Compositor, investigador e Professor Associado na Universidade de Ciências Aplicadas de Mainz – Paulo Ferreira-Lopes está Em Foco no MIC.PT em maio, para assinalar seu 60.º aniversário.
Ler mais
Intérpretes da Gravação Ângela Silva (voz), Paulo Guerreiro (trompa), Franscisco Sassetti (piano)
Observações
Bela Aurora (melodia tradicional açoriana)
Harmonização da melodia com o mesmo título, originária da Ilha de S. Miguel. A melodia, de carácter melancólico, é reproduzida pelo Soprano practicamente sem alterações, enquanto a Trompa assume um papel complementar apresentando material que funciona em contraponto com a Voz. Em cada uma das 3 estrofes é usada uma harmonização diferente da melodia: a 1ª estrofe é escrita em tom menor diatónico; a 2ª estrofe também é em tom menor mas com elementos cromáticos – é a versão mais densa das 3 harmonizações (é também a única onde a melodia sofre pequenas alterações por forma a realçar o lamento descrito no texto); a 3ª estrofe, escrita no relativo maior com alguns cromatismos (que começam por criar ambiguidades por comparação com as 2 harmonizações anteriores), é a mais luminosa das 3.
Na curta introdução que precede a entrada do Soprano, a Trompa expõe um tema baseado na inversão da melodia, enquanto que o acompanhamento do piano prenuncia já o tipo de harmonização que irá aparecer depois da entrada da Voz.