Título do documento Ciclos de Conferências e Diálogos Imaginários
Data de Composição 2001 · 2007
Versão 1ª Versão
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música Electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética Electroacústica sobre suporte
Estreia
Data 2007/Sep/22
Entidade/Evento Miso Music Portugal - Festival Música Viva 2007
Local Casa da Música - Sala 2
Localidade Porto
País Portugal
Texto
Autor do Texto Italo Calvino
Título do Poema ou Texto -
Autor do Texto Bernardo Soares
Título do Poema ou Texto -
Autor do Texto Jorge Luís Borges
Título do Poema ou Texto -
Notas Sobre a Obra
Esta peça é uma primeira parte do que virá a ser a minha primeira peça usando exclusivamente material electroacústico; é por isso um “work in progress”, está ainda em curso. Este é um momento.
No entanto, há já bastantes anos que trabalho com esses materiais de várias maneiras. Muitas vezes entre ou durante a composição de outras obras, o estudo da electroacústica serve-me de intervalo ou interrupção criativa, de pausa/acção favorável ao trabalho sobre o som a partir de pressupostos diferentes. O que resulta poderá não ser música, mas é sem dúvida uma arte sonora.
O trabalho sobre a ideia do Ciclo que começou em 2001 e tem prosseguido com algumas interrupções. Parti de uma selecção de textos de Italo Calvino, Bernardo Soares/Fernando Pessoa e Jorge Luís Borges. A actual forma põe em cena, naquilo que podia ser uma peça radiofónica, um diálogo imaginário sobre alguns dos problemas, angústias e escolhas inerentes ao “acto de escrever”.
Ao contrário do que me parece ser habitual ou mais frequente, o texto dito e gravado não foi nunca usado como pretexto para a sua própria desfiguração: a voz humana e o que é dito não é sujeito a transformações com excepção de alguns momentos particulares. O texto e a fala são sempre ouvidos em primeiro plano.
Embora o material de base não seja exclusivamente composto por samples há, relativamente à maneira de o trabalhar, uma escolha estética que remete mais para a manipulação e sobreposição desses objectos encontrados - ready-made - do que para a sua transformação sistemática através de meios próprios da síntese sonora. Os objectos criados (ou roubados) são combinados para produzir um discurso. Na sequência que vislumbro do trabalho futuro as minhas escolhas poderão vir a ser outras.