Compositor e investigador doutorando na FCSH/ Kunstuniversität Graz/ Fondazionne Archivio Luigi Nono e membro do Concrète [Lab] Ensemble, João Quinteiro está Em Foco no MIC.PT em março.
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"A obra é dedicada a Luchino Visconti e à sua inesquecível Veneza"
Observações
Obra sugerida pela Associação Ricercare
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Orquestra
Instrumentação Sintética Orquestra de Cordas
Estreia
Data 1997/Oct/25
Intérpretes
Sinfonietta de Lisboa
Vasco Pearce de Azevedo (direcção)
Entidade/Evento 1º Festival Internacional de Música de Mafra - "O Esplendor do Barroco"
Local Palácio Nacional de Mafra - Biblioteca
Localidade Mafra
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Esta peça escrita durante o inverno de 1996, estreou-se na maravilhosa biblioteca do palácio nacional de Mafra em 25 de Outubro de 1997 num concerto integrado no “I Festival Internacional de Música de Mafra - O Esplendor do Barroco” tendo sido intérpretes a Sinfonietta de Lisboa sob a direcção de Vasco Azevedo. Esta obra foi ainda executada pela orquestra Musicare sob a batuta de Cesário Costa em Espinho; a peça foi também feita em França numa série de concertos da Orchestre des Pays de Savoie sob a direcção de Mark Foster, em Novembro de 1999.
É uma fuga em Mi menor. Considerei ser um desafio interessante confrontar uma gramática barroca (com as suas exposições principais e secundárias, as suas sequências, as suas aumentações e diminuições, as suas inversões e retrogradações, os seus “stretti”, as suas pedais de tónica e dominante), com um vocabulário harmónico cromático eivado daquela “tonalité malade” de uma “Patética” de Tchaikovsky ou de uma “Noite Transfigurada” de Schoenberg ou mesmo, talvez, de uma “Sonata opus 1” de Berg.
Se por um lado se reúnem todos os ingredientes para ser mais uma de uma já longa série de obras polémicas de minha autoria, porque lírica e de um “pathos” desusado (o que só por si, como se sabe, não é, nunca será, bem como nunca foi sequer motivo que me tire o sono), por outro lado considero ser esta obra um dos raros momentos clarividentes da minha carreira em que fui suficientemente feliz de lograr escrever com um mínimo de competência naquele que é tão somente o mais perfeito e o mais exigente dos sistemas de escrita : o eterno e imperturbável sistema tonal, aquele sistema que tal como o “eterno feminino” nos transporta mais além.
A obra é dedicada a Luchino Visconti e à sua inesquecível Veneza.
Eurico Carrapatoso
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Das Ewig Weibliche
Estreia
1997/Oct/25
1º Festival Internacional de Música de Mafra - "O Esplendor do Barroco"
Palácio Nacional de Mafra - Biblioteca
Mafra
Portugal
Sinfonietta de Lisboa
Vasco Pearce de Azevedo (direcção)