Título do documento ... Winterlich ruhende Erde ...
Data de Composição· 2000
Dedicatória
À Leonor e ao Adriano
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Solo
Instrumentação Sintética Violoncelo
Estreia
Data 2001/May/17
Intérpretes
Thomas Piel (violoncelo)
Entidade/Evento Folkkwang Hochschule Essen
Localidade Essen
País Alemanha
Notas Sobre a Obra
"E num acesso de fraqueza ou de "estro poético", cheguei a comparar a esterilidade do seu espirito com o "repouso hibernal da terra" em cujo seio a vida secretamente palpita preparando nova germinação..."
Thomas Mann, Doktor Faustus
Nesta obra há dois tipos de processos: num extremo encontram-se os que o ouvinte acompanha a evolução como uma mudança gradual de um estado para outro - o processo dramático; noutro extremo, os que, devido à dilatação do processo no tempo, não são percebidos desta forma, mas sim como "quase regulares" (i.e., sem alteração) - o processo orgânico. Por um lado a tensão entre a espectativa criada pelo ouvinte e a realidade sonora, por outro lado, o processo que retrata, por assim dizer, uma vida interna da própria obra (da mesma forma que a vida biológica de um ser vivo está sempre em constante evolução). O trabalho da escrita propriamente dita levou a que por vezes outros processos se impusessem, por releitura dos iniciais, e que de alguma forma contrariam o caminho inicialmente traçado introduzindo uma outra dimensão porventura de maior importância. Por outro o, surgem partes que sugerem uma imporvisação, aproveitando a "enérica" estrutural de secções anteriores. Um constante diálogo entre estrutura (o abstracto), escrita (o real), e liberdade (a imaginação).
A forma da obra divide-se em três grandes partes correspondendo a reinterpretações quer do ritmo inicial (célula geradora, sem evolução), quer do ritmo "orgânico" (em constante evolução).
"...Winterlich Ruhende Erde..." é dedicada a Leonor e Adriano.
Luís Pena