|
Nasceu em Mesão Frio em 1961. Improvisador, compositor e videasta. Músico autodidacta, estudou guitarra na Escola de Música Duarte Costa de 1974 a 1976 em curso leccionado por José Pina, no Porto.
A partir de 1971, iniciou actividade profissional integrando conjuntos executantes de covers de pop-rock e criando grupos de rock para executar originais. Entre 1976 e 1977, integrou o grupo King Fisher’s Band, e, dois anos depois, fundou, com Alexandre Soares, os GNR. Com esta banda deu vários concertos, destacando-se o derradeiro no Festival de Vilar de Mouros de 1982. Nesse ano, conheceu Jorge Lima Barreto, cuja influência terá sido decisiva para a sua mudança definitiva de rumo musical. Juntos formaram o grupo Telectu, um dos primeiros em Portugal a dedicar-se à música electrónica improvisada.
Recentemente, tem composto para teatro, dança e cinema. Desempenhando várias funções em diferentes actividades artísticas , a sua acção pautou-se pelo cruzamento e aproximação de diferentes domínios da música. A sua carreira constitui igualmente o paradigma do músico que, iniciando actividade no âmbito do pop-rock, foi progressivamente aproximando-se dos círculos e das práticas de produção erudita.
“De certo modo, sinto que existe, e é bastante grande, uma ligação, ou pelo menos uma interacção entre a improvisação e a composição, uma espécie de ping-pong entre as duas coisas. (…) Na composição, uma pessoa tem que saber sempre quando é que está terminado ou quando é que ainda se pode corrigir (…), mesmo que se componha em tempo real. (…) Na improvisação, acho que o melhor que vem da composição é a racionalidade de uma pessoa estar a improvisar como se estivesse a compor. E, por outro lado, na composição, todas aquelas liberdades intuitivas, espontâneas, e coisas que surgem do contacto com os instrumentos e a improvisação, foram-me muito úteis no trabalho de compositor.”
Vítor Rua (Junho de 2003)
EM FOCO (Maio de 2011)
|
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
1976, A evolução dos cravos | 2023 | Associação Setúbal Voz | URL | Setúbal | Portugal | Observações | https://setubalvoz.pt/ | |
Traumbone | 2006 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.pt/ | |
Uma Agulha no Palheiro | 2005 | Grupo de Música Contemporânea de Lisboa | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.gmcl.pt/ | |
Arbeit French Fries | Orchestrutopica | URL | Portugal | Observações | http://www.novascenas.pt/orchestrutopica/ | |||
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
Shrdlu | Estreia | Centro Cultural de Belém | Lisboa | Portugal | Fernando Guiomar (guitarra) | Observações | |||
Aerofonia | Estreia | Escola Superior de Música - Salão Nobre | Lisboa | Portugal | Trio de Clarinetes Fernando Pernas (direcção) | Observações | |||
1976, A evolução dos cravos | Execução | 2024/Apr/14 | Fórum Municipal Luísa Todi | Setúbal | Portugal | Jorge Salgueiro (maestro) Risoleta Pedro (libreto) Iolanda Rodrigues (coreógrafa) Coro Setúbal Voz Academia de Dança Contemporânea de Setúbal Personagens: Mariana Chaves, Gonçalo Martins, João Merino, Ana Filipa Leitão, Inês Constantino, Helena de Castro, David Martins, Néu Silva, Sara Brites, Diana Cardoso e Sara Batista |
Observações | ||
1976, A evolução dos cravos | Execução | 2024/Apr/13 | Fórum Municipal Luísa Todi | Setúbal | Portugal | Jorge Salgueiro (maestro) Risoleta Pedro (libreto) Iolanda Rodrigues (coreógrafa) Coro Setúbal Voz Academia de Dança Contemporânea de Setúbal Personagens: Mariana Chaves, Gonçalo Martins, João Merino, Ana Filipa Leitão, Inês Constantino, Helena de Castro, David Martins, Néu Silva, Sara Brites, Diana Cardoso e Sara Batista |
Observações | ||
1976, A evolução dos cravos | Estreia | 2024/Apr/12 | Fórum Municipal Luísa Todi | Setúbal | Portugal | Jorge Salgueiro (maestro) Risoleta Pedro (libreto) Iolanda Rodrigues (coreógrafa) Coro Setúbal Voz Academia de Dança Contemporânea de Setúbal Personagens: Mariana Chaves, Gonçalo Martins, João Merino, Ana Filipa Leitão, Inês Constantino, Helena de Castro, David Martins, Néu Silva, Sara Brites, Diana Cardoso e Sara Batista |
Observações | ||
virino kaj naturo # | Ante-Estreia | 2023/Sep/07 | São Luiz Teatro Municipal | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Sonic Rumble with Green Mustard | Estreia | 2023/May/11 | Festival Música Viva | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | João Pedro Lourenço (percussão e performance) | Observações | |
Ópera em 16 Atos: Poemas Zen de Herberto Helder | Estreia | 2023/Mar/25 | Teatro Cinema de Fafe | Fafe | Portugal | Coletivo Phoebus Andrea Conangla (soprano), José Teixeira (coordenação artística e assobio), Sílvia Cancela (flauta), Frederic Cardoso (clarinete), José Rosas (trombone), Henrique Ramos (percussão), Luís Miguel Leite (guitarra), Nuno Areia (piano), Inês Quintas (violino) e Gonçalo Cravinho Lopes (contrabaixo) |
Observações | ||
As Palavras | Estreia | 2021/Jul/23 | Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra | Teatro Cinema de Fafe | Fafe | Portugal | Luís Miguel Leite · guitarra Leonor Figueiredo · soprano |
Observações | |
Ahtou | Estreia | 2021/Jul/23 | Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra | Teatro Cinema de Fafe | Fafe | Portugal | Luís Miguel Leite e José Teixeira · duo de guitarras | Observações | |
Post Hoc Ergo Propter Hoc | Estreia | 2020/Jul/17 | Há Música n'Arcada | Praça 25 de Abril | Fafe | Portugal | Luís Miguel Leite e José Teixeira (guitarras eléctricas) | Observações | |
Home Sweet Sound | Estreia | 2019/Sep/28 | Circular 2019 – Festival de Artes Performativas | Teatro Municipal de Vila do Conde | Vila do Conde | Portugal | Joana Gama · piano Vítor Rua · electrónica |
Observações | |
Klimt 2 | Estreia | 2019/Sep/21 | Recital Simbiose(s) | Conservatório de Música de Paredes | Paredes | Portugal | Frederic Cardoso · clarinete baixo | Observações | |
Uma Vaca Flatterzunge | Execução | 2009/Feb/01 | Instituto Franco-Português - Auditório Phillippe Friedman | Lisboa | Quarteto Arabesco, Vitor Rua (direcção artística, electrónica), Danel Kientzy (saxofone), Giancarlo Schiaffini (tuba e trombone), John Tilbury (piano), Ana Ferreira (voz), Helder Bento (voz), Marco Alves dos Santos (voz), Margarida Marecos (voz) | Observações | |||
Uma Vaca Flatterzunge | Execução | 2009/Jan/31 | Instituto Franco-Português - Auditório Phillippe Friedman | Lisboa | Portugal | Quarteto Arabesco, Vitor Rua (direcção artística, electrónica), Danel Kientzy (saxofone), Giancarlo Schiaffini (tuba e trombone), John Tilbury (piano), Ana Ferreira (voz), Helder Bento (voz), Marco Alves dos Santos (voz), Margarida Marecos (voz) | Observações | ||
Traumbone | Execução | 2008/Jul/12 | Centro Cultural de Belém / Música Portuguesa Hoje | Centro Cultural de Belém - Sala Sophia de Mello Breyner | Lisboa | Portugal | Simon Cowen (trombone) | Observações | |
Saxopera II | Execução | 2008/Jun/07 | Miso Music Portugal | Instituto Franco-Português | Lisboa | Portugal | Jörgen Pettersson (saxofone), Miso Studio (electrónica) | Observações | |
Free pink noise | Execução | 2008/Jun/03 | Orfeão de Leiria / Festival de Música de Leiria | Teatro José Lúcio da Silva | Leiria | Portugal | Drumming Grupo de Percussão Miquel Bernat (direcção) | Observações | |
Duplicator II | Execução | 2008 | Centro Cultural de Belém / OrchestrUtopica - In Extremis | Centro Cultural de Belém - Pequeno Auditório | Lisboa | Portugal | OrchestrUtopica: António Carrilho e Sofia Norton (flautas de bisel) | Observações | |
Interstellar Overdrive Remix | Execução | 2008/Mar/08 | Berliner Festspiele - Maerzmusik | Volksbühne am Rosa-Luxemburg-Platz | Berlim | Alemanha | Remix Ensemble Peter Rundel (direcção) | Observações | |
Interstellar Overdrive Remix | Execução | 2008/Mar/02 | Fundação Calouste Gulbenkian / Pink Velvet Bad Trip | Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Remix Ensemble Peter Rundel (direcção) | Observações | |
Interstellar Overdrive Remix | Estreia | 2008/Mar/01 | Casa da Música / Pink Velvet Bad Trip | Casa da Música - Sala Suggia | Porto | Portugal | Remix Ensemble Peter Rundel (direcção) | Observações | |
Traumbone | Execução | 2007/Aug/29 | Nordic Composers Council / Nordic Music Days | Trapphuset | Norrköping | Suécia | Remix Ensemble: Simon Cowen (trombone) | Observações | |
Traumbone | Execução | 2006/Nov/04 | Festival Novas Músicas | Casa da Música | Porto | Portugal | Simon Cowen (trombone) | Observações | |
Traumbone | Estreia | 2006/Sep/24 | Festival Musica | Cité de la Musique et de la Danse | Estrasburgo | França | Simon Cowen (trombone) | Observações | |
Uma Agulha no Palheiro | Estreia | 2006/Mar/17 | Câmara Municipal de Matosinhos - Salão Nobre | Matosinhos | Portugal | Grupo de Música Contemporânea de Lisboa: Susana Teixeira (mezzo-soprano), João Pereira Coutinho (flauta), Luís Gomes (clarinete), José Machado (violino), Ricardo Mateus (viola), Jorge Sá Machado (violoncelo), Andreia Marques (harpa) Christopher Bochmann (direcção) | Observações | ||
Noise | Estreia | 2005/Sep/19 | Festival Música Viva 2005 | Centro de Apoio Social de Oeiras | Oeiras | Portugal | Quarteto Bernini: Marco Serino (violino), Yoko Ichihara (violino), Gianluca Saggini (viola), Valeriano Taddeo (violoncelo) | Observações | Fabio Cifariello Ciardi (projecção sonora) |
|
|||||||||
Gula | Execução | 2004 | Festival Nova Musica | Paris | França | Observações | |||
Ar | Execução | 2004 | Festival Nova Música | Paris | França | Observações | |||
Hatshepsut | Estreia | 2003 | França | Trio KRP: Daniel Kientzy (saxofone), J. Pierre Robert (contrabaixo), Reina Portuondo (electroacústica sobre suporte) | Observações | ||||
Saxopera II | Estreia | 2001 | Conservatório de Chatelraut | Chatelraut | França | Daniel Kientzy (saxofones alto) | Observações | ||
Recette pour Faire une Souris | Estreia | 2001 | Conservatório de Chatelraut | Chatelraut | França | Observações | |||
Gula | Execução | 2000 | ETIC | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Duplicator II | Execução | 2000 | Canterbury Christ Church - University College | Canterbury | Reino Unido | Peter Bowman (flauta de bisel alto), Kathryn Bennetts (flauta de bisel alto) | Observações | Mark Bromwich (projecção sonora) | |
|
|||||||||
Duplicator II | Estreia | 2000 | Royal Festival Hall - Purcell Room | Londres | Reino Unido | Peter Bowman (flauta de bisel alto), Kathryn Bennetts (flauta de bisel alto) | Observações | Mark Bromwich (projecção sonora) | |
|
|||||||||
Duplicator II | Execução | 2000 | 8º Simpósio Internacional de Flauta de Bisel - “Erta-Congress” | Peter Bowman (flauta de bisel alto), Kathryn Bennetts (flauta de bisel alto) | Observações | Mark Bromwich (projecção sonora) | |||
|
|||||||||
Ar | Estreia | 1998 | Le Festival des Créations Sonores - Musiques Aujourd`hui | Perpinhão | França | Daniel Kientzy (saxofone baixo), Reina Portuondo (electrónica em tempo real) | Observações | ||
Cyberpunk | Execução | 1998 | Le Festival des Créations Sonores - Musiques Aujourd'hui | Perpinhão | França | Daniel Kientzy (saxofone barítono) | Observações | ||
Cyberpunk | Estreia | 1998 | Fundação Teatro “La Fenice di Veneza” | Teatro “La Fenice di Veneza” | Veneza | Itália | Daniel Kientzy (saxofone barítono) | Observações | |
Gula | Estreia | 1998 | Culturgest | Lisboa | Portugal | Daniel Kientzy (saxofones), Reina Portuondo/Vítor Rua (electrónica) | Observações | ||
Gula | Execução | 1998 | Teatro Rivoli | Porto | Portugal | Observações | |||
Duplicator I | Estreia | 1998 | Colourscape Festival | York | Reino Unido | Peter Bowman (flautas de bisel alto), Kathryn Bennetts (flautas de bisel alto) | Observações | ||
Musique Céréale I | Estreia | 1997 | 7º Festival de Música Nova de Bucareste | Bucareste | Roménia | Daniel Kientzy (saxofone) | Observações | ||
Big-Bang | Estreia | 1996 | Centro Cultural de Belém | Lisboa | Portugal | Beatriz Serrão (percussão) | Observações | ||
Caracterização da Actividade | Designação | Data (período) | Entidade | URL | Local | Localidade | País | Observações | Invisible Column | |
Comunicação Social | Autor do Programa "Cantão do Rock" | 1989 - 1990 | China | Observações | ||||||
Conferências | Rock em Portugal | - 1990 | Coimbra | Portugal | Observações | |||||
Conferências | Perestrock | - 1987 | Lisboa | Portugal | Observações | |||||
Intérprete/Instrumentista | Músico e Membro Fundador | 1993 | Os Ressoadores | Portugal | Observações | |||||
Intérprete/Instrumentista | Músico e Membro Fundador | 1987 | PSP - Projecto Som Pop | Portugal | Observações | |||||
Intérprete/Instrumentista | Músico e Membro Fundador | 1982 | Telectu | Portugal | Observações | |||||
Intérprete/Instrumentista | Músico e Membro Fundador | 1995 | Vidya Ensemble | Portugal | Observações | |||||
Intérprete/Instrumentista | Músico e Membro Fundador | 1979 - 1983 | GNR - Grupo Novo Rock | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.gnr-gruponovorock.com/ | ||
Intérprete/Instrumentista | Músico | 1976 - 1977 | King Fisher's Band | Portugal | Observações | Primeiramente teclista, posteriormente bandolinista, percussionista e cantor | ||||
|
||||||||||
Produção | Produtor de Fonogramas Musicais | 1982 | Portugal | Observações | Produção dos seguintes discos: - Álibi, de Manuela Moura Guedes (1982) - Anjo da Guarda, de António Variações (1983) - Pressões Digitais, de Rui Azul (1994) - Repórter Estrábico, dos Repórter Estrábico (1994) - Segmentos, dos Perve (1995) - Música Comercial, dos Coty Cream (1996) | |||||
|