|
|
|
|
|
|
CHRISTOPHER BOCHMANN É O COMPOSITOR EM FOCO NO MÊS DE FEVEREIRO
Christopher Bochmann está presente na vida musical de Portugal há mais que 30 anos, durante os quais tem desenvolvido uma actividade continua enquanto compositor, maestro, musicólogo e professor. A sua ampla lista de obras marcada pelo rigor, não é privada dum impacto emocional profundo. Em Novembro do ano passado, festejámos os seus sessenta anos e trinta de permanência em Portugal. Os concertos comemorativos desta dupla efeméride decorreram no dia 8 e 9 de Novembro 2010 no Teatro Nacional São Carlos. A gravação vídeo dos eventos está disponível em mic.pt.
|
|
GMCL, La mà de guido
A editora espanhola La mà de guido, lançou um CD com obras de câmara do compositor Jorge Peixinho. As interpretações são do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, dirigido por Christopher Bochmann.
Nuno Pinto, Miso Records
Clarinetista de excepção, Nuno Pinto interpreta neste CD editado pela Miso Records obras de Virgílio de Melo, António Pinho Vargas, João Pedro Oliveira, Alexandre Delgado, Cândido Lima, Clotilde Rosa, Sérgio Azevedo, Ricardo Ribeiro e Paulo Brandão
Lopes-Graça, Numérica
A Numérica lançou um CD integralmente dedicado à obra coral de Fernando Lopes-Graça. As interpre-tações são do Coro Sinfónico e do Coro de Câmara Lisboa Cantat, dirigidos pelo maestro Jorge Alves.
José Luís Ferreira, Avant
Fruto de uma encomenda da Miso Music Portugal para o Sond’Ar-te Electric Ensemble foi apresentada em estreia absoluta a obra Avant de José Luís Ferreira no passado dia
4 de Dezembro de 2010
no Centro Cultural de Cascais. O Sond’Ar-te Electric Ensemble foi dirigido por
Pedro Neves com
José Luís Ferreira na Electrónica em Tempo Real. Esta estreia fez parte do concerto da celebração de duas importantes efemérides para Portugal neste ano de 2010 - o Centenário da República, e os 150 anos do Tratado de Amizade, Paz e Comércio entre Portugal e o Japão.
>> ler crítica
>> ver obra
Sérgio Azevedo, Concerto para Dois Violinos
Obra composta propositadamente para a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, foi a segunda obra concertante deste compositor estreada este ano. A estreita relação do compositor com este agrupamento valeu a ambas as partes a estreia e a reposição de várias obras, desde o início da sua atividade.
A estreia ocorreu a 17 de Dezembro de 2010 na
Igreja dos Salesianos, com a
Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
e Nikolay Lalov na direcção.
>> ver obra
Luís Tinoco, Paint Me
Ópera com música de Luís Tinoco e libreto de Stephen Plaice, fruto de uma encomenda da Culturgest. Contou com a participação da Orquestra Sinfónica Portuguesa e direção da maestrina Joana Carneiro.
As récitas foram a 17 e 18 de Dezembro de 2010 na Culturgest. Os solistas foram: Raquel Camarinha, Eduarda Melo, Hugo Oliveira, Patrícia Quinta, João Rodrigues e Job Tomé.
>> ler crítica
>> ver obra
|
|
|
ESPAÇO CRÍTICA PARA A NOVA MÚSICA
Uma das novas funcionalidades em destaque do novo site do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa é um novo espaço para a crítica musical, em particular da música contemporânea portuguesa. Este novo espaço tem a coordenação do mais recente colaborador do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, Jakub Szczypa, e a colaboração de várias figuras do mundo musical português, como Manuel Pedro Ferreira, António Ferreira, Fernando Lapa, Álvaro García de Zúñiga, Benoît Gibson e Pedro Junqueira Maia.
|
NOVOS INTÉRPRETES MIC.PT
>> Pedro Neves - Direcção
>> Ângela Silva - Voz
>> Sintese - Grupo de Música Contemporânea
|
PATRIMÓNIO MUSICAL SONORO
No passado dia 15 de Dezembro o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa esteve representado no encontro Património Musical/Sonoro levado a cabo no Museu da Música Portuguesa em Cascais e que tinha como objetivo sentar à mesma mesa instituições públicas e privadas com trabalho feito na área da conservação e gestão de arquivos sonoros e a discussão da implementação do Arquivo Nacional Sonoro. Os elementos do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa contribuíram na discussão de estratégias e com uma apresentação sobre a base de dados mantida no site mic.pt e o tratamento catalográfico dado aos registos referentes ao Património Sonoro Português Contemporâneo.
|
CENTRO DE INVESTIGAÇÃO & INFORMAÇÃO DA MÚSICA PORTUGUESA NO ISMN (INTERNATIONAL STANDARD MUSIC NUMBER) PANEL MEETING
No dia 15 de Setembro de 2010, o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, respondendo a um convite formulado pelo Serviço de Música da Biblioteca Nacional, esteve presente na 18th International ISMN Panel Meeting que teve lugar em Lisboa. O contributo do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa foi o de um breve balanço da adoção do número internacional normalizado para edições de música no contexto da distribuição gratuita e digital de partituras de compositores contemporâneos portugueses, numa lógica de promoção e visibilidade do vasto património musical português.
|
|
|
CATÁLOGO DE PARTITURAS MIC.PT
A edição e distribuição online de partituras tem sido um dos focos pricipais do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa. Se no início de 2010 estavam disponiveis 314 partituras completas de um universo de 32 compositores, temos agora, passado apenas um ano, 537 partituras completas disponiveis para download de 36 compositores, sendo que este número aumenta todas as semanas. |
|
|
PLATAFORMA MÚSICA
A Plataforma Música, criada a 25 de Novembro de 2010 é uma estrutura informal que pretende reunir e unir estruturas activas da área da Música de Arte, numa discussão abrangente sobre os vários desafios que se colocam ao sector das Artes e da Cultura em Portugal e na Europa. Actualmente a Plataforma Música reúne as seguintes estruturas:
- Arquipélago - Associação de Compositores de Portugal
- Academia de Música de Lagos
- Academia de Música de Viana do Castelo
- Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa
- Granular
- Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
- Juventude Musical Portuguesa
- Maosimmao
- Miso Music Portugal
- Orchestrutopica
- Orquestra Sinfónica Juvenil
>> ver facebook
|
JOÃO PEDRO OLIVEIRA RECEBEU MAIS 3 PRÉMIOS INTERNACIONAIS
1º Prémio no III Concurso Internacional de Composição Francisco Escudero.
A obra premiada, intitulada Prisma, destina-se à formação de flauta de bisel, acordeão, cimbalão e percussão. Este concurso internacional, atribuído pela Associação Basca de Acordeão, tem como fim estimular a criação e edição de obras para acordeão a solo, ou em formação de câmara.
1º Prémio no Concurso Internacional de Composição Franco Evangelisti.
Das três obras seleccionadas para a final, duas foram de João Pedro Oliveira (In Tempore composta em 2000, e Mosaic composta em 2010), tendo sido o 1º prémio atribuído à obra Mosaic.
Mosaic, para piano e sons electrónicos foi encomendada pelo Conservatório de Música de Viseu, tendo sido estreada pela pianista Madalena Soveral em Outubro de 2010.
Ao abrigo deste concurso a partitura será publicada pela editora italiana Suvini Zerboni.
Prémio de Internacional de Excelência em Composição.
Este prémio, organizado pela Academia Nacional de Música nos EUA, pelo Conservatório de Música de Neapolis e Conservatório de Música de Sykies na Grécia,destina-se a premiar obras que se destacam pela sua excelência artística e utilidade no ensino do instrumento.
A obra Hokmah, para clarinete e piano, composta em 2009 foi uma das obras que recebeu o prémio de excelência na categoria de nível avançado. Esta obra foi encomendada e estreada pelo clarinetista Nuno Pinto e pianista Elsa Silva.
|
1º FÓRUM PARA JOVENS COMPOSITORES EM PORTUGAL
De forma a promover a criação e circulação de novas obras de música de câmara com electrónica, o Sond’Ar-te Electric Ensemble e o Goethe-Institut Portugal têm o prazer de anunciar o "1º Fórum para Jovens Compositores" que terá lugar entre 17 e 20 de maio de 2011 em Lisboa.
Todas as candidaturas deverão ser entregues até ao dia 15 de Março de 2011.
|
OBRA DE RUI PENHA SELECCIONADA PARA O WORLD NEW MUSIC DAYS 2011
A obra "ex nihilo" do compositor português Rui Penha foi seleccionada na categoria de Ensemble de Percussão para o World New Music Days 2011, que irá decorrer de 10 a 15 de Abril em Zagreb, Croácia. Das obras enviadas pela Miso Music Portugal (Secção Portuguesa da International Society for Contemporary Music) a obra de Rui Penha para Quarteto de Vibrafones foi programada para o concerto de abertura (10 de Abril) onde será interpretada pelo 'biNg bang' Percussion Ensemble. |
|
|
|