se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui - if you can't see this newsletter click here

 
NUNO CÔRTE-REAL É O COMPOSITOR EM FOCO NO MÊS DE MARÇO
Em Março a secção “Em Foco” do mic.pt é dedicada a Nuno Côrte-Real, compositor e maestro. A sua linguagem musical, caracterizada com frequência por intuição e emoção, está aberta a várias influências e “contaminações” musicais. Nuno Côrte-Real raramente fala e escreve sobre a sua própria obra, visto que, como afirma, a essência da música não se explica por palavras. O compositor celebra este ano o seu 40º aniversário. A sua obra inclui uma variedade de géneros musicais – óperas, peças orquestrais e também música de câmara e electroacústica. A 18 de Março o Teatro Nacional de São Carlos vai estrear a sua nova ópera com “espírito de sátira e acidez ligeira” intitulada “Banksters”, cujo libreto inspirado por “Jacob e Anjo” de José Régio é da autoria de Vasco Graça Moura. Nuno Côrte-Real terá brevemente algumas das suas obras editadas no mic.pt.

 


C. Bochmann, Cavatina
Obra para violino solo composta em 2010, foi estreada no passado dia 29 de Janeiro, no Museu da Música Portuguesa em Cascais, pelo violinista Liviu Scripcaru no ciclo de concerto de Solistas da Metropolitana.
>>ver obra
>> ver crítica

Daniel Schvetz, Picolo studieto in tempo style per violino
Obra para violino solo composta em 2010, foi estreada no passado dia 29 de Janeiro, no Museu da Música Portuguesa em Cascais, pelo violinista Liviu Scripcaru no ciclo de concerto de Solistas da Metropolitana.
>>ver obra
>> ver crítica

C. Bochmann, Carrolling Bach: Two Fantasies for piano
Obra para piano solo composta em 2008, foi estreada no passado dia 1 de Março no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa pela pianista Ana Telles.
>> ver obra

Eduardo Luís Patriarca, Enso
Obra para orquestra encomendada pelo Harmos Festival, foi estreada pela Hamos Festival Orchestra, sob a direcção do maestro António Saiote, no Teatro Municipal de Vila do Conde no dia 12, tendo repetido no dia 13, na Casa da Música, Porto.

NOVOS INTÉRPRETES MIC.PT
>> Osvaldo Ferreira
>> Joana Gama
>> Ensemble Darcos


"MELHOR TRABALHO DE MÚSICA ERUDITA" PARA SÉRGIO AZEVEDO NOS PRÉMIOS SPA
O compositor Sérgio Azevedo ganhou o prémio de "Melhor trabalho de Música Erúdita" entregue pela Sociedade Portuguesa de Autores com a obra "Concerto para Piano e Orquestra". A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 21 de Fevereiro no Centro Cultural de Belém e foi transmitida em directo na RTP.

CONCURSO DE COMPOSIÇÃO D. DINIS
O Concurso de Composição D. Dinis, dedicado à música coral teve como premiados:
Categoria Coro Infantil: João Camacho, "Dois Poemas de Eugénio de Andrade"
Menção Honrosa: Sílvia Mendonça, "Manta de Poemas"

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 28 de Fevereiro no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa e teve a participação do Coro de Câmara da Universidade de Lisboa e do Maestro Luís Almeida.

FESTIVAL CRIASONS
O Festival CriaSons, a decorrer desde Janeiro é da responsabilidade da Musicamera Produções. Durante o mês de Março terá cinco estreias absolutas de obras de compositores portugueses: Paulo Jorge Ferreira, Jorge Costa Pinto, César Viana, António Victorino D'Almeida e Sérgio Azevedo.