Manuel Pedro Ferreira realizou o curso de flauta transversal no Conservatório Nacional de Lisboa com Carlos Franco. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa, dedicou-se ao estudo da música medieval, tendo apresentado à Universidade de Princeton uma tese de doutoramento em Musicologia sobre o canto gregoriano na Abadia de Cluny. Foi professor na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto entre 1997 e 2000. Desde então, Manuel Pedro Ferreira tem leccionado História e Análise da Música da Idade Média e do Renascimento no Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, de que foi por dois mandatos Coordenador; é também membro e director executivo do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), sediado na mesma Faculdade.
Dedicado sobretudo aos estudos musicológicos, com um vasto número de artigos publicados sobre música medieval e renascentista e ainda sobre a música de compositores contemporâneos, foi contemplado com o Prémio de Ensaísmo Musical do Conselho Português da Música pela obra “O Som de Martin Codax” (1986). Foi responsável pela publicação facsimilada do Cancioneiro da Biblioteca Publia Hortensia de Elvas (1989) e do códice 714 da Biblioteca Pública Municipal do Porto (2001), tendo ainda publicado: “Cantus Coronatus — Sete cantigas d'amor d’El-Rei Dom Dinis” (2005); “Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento”, 2 vols., 2 CDs (2008); “Aspectos da Música Medieval no Ocidente Peninsular” (Lisboa: Imprensa Nacional/ Fundação Calouste Gulbenkian), vol. 1: “Música palaciana”, 2009; vol. 2: “Música eclesiástica”, 2010. Coordenou também um número duplo da Revista Portuguesa de Musicologia (2004-2005) e os seguintes livros: “Dez compositores portugueses. Percursos da escrita musical no século XX” (2007); “Medieval Sacred Chant: from Japan to Portugal” (2008); “A Sé de Braga. Arte, Liturgia e Música, do final do século XI à época tridentina” (com Ana Maria Rodrigues; 2009); “New Music”, 1400-1600: Papers from an International Colloquium on the Theory, Authorship and Transmission of Music in the Age of the Renaissance (com João Pedro d’Alvarenga; 2009).
Antigo bolseiro da J.N.I.C.T., da Comissão Fulbright e da Fundação Calouste Gulbenkian, continuou a aprofundar os estudos de música medieval em Portugal e no estrangeiro. Tem participado também em diversas equipas interdisciplinares de investigação (não só em Portugal como em França e Espanha) e dirigido vários projectos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2010, foi eleito para a Academia Europaea, organização científica com sede em Londres.
Manuel Pedro Ferreira foi o mais jovem Presidente da Juventude Musical Portuguesa (1985-1987) e co-director do Conselho Português da Música. Fez parte da equipa assessora da "Lisboa 94 - Capital Europeia da Cultura" e entre 1995 e 1998 teve o seu próprio programa na Antena 2 da RDP.
Escreveu inúmeros artigos na imprensa musical para as publicações Música & Som (1978-83), Expresso (1982-83), Grande Reportagem (1985) e Jornal de Letras (1983-89). Dirigiu as publicações Informação Musical (1981-83) e Arte Musical (1986). Desde o ano 2000 que colabora regularmente, como crítico musical, no jornal Público.
As suas composições musicais, estreadas sobretudo em Portugal, reúnem música de câmara (pequenos conjuntos instrumentais e música para piano) e música coral. Foi incentivado na escrita composicional por Constança Capdeville e Luigi Nono, e, embora tenha frequentado seminários de Emmanuel Nunes, considera-se autodidacta.
Em 1995, fundou o grupo Vozes Alfonsinas, que também dirige, e com o qual gravou já cinco CD's dedicados à interpretação de música medieval e renascentista.
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