Nasceu em Angola em 1963. Frequentou o curso de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico entre 1980 e 1983. Interessou-se pela aplicação de computadores na composição musical e ingressou no curso de Sonologia do Conservatório Real de Haia em 1986, onde trabalhou síntese digital, programação de sistemas interactivos musicais, psico-acústica, processamento de sinal e técnicas de estúdio analógico.
Apresentou várias composições suas com electrónica em tempo real no STEIM, Amesterdão, em Haia e na Academia Real de Arte de Bosch.
De regresso a Portugal, recebeu em 1988, o convite para ingressar no grupo de Bioacústica do Centro de Análise e Processamento de Sinal do Complexo Interdisciplinar do Instituto Superior Técnico. Foi responsável por vários estudos de impacto ambiental no âmbito do ruído. Participou, ainda, em inúmeros congressos, tendo sido orador em muitos deles a nível internacional.
Em 1998, reinicia a sua actividade de composição musical em estúdio próprio utilizando computadores. Editou dois discos com composições originais, tendo as suas peças sido apresentadas em Portugal (Festival Música Viva, Festival de Aveiro) e no estrangeiro (Itália, França, Dinamarca, Noruega, Cuba, Hungria, Polónia, Estados Unidos da América, Suécia, Coreia, Singapura, Reino Unido, Brasil).
"Não sei quando é que me tornei compositor. O processo foi surgindo, não direi naturalmente, mas ao sabor da vida. (...) Durante algum tempo, a minha capacidade técnica era, regra geral, maior do que a minha capacidade compositora. Demorei algum tempo a pôr essa capacidade ao nível da habilidade técnica. Acho que agora estão equilibradas. (...)"
António Ferreira (Junho de 2003)
|