|
João Quinteiro é Compositor e Investigador Integrado do CESEM (FCSH-UNL) onde, em colaboração com a Kunstuniversität em Graz e a Fondazione Archivio Luigi Nono em Veneza, realiza o Doutoramento em Estudos Artísticos – Arte e Mediações, com o projecto Nono, Lachenmann, Mark Andre, a performance do corpo como mecanismo arquétipo de insurreição: genealogia da ópera depois de Darmstadt, que integra a criação da ópera Regresso, sob a orientação de Paula Gomes Ribeiro, Paulo Assis e Beat Furrer. Em 2013 concluíu o Mestrado em Composição na Universidade de Aveiro e em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa – FCSH. Estudou composição com João Pedro Oliveira, Isabel Soveral, Emmanuel Nunes e Beat Furrer, tendo igualmente contactado e trabalhado com compositores como Brian Ferneyhough, Flô Menezes e Helmut Lachenmann. Nos últimos cinco anos ensinou Análise e Técnicas de Composição e Acústica na Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém. Encontra-se na Direcção da APC – Associação Portuguesa de Compositores. A sua música tem sido tocada, encomendada e premiada por formações como a Orquestra Gulbenkian, o Lisbon Ensemble 20/21, o GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, o OpuSpiritum Ensemble e o Ensemble MISE-EN. LINKS EXTERNOS APC – Associação Portuguesa de Compositores |
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
dois rios | 2018 | Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu | URL | Viseu | Portugal | Observações | https://musicadaprimavera.pt | |
Dynamis | 2024 | GMCL / DGArtes | URL | Lisboa | Portugal | Observações | https://www.gmcl.pt/ | |
Yule | 2018 | OpuSpiritum Ensemble | URL | Coimbra | Portugal | Observações | https://www.opuspiritumensemble.com | |
Penélope, meio-dia | 2023 | Projecto DME | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.projecto-dme.org | |
Título da Obra | Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column | Invisible Column 2 |
Thánatos | 1.º Prémio (Categoria A) | II Concurso Internacional de Composição GMCL / Jorge Peixinho | 2015 | GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.gmcl.pt/concurso-de-composicaocomposition-competition/ | |
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
Dynamis | Estreia | 2024/Oct/04 | GMCL · Filipe Pires 90 anos | Casa de Música Jorge Peixinho | Montijo | Portugal | GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa Rui Pinheiro (direção) | Observações | |
Regresso | Ante-Estreia | 2024/Jun/02 | O’culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Laura Pimenta (Eurídice) Camila Mandillo (Penélope) Marco Ferreira (Hermes) Diogo Oliveira (Sísifo) João Emanuel Silva (Prometeu) Miguel Azguime (Homero) Marco Fernandes (Percussão) Salomé Pais Matos (Harpa) Henrique Portovedo (Saxofone) Francisco Martins (Acordeão) Miguel Amaral (Guitarra Portuguesa) Clara Saleiro (Flauta e Atriz-Ariadne) Miguel Dias (Oboé/Aulos duplo) Tiago Mourato (Cllarinete e ator - Ícaro) Nuno Caetano (Trompa) Tiago Pinheiro (Trompa) Pedro Rolo (Trombone) Miguel Alves (Tuba) Nuno Pinto (Guitarra elétrica e actor - Orfeu) Beatriz Costa (Violino) Ana Campos (Viola) Pedro do Carmo (Violoncelo) Raquel Leite (Contrabaixo) |
Observações | ||
Regresso | Execução | 2024/Jun/01 | O’culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Laura Pimenta (Eurídice) Camila Mandillo (Penélope) Marco Ferreira (Hermes) Diogo Oliveira (Sísifo) João Emanuel Silva (Prometeu) Miguel Azguime (Homero) Marco Fernandes (Percussão) Salomé Pais Matos (Harpa) Henrique Portovedo (Saxofone) Francisco Martins (Acordeão) Miguel Amaral (Guitarra Portuguesa) Clara Saleiro (Flauta e Atriz-Ariadne) Miguel Dias (Oboé/Aulos duplo) Tiago Mourato (Cllarinete e ator - Ícaro) Nuno Caetano (Trompa) Tiago Pinheiro (Trompa) Pedro Rolo (Trombone) Miguel Alves (Tuba) Nuno Pinto (Guitarra elétrica e actor - Orfeu) Beatriz Costa (Violino) Ana Campos (Viola) Pedro do Carmo (Violoncelo) Raquel Leite (Contrabaixo) |
Observações | ||
Regresso | Estreia | 2024/May/31 | O’culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Laura Pimenta (Eurídice) Camila Mandillo (Penélope) Marco Ferreira (Hermes) Diogo Oliveira (Sísifo) João Emanuel Silva (Prometeu) Miguel Azguime (Homero) Marco Fernandes (Percussão) Salomé Pais Matos (Harpa) Henrique Portovedo (Saxofone) Francisco Martins (Acordeão) Miguel Amaral (Guitarra Portuguesa) Clara Saleiro (Flauta e Atriz-Ariadne) Miguel Dias (Oboé/Aulos duplo) Tiago Mourato (Cllarinete e ator - Ícaro) Nuno Caetano (Trompa) Tiago Pinheiro (Trompa) Pedro Rolo (Trombone) Miguel Alves (Tuba) Nuno Pinto (Guitarra elétrica e actor - Orfeu) Beatriz Costa (Violino) Ana Campos (Viola) Pedro do Carmo (Violoncelo) Raquel Leite (Contrabaixo) |
Observações | ||
Pairs: à propos de l’interiorité | Estreia | 2024/Feb/29 | Nada Contra · Duo Francisco Cipriano – Mrika Sefa | O’culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Francisco Cipriano (percussão) Mrika Sefa (piano) |
Observações | |
Penélope, meio-dia | Estreia | 2023/Nov/12 | Apresentação final da residência artística de João Quinteiro e Salomé Pais Matos no Lisboa Incomum (Projeto DME) | Lisboa Incomum | Lisboa | Portugal | Salomé Pais Matos (harpa) |
Observações | Gravação |
Imbolc | Estreia Parcial | 2023/Feb/11 | Theaterhaus Schille | Leipzig | Alemanha | Rui C. Antunes (violino), Jordi Albelda (violoncelo), Nuno Pinto (guitarra elétrica) | Observações | ||
Canção IV – “Echo, Wiederholung und Metamorphose” | Estreia | 2022/Nov/24 | Festival Música Viva 2022 · Recital Antena 2 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Ipsis Duo: Clara Saleiro e Marina Camponês (flautas) | Observações | |
Oidhche Shamhna | Estreia | 2022/Feb/20 | Fábrica da Criatividade | Castelo Branco | Portugal | Kodu Percussion Group | Observações | ||
Sísifo, cinco da tarde | Execução | 2022/Jan/30 | Depurações para um Regresso | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Fernando Brites (acordeão), Júlio Mesquita (narração) | Observações | |
Sísifo, cinco da tarde | Estreia | 2022/Jan/29 | Depurações para um Regresso | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Fernando Brites (acordeão), Júlio Mesquita (narração) | Observações | |
Kein Pfad mehr | Estreia | 2021/Oct/08 | Croma · Ciclo de Música Contemporânea de Oeiras | Auditório Municipal Ruy de Carvalho | Carnaxide | Portugal | Alunos do Ensino Secundário: Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém, Academia de Artes de Chaves | Observações | |
Canção I – I Ascolta | Estreia | 2020/Dec/19 | VIII Festival Vertixe Sonora 2020 | EN RUTA 2020 | Centro Recreativo e Cultural de Torroso en Mos | Xarandela | Espanha | VERTIXE SONORA Pablo Coello (saxofone) · Diego Ventoso (percussão) · Mateo Barcia (difusão sonora) |
Observações | |
Eurídice, sete da manhã | Estreia | 2020/Dec/09 | Festival Música Viva 2020 – Extensão Emergência | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Marco Fernandes (percussão); Teresa Doblinger (dança) | Observações | |
Energeia | Estreia | 2019/Jun/29 | New Music Marathon 2019 | ASF + Scandinavia House | Nova Iorque | Estados Unidos da América | ensemble mise-en | Observações | |
dois rios | Estreia | 2019/Apr/24 | Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu | Teatro Viriato | Viseu | Portugal | Duo Sigma Ana Cláudia Assis · piano; Miguel Rocha · violoncelo |
Observações | |
reflexos sobre a pele | Estreia | 2019/Feb/02 | Auditório 2 – Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | Lisbon Ensemble 20/21 Pedro Pinto Figueiredo · maestro |
Observações | ||
Yule | Estreia | 2018/Mar/19 | ESML – Escola Superior de Música de Lisboa | Lisboa | Portugal | OpuSpiritum Ensemble | Observações | ||
Hermes, nove da noite | Execução | 2017/Nov/16 | ENIM 2018 | Aveiro | Portugal | André Correia · saxofone | Observações | ||
Hermes, nove da noite | Execução | 2017/Nov/10 | ESMAE | Porto | Portugal | André Correia · saxofone | Observações | ||
Hermes, nove da noite | Estreia | 2017/Jul/15 | EurSax 2017 | Porto | Portugal | André Correia · saxofone | Observações | ||
Eros | Estreia | 2017/Mar/31 | Encontros Nova Música em Vila do Conde | Teatro Municipal de Vila do Conde | Vila do Conde | Portugal | Lisbon Ensemble XX/ XXI Pedro Pinto Figueiredo · direcção |
Observações | |
Madrugada I | Estreia Parcial | 2016 | Cine-Teatro de Ourém | Ourém | Portugal | Orquestra do 10.º Estágio de Orquestra de Sopros Ourearte Alberto Roque · maestro |
Observações | ||
Thánatos | Execução | 2015/Dec/04 | II Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho | Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida | Montijo | Portugal | GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa Vasco Azevedo · maestro |
Observações | |
Thánatos | Estreia | 2015/Dec/03 | II Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho | Museu da Electricidade | Lisboa | Portugal | GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa Vasco Azevedo · maestro |
Observações | |
Energeia | Estreia Parcial | 2011/Jan/15 | Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal | Setúbal | Portugal | GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa Pedro Pinto Figueiredo · maestro |
Observações | Estreia do primeiro esboço | |
|
|||||||||
Oidhche Shamhna | Estreia Parcial | 2009/Oct | DeCA – Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Quarteto de Percussões da Universidade de Aveiro | Observações | Estreia do primeiro esboço | |
|
|||||||||
Khatib’s Heart | Estreia Parcial | 2009/Jun | Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Jorge Correia · saxofone Andrés Pérez e Leandro Teixeira · percussão |
Observações | Estreia do primeiro esboço | |
|
|||||||||
Peça com título gráfico III | Estreia | 2007/Jan/26 | 5o. Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | Orquestra Gulbenkian Guillaume Bourgogne (direcção) | Observações | |
Tipo (+ sub-tipo) |
Título de capa/edição Título do documento |
Autores documento | Referente a | Editora | Data | |
Partitura |
João Quinteiro · Canção I – I Ascolta Canção I – I Ascolta, |
cancao i - i ascolta
João Quinteiro |
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa |
2022 2022 |
||
Partitura |
João Quinteiro · dois rios dois rios |
dois rios
João Quinteiro |
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa |
2022 2022 |
||
Partitura |
João Quinteiro · Kein Pfad mehr Kein Pfad mehr |
kein pfad mehr
João Quinteiro |
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa |
2021 2021 |
||
Partitura |
João Quinteiro · Thánatos Thánatos |
thanatos
João Quinteiro |
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa |
2020 2020 |
||
Partitura |
João Quinteiro · Yule Yule |
yule
João Quinteiro |
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa |
2020 2020 |
||
Partitura |
João Quinteiro · Eros Eros |
eros
João Quinteiro |
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa |
2019 2019 |
||
Partitura |
João Quinteiro · Hermes, nove da noite Hermes, nove da noite, |
hermes, nove da noite
João Quinteiro |
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa] |
2019 2019 |
||
Partitura |
João Quinteiro · Madrugada I Madrugada I |
madrugada i
João Quinteiro |
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa |
2019 2019 |
||
Partitura |
João Quinteiro · Thánatos Thánatos |
thanatos
João Quinteiro |
AvA Musical Editions |
2015 2015 |
||
Registo áudio Música |
Ascolta I · Astrus Duo João Quinteiro · Canção I – I Ascolta |
cancao i - i ascolta
João Quinteiro |
MPMP Património Musical Vivo |
2022 2022 |