Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa é professor profissionalizado, com o Curso Superior de Guitarra da A. A.M onde estudou com Paulo Valente Pereira. Posteriormente estudou particularmente com Christopher Lyall (1991). Estudou composição na ESML com C. Bochmann, C. Capdeville, J. Carlos Buonacorso, R. Perez, J. P. Oliveira, A. Sousa Dias, A. Vasques Dias e Sérgio Azevedo, entre outros. Participou em cursos com Emanuel Nunes, Cândido Lima, Leo Brouwer, K. Stockhausen, E. Cárter, R. Smith Brindle e C. Henry Joubert.
Em 2003 concluiu a Licenciatura em Composição, onde obteve a classificação de 20 valores no Projecto Final do Curso ‘Reflexões Sobre a Importância da Análise na Interpretação Musical’. É Doutorado pela Universidade de Aveiro desde 2015, tendo sido aprovado por unanimidade, distinção e louvor do júri. O tema da tese é 'A Música Portuguesa Contemporânea para Guitarra de 1983 a 2008'. Teve como orientadores o Professor Doutor Paulo Vaz de Carvalho e o Professor Doutor Christopher Consitt Bochmann, tendo sido bolseiro da FCT. Desde finais de 2009 iniciou uma série de concertos/conferência sobre música contemporânea (portuguesa e estrangeira) para guitarra dos séculos XX e XXI e cursos de escrita, interpretação, técnica e leitura à primeira vista na Universidade de Évora (2009, 2010 e 2011), na Biblioteca Afonso Lopes Vieira em Leiria (OLCA) (2009), na Universidade do Minho (Braga) (2010), na Universidade de Aveiro “Performa 2011”, na Escola Superior de Música de Lisboa (2011), no Festival “Elogio da Guitarra” na Guarda (2011) e na Academia de Amadores de Música de Lisboa, no Ciclo de concertos “Musicália 2011”.
Premiado em vários concursos de composição e guitarra nacionais e internacionais. Entre eles destacam-se o primeiro prémio no Concurso de Composição Luso-espanhol da JMP (1986), o primeiro prémio no I Concurso de Composição Hispano-Luso para guitarra "Ciudad de Badajoz" (2006) e ainda os prémios da ACAV - Aveiro (1987), Luís de Freitas Branco - Conselho Português da Música (1991), Joly Braga Santos – Câmara Municipal de Lisboa (1995) e Juventude Musical Portuguesa (nível superior - 1988). Tem obras para instrumentos solistas, música de câmara vocal e instrumental, orquestral, concertante, para bailado infantil e electroacústica, tendo algumas delas sido já tocadas e gravadas por artistas de renome. Com encomenda do Festival Música em Leiria estreou em 2013 a obra A Natureza, O Povo e o Espaço para Coro, Orquestra de Metais, Percussão e Electroacústica.
As suas obras estão a ser maioritariamente editadas pela Ava Musical Editions e pelo MIC.PT (on-line). Também tem obras editadas pela J. M. P. e pelo Ayuntamento de Badajoz/ Pro Musica Badajoz (Espanha). Efectuou diversas gravações para a RDP2 e RFM tanto a solo como em diversas formações de câmara e gravou também para a RTP1, 2, SIC e TVI. Tem estreado obras de compositores portugueses e estrangeiros (dos portugueses incluem-se Pedro Figueiredo, Carlos Gomes, Hugo Ribeiro, Isabel Soveral, C. Bochmann e José Mesquita Lopes).
Ultimamente tem feito parte do júri de defesas de Mestrado em Ensino e em Performance em diversas universidades, tendo sido recentemente convidado a fazer parte de um júri de Doutoramento na UA. Tem sido orientador de diversos alunos de Mestrado em Ensino no ISEIT Almada.
Lecciona Guitarra e Música de Câmara no ISEIT – Instituto Universitário de Almada J. Piaget, onde é coordenador do Mestrado em Ensino da Música, no Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria e no Conservatório de Música D. Dinis de Odivelas.
Desde 2013 é membro colaborador da Unidade de Investigação de Música e Musicologia (UniMeM) das Universidades de Aveiro e Évora e desde 2015 do CESEM da Universidade Nova de Lisboa.