Conde no dia 12 de Março.
>> ver obra

Ricardo Ribeiro, In Nuce
Nova obra para Saxophone e Electrónica de Ricardo Ribeiro, foi estreada no dia 31 de Março por Gilberto Bernardes (Saxofone) e Rui Dias (Electrónica), na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto.
>> ver obra

Álvaro Salazar, Nocturno em Lizara

Obra para Saxofone Alto, Piano e Percussão de Álvaro Salazar, foi estreada no dia 31 de Março por Gilberto Bernardes (Saxofone), Sofia Lourenço (Piano) e Nuno Aroso (Percussão), na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto.
>> ver obra

Daniel Schvetz, Preludio, memoria y gesto
Obra para Clarinete e Orquestra de Cordas de Daniel Schvetz, foi estreada no passado dia 4 de Abril em Belgrado (Sérvia), com a direcção de António Saiote.
>> ver obra

António Dantas, Fragmentos de luz quebrada
Obra de 2011 do jovem compositor António Breitenfeld de Sá Dantas, foi encomendada e estreada no passado dia 25 de Março no Pequeno Auditório do CCB pela OrchestrUtopica com direcção de Pedro Pinto Figueiredo.

Filipe Esteves, Moto-descontínuo
Obra de 2011 de Filipe Esteves, foi encomendada e estreada no passado dia 25 de Março no Pequeno Auditório do CCB pela OrchestrUtopica com direcção de Pedro Pinto Figueiredo.

Luís Antunes Pena, In Hyperventilation
Obra para orquestra de 2011 do compositor Luís Antunes Pena, foi estreada no passado dia 4 de Março em Cottbus, Alemanha, pela Philarmonisches Orchester com direcção de Christopoulos Vassilis.
>> ver obra

NOVOS INTÉRPRETES MIC.PT
>> Nuno Aroso

FÓRUM INTERNACIONAL PARA JOVENS COMPOSITORES - SOND'AR-TE ELECTRIC ENSEMBLE
Nesta primeira edição do "Fórum" irão participar jovens criadores residentes em Portugal e na Alemanha. Um painel de leitura constituído por Siegfried Mauser, António de Sousa Dias, Miguel Azguime, Pedro Neves e ainda um representante do músicos que integram o Sond’Ar-te Electric Ensemble seleccionaram as seguintes 5 obras:"Linea de Vacio" de Abel Paúl (Espanha - residente em Berlim), "Pensamentos Perdidos" de Ana Seara (Portugal), "Configurazioni" de Gonçalo Gato (Portugal), "Flipbook" de Igor Silva (Portugal), "P(S) alpha" de Luc Doebereiner (Alemanha). Estas obras serão apresentadas em concerto no dia 20 de Maio de 2011, às 19h, no auditório do Goethe-Institut em Lisboa. Este concerto será precedido de uma conversa com os 5 jovens compositores participantes.