Compositor, investigador e Professor Associado na Universidade de Ciências Aplicadas de Mainz – Paulo Ferreira-Lopes está Em Foco no MIC.PT em maio, para assinalar seu 60.º aniversário.
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Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Quarteto de Cordas
Estreia
Data 1985/May/14
Intérpretes
Conjunto Instrumental
Pierre-Yves Artaud (direcção)
Entidade/Evento 9ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Local Fundação Calouste Gulbenkian - Auditório Dois
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
O Quarteto de Cordas nº 1, escrito em 1984, pretendeu ser uma exploração sistemática de vários elementos implícitos na evolução do discurso musical, quer no aspecto vertical (textura, harmonia e polifonia), quer no aspecto horizontal e temporal (ritmo). No primeiro caso, houve uma formação de secções mais ou menos extensas do espectro musical, cujo elemento gerador se baseia no intervalo de quarta aumentada (equivalente ao número 6 que terá bastante influência no factor ritmo). Tais secções servem de campo de acção a um contraponto bastante flexível, que se desenvolve nos vários instrumentos durante períodos regulares, mas diferentes de instrumento para instrumento. O alargamento ou estreitamento de tais camadas sonoras implica igualmente uma modificação no tipo de desenhos melódicos dos vários instrumentos, que pode oscilar entre intervalos muito extensos ou o uníssono. O primeiro andamento explora essencialmente este tipo de relações. No segundo andamento, deu-se mais importância à parte intervalar (melódica), e daí o carácter solístico que o violoncelo toma. Os princípios geradores são semelhantes aos do primeiro andamento, agora baseados na quarta perfeita, e aplicados no sentido da definição dos intervalos melódicos.
O elemento rítmico toma o papel primordial no último andamento. Após a definição de onze harmonias geradoras, com base no intervalo da sétima maior, desenvolveu-se uma dicotomia baseada na sobreposição de ritmos regulares, mas diferentes entre si.
Semelhantemente ao que sucede no primeiro andamento, no aspecto intervalar, os vários instrumentos podem actuar desde o uníssono rítmico até um progressivo alargamento da diferença rítmica entre si.
Os pontos de tensão ou relaxamento deste andamento baseiam-se precisamente nessa maior ou menor diferença.
João Pedro Oliveira
Prémios
Designação do Prémio Concurso Nacional de Composição - Categoria "Música de Câmara"
Prémio Menção Honrosa
Data 1985
Entidade Concurso Nacional de Composição - Ano Europeu da Música
País Portugal
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Quarteto de Cordas
Estreia
1985/May/14
9ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Fundação Calouste Gulbenkian - Auditório Dois
Lisboa
Portugal
Conjunto Instrumental
Pierre-Yves Artaud (direcção)