15 e 16 de Dezembro de 2017
Centro Cultural de CascaisAcadémicos e especialistas na obra de Fernando Lopes-Graça vão estar em Cascais para um simpósio que visa revisitar a obra e a vida de um dos nomes maiores da história musical do século XX em Portugal. O evento, que decorre no Centro Cultural de Cascais a 15 e 16 de Dezembro, conta com nomes como Artur Pizarro, Olga Prats, Mário Vieira de Carvalho e Sérgio Azevedo. Entrada gratuita.
>>Mais informações (programa do simpósio)
>>Ciclo-Homenagem a Fernando Lopes-Graça
16 de Dezembro de 2017, 14h30
Sala Estúdio do Teatro da Rainha, Caldas da RainhaEste encontro de especialistas, de ângulos diferentes - inclusive: António de Sousa Dias e Carlos Alberto Augusto - será constituído por dois momentos: o primeiro um conjunto de comunicações subordinado ao tema no título e um segundo, uma mesa-redonda sobre o projecto de Novo Teatro do Teatro da Rainha, cuja construção se iniciará no segundo semestre de 2017, a partir da sua própria maqueta e do conhecimento real do seu espaço de implantação e suas características.
15-18 de Dezembro de 2017
Conservatório de Música do PortoMasterclasses, palestras, workshops, exposição de instrumentos, recitais, concertos… o mundo do Clarinete reúne-se de 15 a 18 de Dezembro, no Conservatório de Música do Porto.
>>Mais informações (ClarMeet.Porto'17)
>>Mais informações (Conservatório de Música do Porto)
29 de Novembro de 2017, 18h00
Sala Multiusos 1, Edifício I&D, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaConferência: Preservation, recovery and digital archiving of historical sound recordings
Federica Bressan . Post-doc - Marie Curie Fellow . Department of Art History, Musicology and Theatre Studies IPEM - Institute for Psychoacoustics and Electronic Music Ghent, Belgium
Organizado por Isabel Pires e o Grupo de Investigação em Música Contemporânea do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical)
November 13-17, 2017
DeCA - Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, PortugalThe International Conference Electroacoustic Winds 2017: SYNCHRESIS – Audio Vision Tales is organized by the Center of Electroacoustic Research (CIME), the Institute for Ethnomusicology - Research Center for Music and Dance (INET-MD), Research Institute in Design, Media and Culture (ID+) and DigiMedia - Digital Media and Interaction (CIC.Digital).
This conference seeks to establish bridges between Music Creation, Design & Soundscapes and New Media.
25-29 de Outubro de 2017
Espaço Lisboa Incomum, Lisboa, PortugalA 55ª edição do Festival DME denomina-se “A Paisagem Sonora em que Vivemos” e consiste num evento internacional dedicado à Paisagem Sonora, Ecologia Acústica e Música Electroacústica.
October 19-21, 2017
Department of Communication and Art, University of Aveiro, PortugalThe University of Aveiro, the Polytechnic Institute, Porto and INET-md (Institute of Ethnomusicology – Centre for Music and Dance Studies) will host the 1st International Conference: “Music for and by Children: Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators”, from October 19th to 21st 2017, at the University of Aveiro, Portugal. The keynote-speakers will be Jackie Wiggins (Oakland University) and Dai Fujikura (Royal College
of Music).
The main goal of the musichildren’17 conference is to explore aspects of music for children, and music that is created by children. It aims to stimulate discussion, develop ideas, and disseminate research in the fields of Music Composition, Performance and Music Education. This 3 day event will host paper presentations, performances, workshops and discussions from around the world.
25-28 de Setembro de 2017
CARA (Centro de Alto Rendimento Artístico), Matosinhos, Porto, PortugalThe 13th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR) will take place in Matosinhos, Porto between 25-28th September 2017. This edition encourages the submission of proposals related to the theme: Music Technology with Swing.
CMMR 2017 is jointly organized by the Sound and Music Computing Group at INESC TEC, together with the Orquestra Jazz de Matosinhos and AMU-CNRS-PRISM (France).
Please note, the registration system is now open!
7 de Setembro de 2017, 17h45
Feira do Livro do Porto (Palácio de Cristal)Lançamento:
>> FILIPE PIRES (Textos de: Jorge Lima Barreto, José Bettencourt da Câmara, Teresa de Macedo, Álvaro Salazar, Rosário Santana, Madalena Soveral)
> Colecção Compositores Portugueses Contemporâneos
> Edições do Atelier de Composição
Organização do stand da Matéria Prima
Apresentação de Pedro Junqueira Maia
1 de Julho de 2017, 14h30
Mozarteum University Salzburg, Salzburgo, ÁustriaApresentação de Conferência - Emmanuel Nunes, “counterpoint of parameters” and ideas on “micro”
5 de Maio de 2017, 15h30
Salle 39, Académie Rainier III, Mónacoconferência por
João Pedro Oliveira
2 de Maio de 2017,
Cagliari, Itáliaconferência por
Jaime Reis
30 de Abril de 2017, 18h30
Salão Nobre do Teatro Aveirense, Aveiroconferência por
Pedro Junqueira Maia
Nesta sessão será abordada a acção da histórica Oficina Musical, associação fundada pelo compositor Álvaro Salazar, em 1978. Com uma actividade regular que soma, até à data, mais de 400 apresentação de autores dos mais variados quadrantes técnicos e estéticos, muitos em estreia absoluta ou em primeira audição em Portugal, dar-se-á aqui a conhecer, a partir dos seus primeiros concertos, algumas dessas linhas programáticas que, desde o seu início, foram características das suas opções.
30 de Abril de 2017, 16h00
Salão Nobre do Teatro Aveirense, Aveiroconferência por
António de Sousa Dias
Nesta conferência, será feita a evocação do grupo ColecViva, fundado por Constança Capdeville em 1985, em torno do conceito de "teatro-musica".
Através da sua apresentação e contextualização, procurar-se-á evidenciar a riqueza do pensamento de Capdeville nas diferentes formas de exploração deste conceito, onde a conjugação e confluência de diferentes meios e expressões artísticas, através daquilo que se poderia de classificar como de contraponto heterogéneo, contribuiu para uma obra singular e sempre actual.
28 de Abril de 2017, 18h30
Salão Nobre do Teatro Aveirense, AveiroConversa com os compositores Cândido Lima (1939), Virgílio Melo (1961) e Luís Antunes Pena (1973) conduzida por Diana Ferreira (Arte no Tempo) e Pedro Junqueira Maia (Atelier de Composição)
A partir da experiência diversa de cada um dos compositores, de diferentes gerações, pretende-se reflectir sobre o processo criativo individual de cada um.
28 de Abril de 2017, 16h00
FCSH - Universidade Nova de Lisboa, sala 413 da Torre B“Análise e performance de música electroacústica com instrumentos: problemáticas e estratégias”
Organizado por Isabel Pires e o Grupo de Investigação em Música Contemporânea do CESEM.
21 de Abril de 2017, 9h30
Grande Auditório da Escola Superior de Música de LisboaUm evento organizado em colaboração entre o CESEM, o IHA da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa , a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, a Universidade de Coritiba (Brasil) e a Galeria Zé dos Bois. Com o apoio da ESML.
• Cláudia Madeira, “Dois acontecidos happenings & outras performatividades”
• Isabel Pires, “A música hoje: entre composição, performance e evento”
• Ernesto de Melo e Castro, “Sobre dois acontecidos happenings”
• Hélia Marçal, “percutir pousado, ou a inquietação: Sobre a documentação de Música Negativa e as possibilidades de reperformance”
• Diogo Alvim, “Trabalho de Mesa”
• António Barros, “Jonh Cage, Música FLUXUS e outros gestos da música aleatória em Jorge Lima Barreto”
• João Onofre, “Tacet”
• Paulo Reis, “Tricyc(l)age”
• Cristiana Tejo, “Paulo Bruscky e a performance multimedia”
• Andreia Nogueira, “Aspectos sobre a preservação de Jogo Projectado I”
• Performance Francisco Monteiro, “Jogo Projectado I” com música de Clotilde Rosa e envolvimento visual de Eduardo Sérgio
• Discussão com Testemunho de Eduardo Sérgio & Clotilde Rosa
19 de Abril de 2017,
Universidade Diego Portales, Santiago do ChileApresentação de uma conferência sobre espacialização sonora.
11 de Abril de 2017, 21h00
Conservatório Regional de Palmela“O nascimento de uma obra (o processo de criação)”
Comunicação de Miguel Azguime - Mentor JOP 2017.
10 a 14 de Abril de 2017,
Jaime Reis participará num encontro sobre Paisagem Sonora a decorrer em Florença de 10 a 14 de Abril, onde discutirá a sua nova obra electroacústica.
Itália, Florença
31 de Março de 2017, 16h00
FCSH - Universidade Nova de Lisboa, sala 413 da Torre B“Minimalismo e análise musical”
Organizado por Isabel Pires e o Grupo de Investigação em Música Contemporânea do CESEM.
8 de Fevereiro de 2017, 18h00
FCSH - Universidade Nova de Lisboa, sala 413 da Torre B“MUSICAL MINIMALISM AS A REFLECTION ON TIME”
Apresentação pelo trompista e investigador Nemésio Puy do Departamento de Filosofia: da Universidade de Granada, Espanha.
5 de Fevereiro de 2017, 9h30
Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, PortugalPainel de discussão: Técnicas e linguagens contemporâneas no ensino do instrumento musical (Universidade de Évora- Prof.ª Ana Telles)
26 de Janeiro de 2017, 21h30
Museu Arte Nova (auditório), Aveiro, PortugalCírculo Das 5as: Compositores Na 1ª Pessoa (III) Jaime Reis
22 de Outubro de 2016, 15h00
átrio e auditório do Museu do Neo-Realismo, Rua Alves Redol nº45, 2600-099, Vila Franca de XiraNo âmbito do 9º Aniversário do Museu do Neo-Realismo, e a encerrar a Temporada Fernando Lopes-Graça, decorrerá, no próximo dia 22 de outubro, pelas 15h00, o Colóquio sobre Fernando Lopes-Graça, com as presenças de Ana Paula Mendes, Maestrina do Coro Notas Soltas, e de António Pedro Pita, Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo.
Ao Colóquio segue-se um Concerto pelo Coro Notas Soltas.
Entrada gratuita, sujeita à lotação da sala.
8 de Outubro de 2016, 9h00
Auditório 1 torre B, FCSH/NOVA, Avenida de Berna, 26-C, Lisboacom Franziska Schroeder "Distributed Listening: Using a mobile app for exploring listening in everyday life"
5 de Outubro de 2016, 12h00
Sala de ensaios 1, Casa da Música, PortoJudas (secundam Lucam, Joannem, Mattaeum et Marcum) for Choir and Orchestra (2002): a composition and an interpretation of the text/libretto
Bilateral International Conference Portugal/Italy
Performance Analysis: A Bridge Between Theory And Interpretation
16 e 17 de Setembro de 2016, 18h30
Teatro Municipal de Vila do Conde, Vila do Conde, PortugalEnsaio público de análise das obras do concerto de dia 17 com a participação dos próprios compositores (Filipe Lopes, Francisco Uberto, Jaime Reis, Sofia Sousa Rocha) e dos músicos do Sond’Ar-te Electric Ensemble.
Encontro com os compositores Filipe Lopes, Francisco Uberto, Jaime Reis e Sofia Sousa Rocha.
13 de Setembro de 2016, 14h00
TivoliVredenburg Club 9, Utrecht, Holanda"short overview of parametric loudspeakers array technology and its implications in spatialization in electronic music"
Conferência sobre novas dimensões na espacialização sonora, integrada no ICMC - International Computer Music Conference 2016.
27 de Julho de 2016, 21h30
Conservatório de Música de Coimbra, Coimbra"Música e Poder: para uma Sociologia da Ausência da Música Portuguesa no Contexto Europeu"
Conferência seguida de tertúlia sobre a temática do seu livro Música e Poder: para uma Sociologia da Ausência da Música Portuguesa no Contexto Europeu, que resulta da sua dissertação de doutoramento em Sociologia da Cultura apresentada na Universidade de Coimbra em 2010. A conferência é destinada aos músicos da Jovem Orquestra Portuguesa.
16 de Julho de 2016, 09h00
Bath Spa University, Bath - Inglaterra"Imaginary performances: exploring gestural meanings" por Sara Carvalho e Henrique Portovedo
Integrado na conferência Performance Studies Network Conference (PSN2016), de 14 a 17 Julho de 2016, na Bath Spa University.
11 e 12 de Julho de 2016
Conservatório de Música de Coimbra, Coimbra"Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais"
"O Conservatório de Música de Coimbra (CMC) e o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), nos dias 11 e 12 de Julho de 2016, organizam em Coimbra um "Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais” (ENCAPE2016).
Este encontro tem como objectivo principal reunir diferentes intervenientes (professores, investigadores, e outros interessados) para debater e partilhar ideias relativas ao ensino da música nas áreas da Composição e da Análise Musical. Adicionalmente, pretende-se transversalidade temática e incentivo ao diálogo entre as diferentes áreas do ensino artístico.
O programa proposto é constituído por diversas conferências, painéis e debates, que contam com personalidades de relevo no panorama musical em Portugal. Em todos os painéis haverá a possibilidade dos inscritos colocarem questões e intervirem activamente no debate."
20 de Abril de 2016, 11h00
Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) Lisboa"Caminhos singulares por modernismos e pós-modernismos"
"Nesta conferência, procurarei explicar e ilustrar com exemplos gravados o meu caminho como compositor, reflectindo sobre as questões estéticas e estilísticas que me têm preocupado ao longo deste percurso, bem como a minha investigação das mesmas como musicólogo, e a interacção entre estas duas actividades."
5 de Dezembro de 2015, 14h00 e 15h00
Auditório 2, Torre B, CESEM, Universidade de Lisboa
Encontro com o professor Barry Truax da School of Communication and School for the Contemporary Arts at Simon Fraser University, Canadá.
Precursor e especialista na área de "soudscapes" e "acoustic ecology" contribuiu inequivocamente para o desenvolvimento das referidas àreas desde a década de 70.
Será realizado um concerto monográfico, intitulado FROM THE UNSEEN WORLD: Octophonic Soundscape Works from Vancouver, assim como uma conferência, cujo título é Soundscape Composition as Context-based Creation:From the Real to the Virtual.
O concerto realiza-se às 14 horas e a Conferência às 15.
3 de Dezembro de 2015, 21h30
O'culto da Ajuda, Lisboa
Para esta última Quinta Aberta - Agricultura dos Sons em 2015 temos um convidado especial... o compositor canadiano Barry Truax, pioneiro da síntese granular; e que juntamente com R. Murray Schafer concebeu o World Soundscape Project (WSP). Membro-fundador da Canadian Electroacoustic Community (CEC) e do World Forum for Acoustic Ecology (WFAE), as suas obras são regularmente apresentadas nos mais conceituados eventos (festivais e concursos) internacionais da nova música, sendo que em 1991 a sua emblemática Riverrun foi premiada com o Magisterium no Concurso Internacional de Música Electroacústica em Bourges, França.Venham participar connosco neste encontro com Barry Truax, personalidade essencial no que à música electroacústica diz respeito!
ENTRADA LIVRE!
12-14 de Novembro de 2015
Universidade de Évora
O V Encontro Nacional de Investigação em Música, organizado pela SPIM, Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, em parceria com a Universidade de Évora, decorrerá em Évora entre os dias 12 e 14 de Novembro.
7-9 de Outubro de 2015
Sochaux, Montbéliard e Belfort, FrançaEm Outubro Miguel Azguime é um dos intervenientes no 1.º Colóquio Internacional, educação, criação e o digital (éducation, création et numérique), que irá decorrer entre os dias 7 e 9 de Outubro em Sochaux, Montbéliard e Belfort em França. Este evento é organizado pelo Conservatório de Montbéliard em cooperação com outras entidades, sendo uma extensão do projecto Ariane#. O seu programa engloba encontros, apresentações, comunicações, mesas redondas, assim como concertos e espectáculos - todos subordinados ao tema do colóquio dedicado ao digital enquanto a "alavanca" da educação cultural e artística. A apresentação de Miguel Azguime terá lugar no último dia do colóquio, a 9 de Outubro em Montbéliard.
2-4 de Outubro de 2015
O'culto da Ajuda, LisboaA Miso Music Portugal (Federação Portuguesa da CIME) e a Confederação Internacional de Música Electroacústica organizam a Assembleia Geral da CIME/ICEM e a conferência internacional, Arquivo e Preservação da Música Electroacústica. Durante este evento, no O'culto da Ajuda em Lisboa, serão apresentadas não apenas várias comunicações subordinadas ao tema acima delineado, mas também numerosos projectos de inovação tecnológica na música, assim como decorrerão concertos abertos ao público com a Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal.
A conferência, realizada em inglês, irá ter lugar nos dias 2, 3 & 4 de Outubro, e contará com a participação de especialistas em música electroacústica (musicólogos, compositores e músicos) do mundo inteiro, nomeadamente, da Bélgica, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Grécia, Hungria, Polónia, Portugal e Suíça. Durante os concertos serão apresentadas obras electroacústicas de várias federações nacionais e membros internacionais da CIME/ICEM, incluindo peças de três compositores portugueses da actualidade: Simão Costa, António Ferreira e Rui Penha.
1 de Outubro de 2015, 21h30
O'culto da Ajuda, LisboaDurante esta Quinta Aberta estaremos à conversa com Vítor Rua que irá apresentar a sua própria obra e a música de Karlheinz Stockhausen.
Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!ENTRADA LIVRE!
16-20 de Setembro de 2015
Centro Cultural e de Congressos, AveiroO 1.º Congresso Internacional de Música Electroacústica de Aveiro . Electroacoustic Winds 2015, organizado pelo Centro de Investigação em Música Electroacústica da Universidade de Aveiro (CIME) através do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), terá lugar entre 16 e 20 de Setembro de 2015, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. O EAW 2015 conta com a participação especial dos compositores americanos Daria Semegen e John Chowning e do francês Jean-Claude Risset, incluindo ainda um conjunto de acções de formação para músicos e técnicos e, para um público mais abrangente, conferências e concertos. Incluindo uma abordagem historiográfica à investigação na área, o congresso cobre um variado conjunto de temáticas relevantes no panorama da actual investigação em música electroacústica, nomeadamente: sonificação som e imagem composição e ruído composição algorítmica espacialização síntese interpretação / performance preservação em electrónica ao vivo. Oradores convidados: Michael Iber, António Sousa Dias, Luís Antunes Pena, Ludger Brümmer, Flo Menezes, Alexander Mihalič, Miguel Azguime.
3 de Setembro de 2015, 21h30
O'culto da Ajuda, LisboaDurante esta Quinta Aberta estaremos à conversa com Sara Carvalho que irá apresentar a sua própria obra e a música de Gráinne Mulvey.
Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!ENTRADA LIVRE!
4 de Julho de 2015, 17h00
Gato Vadio, PortoCândido Lima é o autor que se segue neste ciclo de conversas com compositores portugueses de hoje que o Atelier de Composição leva a cabo no Gato Vadio, no Porto. Compositor maior da criação musical contemporânea em Portugal, estará a conversa sobre o seu processo criativo com Ricardo Ribeiro, convidado da última sessão das Conversas.
13 de Junho de 2015, 17h00
Gato Vadio, PortoRicardo Ribeiro é o autor que se segue no ciclo de Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos que o Atelier de Composição leva a cabo no Gato Vadio no Porto. No dia 13 de Junho pelas 17h00 à conversa com este compositor eidtado pelo MIC.PT sobre o seu processo composicional estará Diana Ferreira.
18 de Maio de 2015, 10h00
Escola Secundária Alcaides de Faria, BarcelosFalar sobre Música é como dançar sobre Poesia
Falar e escutar Música, não tem de ser "chato".
Vítor Rua, irá abordar uma miríade de estilos musicais e de variegadas Civilizações, de uma forma cativante e acessível a todos.
Rua argumenta que a primeira Música que existiu, não foi "tocada", mas sim "escutada": ouvir o chilrear dos pássaros ou o som sibilante dos ventos, como "música".
Na actualidade, nas sociedades Dromológicas em que vivemos, a Música - como a entendíamos desde os Gregos - está morta.
Mas será que a podemos ressuscitar?
Terá a Música Poder para voltar a viver?
Viver é estarmos num estado permanente de Ruído.
Vivemos numa Sonosfera.
A Música está morta: Viva a Música!
16 de Maio de 2015, 17h00
Gato Vadio, PortoClotilde Rosa é a autora de se segue neste ciclo de Conversas com Compositores Portugueses que o Atelier de Composição leva a cabo na livraria do Gato Vadio (Rua do Rosário, 281, Porto).
Isabel Soveral , convidada da anterior sessão, será agora a intermediária deste encontro com uma das importantes figuras da cultura musical portuguesa contemporânea.
14 de Maio de 2015, 21h30
Museu Arte Nova, AveiroRicardo Ribeiro . Da saturação em R. Cendo e F. Bedrossian
9 de Maio de 2015, 21h00
O'culto da Ajuda, Lisboa
23 de Maio, 18h00
Galeria Santa Clara, Coimbra
29 de Maio, 21h00
Mira Forum, PortoA Prinst (Recantos Plurais) e a Húmus organizam em Maio de 2015 (9, 23, 29) um ciclo de 3 conversas com temáticas relacionadas com a Fotografia e Multimédia, em 3 Cidades portuguesas (Lisboa, Coimbra e Porto), ocupando 3 Espaços (O'culto da Ajuda, Galeria Santa Clara, Mira Forum) e convidando 3 Autores para apresentarem as suas criações e exporem uma fotografia da sua autoria durante um dia. Pretende-se a divulgação e partilha com o público, não só de trabalhos realizados por autores portugueses mas também estrangeiros, abarcando não só a fotografia mas também a interacção entre os diversos meios artísticos. Nuno Almeida e Patrícia Infante da Câmara (Lisboa, Portugal), Dorianne Wotton (Coimbra, França), Paulo Pimenta e José António Pinto (Porto, Portugal) serão os autores convidados nesta edição. A descentralização, intercâmbio e partilha são as principais características desta iniciativa, que pretende funcionar como uma 'rede' de conversas que se interligam através de elementos comuns, mas cada uma delas com um cariz particular, salientando-se a importância das parcerias com entidades sensíveis a tais ambições, nomeadamente O'culto da Ajuda (Miso Music Portugal), a Galeria Santa Clara, o projecto Fonlad e Mira Forum.
Programação Patrícia Sucena de Almeida e Diogo Marques de Oliveira
7 de Maio de 2015, 21h30
O'culto da Ajuda, LisboaDurante esta Quinta Aberta estaremos à conversa com Patrícia Sucena de Almeida...
Conversa informal incidindo na prática multi artística transversal (transversal multi art) aflorando as suas raízes composicionais (Cage, Kagel e Stockhausen) para além de outras influências e fontes extra-musicais (pintura, desenho, literatura, filme, fotografia, dança), que influenciam o acto criativo (linguagem, processo e prática) e que funcionam não só como fontes de impulso inspirador mas também como meios activos (performance teatral, dança, filme) na criação interactiva.
A selecção dos trabalhos a apresentar baseia-se nas premissas anteriores mencionando-se Mens Sana in Corpore Sano (2003/2005, ensemble e actores), Aranea (2006, ensemble, filme ou performer), Nocturna Itinera (2008, quarteto de cordas e filme), In Occulto (2009, piano e performer), Vacuum Corporis (piano, em criação), com a apresentação simultânea das fontes de impulso inspirador, nomeadamente H.Bosch, A.Dürer (pintura e desenho), V.Hugo, S.Brandt, Thomas De Quincey (literatura), David Lynch, Lee Friedlander (filme e fotografia), Pina Bausch (dança).
Sendo o espaço O'culto da Ajuda um local de encontro, propõe-se finalizar com a discussão, o diálogo e a reflexão sobre a criação artística, o estado da arte e o papel dos criadores na actualidade.
Quintas Abertas - Agricultora dos Sons é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!ENTRADA LIVRE!
2 de Abril de 2015, 21h30
O'culto da Ajuda, LisboaDurante esta Quinta Aberta estaremos à conversa com Isabel Soveral que irá apresentar a sua própria obra e a música de Daria Semegen.
Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!
14 de Março de 2015, 17h00
Gato Vadio, Porto
Isabel Soveral é o próximo autor à conversa neste ciclo que o Atelier de Composição organiza na Livraria do Gato Vadio, no Porto. Jaime Reis, anterior convidado das sessões, será agora o intermediário a propósito da criação musical daquele compositor.
5 de Março de 2015, 21h30
O'culto da Ajuda, Lisboa
Nesta Quinta Aberta no O'culto da Ajuda estaremos à conversa com João Madureira que irá apresentar a sua própria obra e a música de Luciano Berio.
Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!ENTRADA LIVRE!
21 de Fevereiro de 2015, 17h00
Gato Vadio, Porto
Jaime Reis, à conversa com Virgílio Melo
As Conversas que o Atelier de Composição organiza na Livraria do Gato Vadio/Porto seguem a 21 de Fevereiro de 2015, agora com o compositor Jaime Reis que estará à conversa com Virgílio Melo (o convidado da última sessão).
20 de Fevereiro de 2015, 8h30
Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, Porto
5 de Fevereiro de 2015, 21h30
O'culto da Ajuda, Lisboa
Nesta Quinta Aberta no O'culto da Ajuda estaremos à conversa com Miguel Negrão que irá apresentar a sua própria obra e a música de Phill Niblock.
Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!ENTRADA LIVRE!
20 de Janeiro de 2015, 18h00
Escola do Conservatório Nacional, LisboaO Grupo de Música Contemporânea de Lisboa vai lançar no próximo dia 20 de Janeiro de 2015 a abertura das comemorações do 75º aniversário do nascimento de Jorge Peixinho. Nesta iniciativa colaboram neste dia a Escola de Música do Conservatório Nacional, Festival Dias de Música Electroacústica, Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e Conservatório de Música de Seia, através do visionamento de um documentário sobre o compositor (EMCN e Cons. Seia) e palestra e concerto (EMNSC/DME). Ao longo de 2015, o GMCL irá estender esta iniciativa através da colaboração com outras entidades, para a organização de exposições, concertos, conferências e sessões de electroacústica.
10 de Janeiro de 2015, 17h00
Gato Vadio, Porto
Virgílio Melo é o próximo autor à conversa no ciclo – Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos – que o Atelier de Composição organiza no Gato Vadio (Porto). António Chagas Rosa, anterior convidado das sessões, será agora o intermediário a propósito da obra musical daquele compositor.
6 de Dezembro de 2014, 17h00
Gato Vadio, Porto
António Chagas Rosa será o autor que se segue no ciclo – Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos – que o Atalier de Composição organiza no Gato Vadio (Porto). Álvaro Salazar, anterior convidado das sessões, confronta agora António Chagas Rosa com o seu pensamento criativo, composicional e estético.
20-22 de Novembro de 2014
Fórum Cultural do Seixal
O IV Encontro Nacional de Investigação em Música, organizado pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Música em colaboração com o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), o Instituto de Etnomusicologia – música e dança (INET-MD), a Câmara Municipal do Seixal e a Escola de Artes do IFCT, terá lugar no Seixal entre os dias 20 a 22 de Novembro. Este ano o ENIM 2014 é dedicado às comemorações dos quarenta anos do 25 de Abril, no âmbito do qual a música constitui um vasto campo de investigação, discussão e reflexão crítica. Neste sentido as comunicações apresentadas no âmbito do Encontro abordarão questões ligadas ao processo de alterações sociais, políticas e culturais ocorridas em Portugal durante os últimos 40 anos, assim como experiências análogas noutros países.
13 de Novembro de 2014, 21h30
Museu Arte Nova, Aveiro
Uma das vozes mais poéticas e imaginativas da sua geração, Carlos Caires é Doutorado pela Universidade de Paris VIII e diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi responsável pelo Departamento de Composição e, actualmente, ensina a mesma disciplina. A sua música tem sido tocada em diversos festivais europeus e asiáticos.
Carlos Caires virá a Aveiro partilhar pela primeira vez algum do seu trabalho composto para instrumentos e electrónica em tempo real.
6 de Novembro de 2014, 21h30
O'culto da Ajuda, Lisboa
Nesta Quinta Aberta, a primeira a decorrer no novo espaço da Miso Music Portugal, O'culto da Ajuda, estaremos à conversa com Filipe Lopes que irá apresentar a sua própria obra e a música de Murray Schafer.
Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo.
30 de Outubro de 2014, 21h30
Museu Arte Nova, Aveiro
Nesta sessão, o compositor Cândido Lima guiar-nos-á pelo seu universo sonoro, oferecendo-nos uma panorâmica centrada em algumas das suas obras mais recentes.
23 de Outubro de 2014, 21h30
Museu Arte Nova, Aveiro
Conduzida por Diana Ferreira, a compositora Isabel Soveral abordará alguns aspectos característicos de três dos seus ciclos criativos.
Apresentando as duas obras que daí a instantes serão interpretadas por Filipe Quaresma e Gilberto Bernardes (Duplo Retrato) - Anamorphoses IV e Anamorphoses VI- é pelo ciclo 'Morfoses' que se iniciará este breve percurso, seguindo-se uma passagem pelo ciclo 'Le Navigateur du soleil incandescent' (cuja primeira parte tem uma relação directa com o ciclo 'Morfoses'), terminando com uma breve visita ao ciclo 'Shakespeare'.
27 de Setembro de 2014, 17h00
Gato Vadio, Porto
Álvaro Salazar é o compositor que se segue neste ciclo de Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos que o Atelier de Composição organiza no Gato Vadio (Porto). António de Sousa Dias, anterior convidado das sessões, será agora o intermediário de uma conversa à volta da obra desta histórica figura da composição contemporânea em Portugal.
September 14-20, 2014
Athens11th Sound and Music Computing Conference (SMC)
40th International Computer Music Conference (ICMC)
The main objective of the ICMC|SMC 2014 Conference is to promote the interdisciplinary cooperation between diverse research activities and areas such as in Computer Music, Interactive Music Systems, Music Technology Education, anthropological approaches to the technology in music, philosophical approaches mainly expressed in the fields of Aesthetics, philosophy of technology and media and finally alternative approaches regarding the creative use of music technology like those applied for the preservation of the world musical heritage.
12 de Julho de 2014, 17h00
Gato Vadio, Porto
António de Sousa Dias é o compositor que se segue neste ciclo de Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos. Luís Antunes Pena, anterior convidado das sessões, será agora o intermediário de uma conversa à volta da obra do compositor.
5 de Julho de 2014, 18h00
Museu da Música Portuguesa, Monte EstorilAntónio Pedro Pita, Helena Lopes Braga, João Romão.
A produção e gestão dos discursos relativos aos movimentos antifascistas em Portugal tem-se centrado em determinadas figuras das elites culturais. Referindo-nos ao meio artístico, é comum salientar-se o nome de Lopes-Graça, associado tanto ao meio musical, como ao literário, por meio dos círculos em que se movia (João José Cochofel, José Gomes Ferreira, Mário Dionísio, João Gaspar Simões, entre outros).
Nesta sessão questionaremos o processo de canonização de algumas destas figuras, ao mesmo tempo que exploraremos a ausência de outras, nomeadamente mulheres.
31 de Maio de 2014, 17h00
Gato Vadio, PortoLuís Antunes Pena [n. 1973], é o compositor que se mostra na 3.ª sessão das Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos. Miguel Azguime, o convidado da anterior apresentação, será o intermediário de uma conversa à volta da obra do compositor.
3 de Maio de 2014, 17h00
Gato Vadio, PortoMiguel Azguime [n. 1960], é o autor que se mostra na 2.ª sessão das Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos. Rui Penha, o convidado da anterior apresentação, será o intermediário de uma conversa à volta da obra do compositor.
29 de Março de 2014, 17h00
Gato Vadio, PortoRui Penha [n. 1981] Encontro/conversa com um dos significativos compositores da sua geração. A concluir a sessão, será interpretada ao vivo, pelo conceituado biselista António Carrilho, a obra "In many many ears" (2011), para flauta de bisel amplificada.
31 de Maio de 2013, 21h30
Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian
Irá decorrer na próxima sexta-feira, dia 31 de Maio, às 21:30, no Salão Polivalente do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, a quinta tertúlia do ciclo "Artes em Diálogo", desta vez dedicada ao tema "Música e Literatura, à conversa com o compositor Virgílio Melo e escritor Mário Cláudio", moderada pelo musicólogo, e professor do conservatório, José António Abreu.
Concretizando este diálogo no plano da criação artística no início da tertúlia será interpretada pela flautista Monika Streitová a obra "Nó", para Flauta Baixo solo (1985) de Virgílio Melo e serão lidos alguns excertos da obra literária de Mário Cláudio.
19 e 20 de Outubro de 2012
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa
O Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), convida a submissão de propostas de comunicação para o Colóquio Internacional 'O Gosto pela Música', homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento, que terá lugar a 19 e 20 de Outubro de 2012, na Universidade Nova de Lisboa.
O presente colóquio pretende incidir nas diversas áreas em que João de Freitas Branco (Lisboa, 10 de Janeiro de 1922 – Caxias, 17 de Novembro de 1989) desenvolveu a sua atividade, abordando aspectos da sua ação na cultura e na sociedade portuguesas, bem como aspectos do desempenho de outros intelectuais, musicólogos e artistas que com ele se relacionaram, e sobre as próprios círculos de sociabilidade, instituições e lugares de cruzamento e circulação de ideias, e de promoção, debate e divulgação musical e cultural.
Pretende-se ainda promover um debate mais amplo sobre filosofia e sociologia do gosto, formação do gosto a valoração estética e a criação de modos de fruição artística, na imprensa, nos mass media e nas novas redes de sociabilidade digitais, crítica musical, divulgação e programação musicais, estatuto do “amador de música”, a questão de formação dos cânones e as relações centro-periferia.
Convidam-se todos os interessados a enviar propostas de comunicações orais, de duração de 20 minutos, no domínio em epígrafe. A proposta deverá conter um título e um resumo (até 300 palavras) e cinco palavras-chave. Solicita-se ainda o envio de breves notas biográficas (até 150 palavras), a afiliação institucional, o contacto telefónico e um endereço electrónico. As propostas devem ser remetidas até ao dia 30 de Junho de 2012, para o endereço: coloquioogostopelamusica2012@gmail.com. A aceitação da proposta será comunicada durante o mês de Julho.
21 de Abril de 2012
Universidade Católica Portuguesa, Porto
No âmbito das músicas mistas, surgem extensões procedentes do cruzamento entre as práticas tradicionais e a tecnologia digital. Se, por um lado, assistimos ao alargamento das formas de expressão que cruzam diferentes medias, nomeadamente a imagem e o som, por outro lado, a formação de conjuntos híbridos (laptop e instrumentos tradicionais) dirigidos para a prática da improvisação conduz-nos a situações onde as fronteiras entre composição, improvisação, instrumento e tecnologia se tornam incertas. Estes aspectos ligam-se com problemáticas em torno da preservação ou particularmente no “recasting” de obras de música mista (em especial no caso do “electrónica ao vivo”).
Tomando como ponto de partida os três eixos adoptados para a primeira jornada de estudos em Março de 2011 em Paris, este encontro permitirá fazer:
- um ponto de situação sobre as investigações neste domínio, em Portugal e no estrangeiro, e
- a promoção das trocas sistemáticas entre os investigadores do projecto e os investigadores, de compositores e intérpretes portugueses que trabalham neste domínio.
13 a 16 de Março de 2012
Madrid, Espanha
Desafíos de la investigación musical del siglo XXI
La Universidad Autónoma de Madrid, junto con la Jove Associació de Musicologia, acoge las V Jornadas de Jóvenes Musicólogos y Estudiantes de Musicología. Estas Jornadas cuentan con el apoyo del Departamento Interfacultativo de Música (UAM) y tendrán lugar entre el 13 y el 16 de marzo de 2012 en la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Autónoma de Madrid.
Este encuentro pretende crear espacios de debate y discusión destinados a estudiantes de licenciatura y grado, estudiantes de posgrado y doctores titulados después de 2008. Dichos espacios se llevarán a cabo a través de mesas de comunicaciones, mesas redondas, pósteres, talleres y paneles temáticos relacionados con un objetivo principal: afrontar los desafíos de la investigación musicológica en la actualidad. Con este objetivo se pretende abarcar estudios tanto de historiografía tradicional como de nuevas corrientes musicológicas desde distintos ámbitos del conocimiento.
Los ejes temáticos planteados son bloques flexibles de carácter transdisciplinar que ofrecen la posibilidad de albergar las diversas propuestas del ámbito investigador.
1. Transculturalidad y creación de nuevas identidades: re/des-contextualización de las músicas populares, el papel de los colectivos en la música, música y política.
2. Música, nuevos medios y nuevas tecnologías: su papel en los lenguajes audiovisuales, estudios sobre las audiencias y el consumo, medios de difusión y soportes, acústica.
3. Musicología histórica: nuevos aportes a la disciplina desde diversos ámbitos: sociológico, literario, documental, crítico, analítico e iconográfico.
4. Recuperación y difusión de patrimonio: estudios sobre recepción, pedagogía, interpretación, crítica y gestión.
9 a 11 de Fevereiro de 2012
Lisboa
O Caravelas realizará o Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música”entre 9 e 11 de Fevereiro de 2012, quando terão continuidade aos debates iniciados no Simpósio “A Pronúncia do Português Europeu Cantado” realizado em Julho de 2009. Neste novo evento, a língua portuguesa permanece como tema principal, mas alargamos transversalmente o debate a todas as áreas da investigação em música e, portanto, serão bem-vindas reflexões que tenham como ponto de vista a performance, o património, a etno e a musicologia, a estética, a sociologia, os estudos literários, ou qualquer outra área da investigação que se debruce sobre a língua portuguesa e sua relação com a música.
O congresso também pretende dar sua contribuição para a produção artística e promoverá um Concurso de Composições em Português – em parceria da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) – além de três concertos com repertório exclusivamente em Português. O último concerto será dedicado à música contemporânea e apresentará em estreia absoluta a obra vencedora de nosso concurso de composição.
25 a 27 de Novembro de 2011
Casa da Música, Porto
O I Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM 2011) terá lugar no Porto (Portugal), em colaboração com a Casa da Música, de Sexta-feira, 25 a Domingo, 27 de Novembro de 2011.
Na tarde do dia 27 de Novembro, todos os participantes são convidados a participar numa mesa- redonda/debate sobre a situação actual da investigação em música em Portugal. Investigadores de todo o mundo são convidados a submeter propostas de comunicação em português, espanhol ou inglês. É também promovida a apresentação de painéis reunindo 3/4 oradores em torno de um mesmo tema. Todos os temas relevantes no âmbito da investigação em música serão contemplados.
Além de um resumo (ca. 300 palavras), solicita-se o envio de uma breve nota biográfica (ca. 150 palavras) e a indicação do equipamento audiovisual pretendido. No caso dos painéis, solicita-se a indicação do respectivo título e do nome do organizador, além de um resumo relativo ao painel no seu todo (ca. 300 palavras), seguido dos resumos das comunicações individuais. As comunicações individuais não deverão exceder 20 minutos, seguidos de 10 minutos para discussão. Não será admitida mais de uma comunicação por participante. As propostas de comunicação deverão ser enviadas para o seguinte endereço de email: enim2011apcm@gmail.comO prazo para a recepção de propostas é 30 de Junho de 2011.
Por favor, indique o seu nome completo, afiliação institucional, endereço postal, número de telefone e endereço de email.
A aceitação das propostas será comunicada individualmente por email até ao final de Julho de 2011.
Para mais informações, contactar:
enim2011apcm@gmail.com
5, 6 November 2011
Culturgest, Lisbon
To celebrate the 70th birthday of Emmanuel Nunes (born 1941), the Research Centre for Aesthetics and Sociology of Music of the Faculty of Social and Human Sciences at the Universidade Nova in Lisbon [CESEM], in collaboration with Culturgest, is organizing an international symposium dedicated to his work and musical thought.
After studies with Fernando Lopes-Graça, Francine Benoit and Louis Saguer in Portugal (1941-1964), Emmanuel Nunes attended the Darmstadt Summer Courses in 1963, 1964 and 1965, where he made the acquaintance of the teaching of Pierre Boulez, Henri Pousseur and György Ligeti. Particularly interested in the ‘perception’ of the effective and concrete unfolding of music, rather than in any ‘mechanism’ of writing, Emmanuel Nunes studied with Stockhausen in Cologne, and in the second half of the 1960s his characteristic musical language reached maturity. On the basis of studying Pierre Boulez's Penser la musique aujourd’hui, initial readings of the philosopher Edmund Husserl, classes with Stockhausen and the latter's course in Momente (1965-66), Emmanuel Nunes worked out his own, unmistakeable language – a synthesis of construction and expressivity based on the ‘here and now’ of composition and listening. Throughout his oeuvre (today some seventy works), three elements take on a particular relevance:
i. The reflection on time and its perception;
ii. The attention paid to space and to different dimensions of ‘spatiality’;
iii. The idea of the intentionality of the sound processCo-org: Research Centre for Aesthetics and Sociology of Music — CESEM (Faculty of Human and Social Sciences, Universidade Nova de Lisboa), and Culturgest
29 de Outubro de 2011
Fundação Calouste Gulbenkian
O Encontro da APEM 2011 sobre o tema ‘Improvisação e composição em educação musical”, terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 29 de Outubro de 2011, entre as 09.00 e as 18.00 h.
O objectivo deste Encontro é proporcionar aos participantes perspectivas teóricas e práticas sobre processos de improvisação e composição musical na escola, articuladas com propostas metodológicas de ensino desta actividade a crianças e jovens.
O Programa inclui uma conferência, uma mesa redonda, nove workshops e um concerto. Como orador, temos a honra e o prazer de contar com o Professor Doutor David Hargreaves, da Universidade de Roehampton, especialista internacional na área da psicologia do desenvolvimento. A mesa redonda, moderada pela Profª Drª Elisa Lessa, será sobre o tema da composição para crianças e jovens e terá a participação de vários compositores nomeadamente, Sérgio Azevedo, Nuno Corte-Real, Paulo Bastos e também com a participação da escritora Margarida Fonseca Santos. Os nove workshops dedicados à improvisação e composição com crianças e jovens ficam a cargo dos professores e compositores Carlos Azevedo, Francisco Cardoso, Graça Boal Palheiros, Graça Mota, Helena Caspurro, Peter Moser, Rui Penha e Vanda Ribeiro da Silva. O concerto contará com a participação de todos os participantes do Encontro e será dirigido pelo Maestro Henrique Piloto.
28 e 29 de Outubro de 2011
CESEM, Universidade Nova de Lisboa
O Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), inicia o call for papers para o 2º Fórum Itinerários Musicais - Música e Gesto que vai realizar-se nos dias 28 e 29 de Outubro de 2011, em Lisboa.
Este Fórum, subordinado ao tema ‘música e gesto’, pretende incidir no estudo de relações entre som, música, gesto, artes performativas e tecnologias. Transversal ao conjunto de temas a abranger neste contexto, está a reflexão sobre o modo como os discursos da identidade, da cultura, do poder, do conhecimento, se codificam nos gestos do corpo que se envolve numa expressão artística ou que com ela convive. O teatro, a dança, o audiovisual, as novas tecnologias, e os seus cruzamentos com as expressões sonoras e musicais serão áreas nas quais se irão desenvolver reflexões e debates, designadamente no que concerne às dramaturgias e representações do gesto.
Submissão de propostas: até 16 de Março.
24 de Setembro de 2011
Museu da Música Portuguesa, Monte Estoril
O que ocupa o pensamento do compositor hoje em dia na sua vida criativa?
Esta é a pergunta que faremos a Robert Saxton, Sérgio Azevedo, Christopher Bochmann e Carlos Marecos, numa mesa redonda no Museu da Música Portuguesa, no próximo dia 24 de Setembro, às 17h00. Estes compositores de diferentes gerações, com experiências e percursos próprios, todos eles em actividade em 2011, irão conversar entre si e esclarecer-nos sobre o que pensam e quais são as suas inquietações quando compõem uma obra.
Este encontro surge no âmbito da sua participação nos Júris dos Prémios Internacionais de Composição Fernando Lopes-Graça e Machado e Cerveira.
Venha assistir e participar também nesta conversa de compositores.
14 de Junho de 2011
Escola Superior de Música de Lisboa
Terá lugar no dia 14 de Junho de 2011 na Escola Superior de Música de Lisboa um conjunto de conferências, em torno da temática geral Composição / Investigação, organizado pelo departamento de composição da Escola e com a participação dos professores Carlos Caires, Carlos Marecos, António Pinho Vargas, Roberto Perez, Sérgio Azevedo e João Madureira.
Trata-se de apresentar vários tipos de reflexões ligadas, no caso do primeiro painel, às investigações em curso por parte de alguns professores e, no caso do segundo painel, a obras ou a problemáticas específicas dos professores/compositores.
Esta acção visa enriquecer a reflexão colectiva no interior da escola, aumentar o conhecimento mútuo das várias actividades dos professores e aprofundar a ligação com os alunos de composição e da escola em geral, tendo em conta que a actividade lectiva regular não esgota essa ligação nem permite, por vezes, revelar a gama variada das acções do corpo docente – obras, teses, investigações em curso – no exterior da escola, noutras instituições e na vida musical em geral.contactos: jlferreira@esml.ipl.pt
19 a 21 de Maio de 2011
Universidade de Aveiro
Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), organiza, entre 19 e 21 de Maio de 2011, uma conferência internacional sobre temas de investigação em interpretação e artes performativas que será acolhido pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. O PERFORMA’11 define-se como um espaço multidisciplinar de debate sobre o universo da interpretação musical. Esta edição privilegiará apresentações ligadas às seguintes temáticas:
Performance e memória
Performance e género
Performance e corpo
Serão também incluídos temas livres de proveniências disciplinares diversas, com alargamento às áreas da psicologia da música, musicologia, etnomusicologia, pedagogia, práticas interpretativas, análise performativa e reflexão filosófica sobre interpretação. Os oradores principais serão o Prof. Doutor Richard Taruskin, da Universidade da Califórnia (Berkeley) e o Prof. Doutor Thomas Turino, da Universidade de Illinois.
5 e 6 de Abril de 2011
Universidade do Minho
Colóquio Internacional de Improvisação organizado pelo Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho propõe-se criar um espaço regular de reflexão e amplo debate sobre Improvisação Musical nos seus múltiplos aspectos.
O relevo do campo da improvisação e a sua transversalidade, bem como a existência desta área no ensino superior europeu, serão objecto de estudo e reflexão neste colóquio. O colóquio conta com a presença de especialistas europeus em improvisação e ainda professores e investigadores que estudam este fenómeno do ponto de vista performativo, histórico – musicológico e filosófico.
Neste sentido, os diferentes conceitos e perfis de improvisação serão apresentados em múltiplos eventos, designadamente, conferências, mesas redondas, workshops, performances e concertos.
Pretende-se com o debate proporcionado contribuir para sistematização de algumas questões sobre o tema e ainda o desenvolvimento de um método analítico de improvisação, com vista à sua aplicação no ensino desta área de conhecimento.
O colóquio terá também espaços de debate sobre as questões da improvisação na formação de jovens músicos e ainda sobre as práticas criativas no ensino enquanto promotoras de desenvolvimento pessoal e social, nomeadamente a formação da identidade, a imaginação e a reflexão crítica.