Compositor e investigador doutorando na FCSH/ Kunstuniversität Graz/ Fondazionne Archivio Luigi Nono e membro do Concrète [Lab] Ensemble, João Quinteiro está Em Foco no MIC.PT em março.
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Local de Composição/Estúdio Estúdio de Música Electrónica da Escola Superior de Música de Freiburg
Revisão (data) 1999
Meios de Produção Electroacústica
Computador Atari 1040, Sampler AKAI-S1000, Sistema de Espacialização Sonora
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música Electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética Electroacústica sobre Suporte
Meios Técnicos de Execução
8 pistas digital (disco duro ou outro suporte multipistas, actualmente disponível em formato TASCAM DA-88) e 10 Altifalantes
Estreia
Data 1992/May/04
Entidade/Evento Horizonte Konzerte - Konzert des Elektronischen Studios
Local Musikhochschule - Konzertsaal
Localidade Freiburg im Breisgau
País Alemanha
Notas Sobre a Obra
"Não me interessou tanto atingir o público mas sim certos fenómenos acústico-musicais, por outras palavras, perturbar a atmosfera: finalmente o som é (nada mais do que) uma perturbação atmosférica!"
(Edgard Varèse, 1965, em Conversation with Varèse de Gunther Schuller)
A caraterística principal de L'Air de l'Air, para fita magnética a 8 pistas, é que foi realizada exclusivamente a partir de sons pré-gravados – sons de instrumentos de percussão e análogos – sem qualquer tipo de tratamento ou de transformação electrónicas excepto a transposição das alturas e as alterações tímbricas resultantes das diferentes velocidades de leitura dos sons (diferentes velocidades de reprodução sonora).
Originalmente, a peça foi composta para um Computador Atari 1040 que controlava em tempo real um Sampler AKAI-S1000 – contendo os sons pré-gravados – e ainda um sistema de espacialização dos sons no espaço (2 módulos Niche – Audio Controle Module). O programa de controle da espacialização foi concebido especialmente no Atari para controlar os 2 ACM. Para a difusão polifónica dos sons no espaço foram utilizadas as 10 saídas independentes do Sampler, correspondendo 6 delas a diferentes pontos fixos no espaço, e sendo as outras 4 enviadas a 4 vias independentes de espacialização dinâmica ("em movimento"). Cada via processa um sinal (um som ou grupo de sons) distribuíndo-o por 4 altifalantes que funcionam como um único sistema homogéneo – "simulando" um espaço plano a 2 dimensões.
O sistema de difusão sonora compreende 10 altifalantes – 8 dos quais em torno do público, correspondendo a 2 grupos de 4 (cada grupo difunde 2 vias de espacialização) – e ainda 2 altifalantes longínquos – se possível, invisíveis. Estes 2 altifalantes prolongam a dimensão espacial frontal para além do espaço físico visível, conferindo simultaneamente aos sons uma qualidade acústica longínqua, mais "misteriosa".
L'Air de l'Air foi inicialmente concebida específicamente para ser difundida na sala de concerto da Escola Superior de Música de Freiburg (com as suas características acústicas e espaciais concretas). A ideia não era apenas colocar e distribuir os vários sons no espaço da sala, mas sobretudo que o todo da sala se transformasse num instrumento musical (numa "entidade" sonora) e que a sala soasse ela própria como um "Ser" musical!
João Rafael
Encomenda
Data 1998
Entidade Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música